Pesquisa personalizada

sexta-feira, junho 05, 2009

Leonardo Nogueira

Depois de seis lutas, Leonardo Nogueira (Alliance) é o campeão mundial absoluto da faixa-marrom. Sem problemas para chegar à final, vencendo o finlandês Jenna Pekka por 10x2 na semi, o atleta da Alliance não teve moleza na final. Diante de Kayron Gracie (Gracie Barra), Leonardo começou melhor e, logo no primeiro minuto, conseguiu uma raspagem. Em conversa com a TATAME após deixar o tatame, Leo falou sobre a emoção da conquista, há quanto tempo luta e o título no peso, que começa amanhã. Confira abaixo o bate-papo com o campeão.

Quantas lutas você fez para se tornar campeão?
Cara, na verdade eu fiz cinco lutas, mas teve um W.O. Eu lutei com um cara da Finlândia muito forte, acho que foi a luta mais dura que eu fiz. E a final com o Kayron. Eu tracei uma estratégia. O meu companheiro de equipe, o Gabriel Goulart, já tinha ganho dele e me falou mais ou menos o jogo dele, então fui com estratégia pronta.

A estratégia era raspar e puxar?
A estratégia era garantir os pontos no começo e, no meio da luta, deixar ele correr atrás. Graças a Deus deu tudo certo.

Você pratica Jiu-Jitsu há quanto tempo?
Eu pratico Jiu-Jitsu há seis anos e meio, e estou na Alliance há um ano e meio. Eu comecei em Santos com o Mestre Figueiredo, da Integração, e agora estou treinando com o Fábio Gurgel. Estou há dois anos de marrom. No ano passado, fui campeão mundial de marrom no peso super pesado, e esse ano estou de volta. No ano passado, não tive a oportunidade de lutar o absoluto, mas esse ano eu consegui e, graças a Deus, ganhei.

E para o peso?
Estou confiante para lutar o peso, mas sempre naquela: esquecer hoje. Amanhã é outro dia, vou lutar com o mesmo foco para ser campeão novamente.

Você ganhou tudo no ano passado, fechando com o Batista, mas ele está na preta agora. Como foi isso?
O Batista já tinha mais tempo de marrom. No meu Mundial de marrom, eu tinha apenas cinco meses de marrom. Fechei o Brasileiro com ele no ano passado, depois o Open, o Brasileiro absoluto e agora no Mundial. Meu objetivo é unificar os títulos...

E quem sabe não vem a preta aí, né?
Quem sabe (risos)... Aí é com o General.

Tem alguém em quem você se espelha?
Eu me espelho no Fábio... Me espelho muito no Jiu-Jitsu dele, é calmo, justo.

Fonte TATAME

Nenhum comentário: