Pesquisa personalizada

domingo, junho 07, 2009

Mundial define os campeões no peso

O Mundial de Jiu-Jitsu 2009 já começa a definir os seus campeões na faixa-preta. Um a um, os grandes astros vão completando o último degrau da caminhada rumo ao título mais importante da arte suave, e você acompanha, abaixo, todo o percurso traçado por cada campeão.

MASCULINO:

GALO: Malfacine é bimundial!

- Felipe Costa x Pablo Teixeira;
- Mikio Oga x Bruno Malfacine;
- Bernardo Pitel x Makoto Sawada;
- Caio Terra espera de baia;

Definindo as semifinais, Bernardo Pitel não teve trabalho para derrotar Makoto Sawada. Abrindo 17x2 no placar, Pitel está garantido na semi contra Caio Terra, campeão mundial em 2009, que esperava de baia. Do outro lado, Malfacine, campeão em 2007, segue sonhando com o bicampeonato, e encara Felipe Costa na semi.

Semifinais:

- Felipe Costa x Bruno Malfacine;
- Bernardo Pitel x Caio Terra;

Em duas grandes – e rápidas – lutas, está definida a final do galo. Em 2min44s de luta, Caio Terra pegou o pé de Bernardo Pitel e levou a vaga na final. Adversário de Caio na luta pelo ouro, Bruno Malfacine precisou de 3min30s para finalizar Felipe Costa no arm-lock.

Final:

- Bruno Malfacine x Caio Terra;

Na final do galo, Bruno Malfacine começou melhor a luta contra Caio Terra. Com a posição de estrangulamento encaixada, Caio não viu outra alternativa a não ser rolar para fora da área de luta, tomando dois pontos. Com 3x1 nas vantagens, Malfacine se sagrou bicampeão mundial absoluto.

PLUMA: É campeão! Gui Mendes desce com estilo para os plumas

- Guilherme Mendes x Pablo Santos;
- Kuraoka x Daniel Beleza;
- Carlos Vieira x Barata;
- Lalli x Samuel Braga;

Descendo para o peso pluma, Guilherme Mendes segue sem problemas na competição, depois de bater Pablo Santos. Na semi, Gui encara Carlos Vieira, que anotou 6x2 contra Barata. Na outra semifinal, Daniel Beleza encara Samuel Braga, que conseguiu a classificação nas vantagens (8x2)

Semifinais:

- Guilherme Mendes x Carlos Vieira;
- Samuel Braga x Daniel Beleza;

Garantindo a vaga na final do pluma, Guilherme Mendes derrotou Carlos Esquisito nas vantagens (1x0). Na outra semifinal, as vantagens também forma suficientes para que Samuel Braga derrotasse Daniel Beleza (3x1) e chegasse à final, contra Mendes.

Final:

- Guilherme Mendes x Samuel Braga;

Descendo de categoria para deixar seu irmão, Rafael Mendes, e Bruno Frazatto seguirem seus caminhos no pena, Guilherme Mendes saiu com o ouro entre os plumas. Conseguindo uma vantagem no começo da luta, Gui e Samuel Braga fizeram uma luta bastante travada até o fim. Com o término dos dez minutos, a vantagem deu a vitória a Guilherme Mendes. No final, um princípio de incêndio prontamente apagado.

Respondendo às provocações da torcida da Alliance, que relembrava a vitória de Cobrinha sobre seu irmão na semifinal do pena, Guilherme mandou a torcida se calar. Vendo a cena, Samuel pensou que fosse para a torcida da Gracie Barra e não gostou. Tudo rapidamente resolvido, Guilherme foi festejar seu primeiro ouro em mundiais na faixa preta.

PENA: Cobrinha é tetra!

- Rafael Mendes x Carlos Lemos;
- Rubens Charles Cobrinha x Wellington Megaton;
- Rodrigo Ranieri x Mário Reis;
- Bruno Frazatto x Tagarela;

Pelas quartas de final, Mário Reis empatou em 2x2 com Rodrigo Ranieri, mas levou a melhor nas vantagens (4x0) e segue rumo às finais. Na semi, Mário encara Bruno Frazatto, que derrotou Jonatas Gurgel também nas vantagens (3x0), depois de empatar em 2x2 nos pontos. “Essa guarda tinha que ter um limite de tempo... Caso o atleta permanecesse por muito tempo, tinha que ter punição, pois fica lá e não faz nada”, reclama Jonatas.

E o reencontro mais aguardado do Mundial entre os penas ficou para a semifinal. Campeão no Mundial profissional, Rafael Mendes fez 4x0 sobre Carlos Lemos e vai à semi. E Cobrinha será o adversário de Rafael. Para chegar até lá, Cobrinha finalizou Wellington Megaton com pouco mais de seis minutos. Na final do Mundial Pro, Rafael pôs fim ao longo período de invencibilidade de Cobrinha e levou o ouro.

Semifinais:

- Mário Reis x Bruno Frazatto;
- Rafael Mendes x Rubens Cobrinha;

Garantindo a Atos numa das vagas na final, Bruno Frazatto anotou 2x0 em Mário Reis e segue na disputa, à espera da definição de seu adversário. Companheiro de equipe de Frazatto, Rafael usou sua guarda para tentar repetir o feito do Mundial Pro e vencer Cobrinha.

Com uma vantagem para Rafael e o placar empatado (4x4), Mendes segurou o quanto pode. A dez segundos do fim, o tricampeão conseguiu se livrar da eficiente guarda de Rafael e buscou a raspagem, segurando os dois pés de Rafael e empatando nas vantagens. Na decisão dos três juizes, Cobrinha avança e mantém vivo o sonho do tetra.

Final:

- Bruno Frazatto x Rubens Cobrinha;

Reeditando a final do último Mundial, Cobrinha e Frazatto entraram no tatame para fazer história. Com o placar estático durante os dez minutos, sem nenhuma vantagem ou ponto para qualquer um dos lados, Cobrinha levou a melhor na decisão dos juizes e igualou o feito de Royler Gracie, se tornando tetracampeão no peso pena.

LEVE: Langhi, “matador”, leva o ouro para a Alliance

- Gilbert Durinho x Rodrigo Simões;
- Eder Persiliano x Rafael Formiga;
- Augusto Tanquinho x Michael Langhi;
- Philipe Della x Chalita;

Para chegar à semifinal, Gilbert Durinho foi rápido no gatilho. Contra Rodrigo Simões, o casca-grossa pegou as cortas e encaixou um mata-leão, forçando os três tapinhas. Para enfrentar Durinho, Rafael Formiga não teve problemas para derrotar Eder Persiliano. Depois de abrir sete pontos nas vantagens, o faixa-preta conseguiu uma raspagem nos últimos 15 segundos e definiu sua classificação.

Do outro lado da chave, uma grande luta por uma vaga na próxima fase. Começando atrás no placar (2x0), Langhi conseguiu raspar Tanquinho e empatar, mas foi novamente raspado (4x2). Partindo pra cima, Langhi aplicou uma nova raspagem, empatando em 4x4, mas levando a melhor na luta, com uma vantagem. Na semi, Langhi encara Philipe Della.

Semifinais:

- Gilbert Durinho x Rafael Formiga;
- Michael Langhi x Philipe Della Mônica;

Lutando por uma na final, Durinho passou por Rafael Formiga sem muitas dificuldades. Com um elástico 10x2 no placar, o maior do dia até o momento, Durinho encara Michael Langhi na final, depois que o atleta da Alliance fez 4x2 em Philipe Della. “Estou preparado, espero o melhor possível. Sempre que entro em um campeonato, entro para ganhar e espero que tudo dê certo”, prometeu Langhi, ao deixar o tatame.

Final:

- Gilbert Durinho x Michael Langhi;

Reeditando a final do Mundial 2007 na faixa-marrom, Langhi e Durinho lutaram, agora, pelo título na preta. E deu Langhi. Com três raspagens e uma passagem de guarda (9x2), o faixa-preta fechou sua participação no Mundial com chave de ouro e levou o ouro e ainda aproveitou para provocar Guilherme Mendes, campeão dos plumas.

Após a vitória, Langhi chamou o companheiro da Alliance, Serginho Moraes, que repetiu o gesto feito por Guilherme ao conquistar o título, fingindo retirar uma espada de dentro do quimono. Para a alegria da torcida da Alliance, Langhi abriu o quimono e fingiu sacar uma metralhadora, disparando tiros imaginários na direção de Serginho, que caiu “morto”.

MÉDIO: “O Marcelinho voltou! O Marcelinho voltou!”

- Marcelinho Garcia x Tiago Alves;
- Lucas Leite x Kron Gracie;
- Sérgio Moraes x Augusto Vieira;
- Alan do Nascimento x Pedro Bessa;

Na primeira luta do peso, Marcelinho Garcia mostrou que voltou com tudo às competições de pano. Diante de Thiago Alves, o atleta da Alliance chegou a encaixar um justo arm-lock, mas a vitória veio nas vantagens (3x2).

Repetindo o feito do Pan-Americano 2009, Lucas Leite derrotou novamente Kron Gracie, mas, desta vez, com o placar menos elástico. Numa luta bastante movimentada, principalmente quando o cronômetro se aproximava do fim, Lucas abriu 2x0 com uma queda, enquanto as vantagens permaneciam iguais (3x3), derrotando o filho de Rickson Gracie e avançando para a semi.

Na outra chave, o atual campeão mundial da categoria segue firme rumo ao bi. Com o placar empatado em 4x4, Serginho Moraes derrotou Augusto Vieira nas vantagens (2x0). Definindo os confrontos da semifinal, Alan Finfou conseguiu três raspagens em cima de Pedro Bessa e, mesmo sofrendo uma (6x2 – 2x2 nas vantagens), avança para a semi.

Semifinais:

- Marcelinho Garcia x Lucas Leite;
- Sérgio Moraes x Alan Finfou;

Marcelinho Garcia voltou com tudo ao Mundial. Afastado da competição desde que decidiu embarcar no MMA, o faixa-preta da Alliance está na final do peso médio, depois de passar a guarda de Lucas Leite duas vezes (6x0). Na outra semi, o atual campeão mundial Serginho Moraes finalizou Finfou e fechou o peso médio com o companheiro de Alliance, Marcelinho. “Estou muito contente com o bi”, festejou Serginho.

Final:

- Marcelinho Garcia e Sérgio Moraes fecharam o peso para a Alliance.

Depois de muita conversa, ficou decidido. Marcelinho Garcia fica com o ouro, coroando seu retorno triunfal às competições de pano. “O Marcelinho voltou! O Marcelinho voltou!”, gritava a torcida da Alliance, esquentando ainda mais o clima na Califórnia.

MEIO-PESADO: Barral é bicampeão entre os meio-pesados

- Rômulo Barral x Eduardo Santoro;
- Victor Estima x Toni Eduardo;
- Otavio de Souza x Marcelo Salazar;
- Gregor Gracie x Tarsis Humphreys;

No primeiro confronto dos meio-pesados para definir as semis, Rômulo Barral segue forte. Garantido na final do absoluto contra Roger Gracie, o casca-grossa passou a guarda duas vezes e emplacou 6x0 contra Eduardo Português. Para enfrentar Barral, Victor Estima passou por Toni Eduardo por dois pontos.

Na outra chave, Otávio de Souza conseguiu a vaga na semifinal. Depois de raspar (2x0), o faixa-preta ficou tentando passar a guarda, o que ainda lhe garantiu cinco vantagens. Campeão do Mundial Pro, Tarsis Humphreys segue na disputa para “unificar” os títulos em 2009. Com 2x0 no placar, Tarsis encara Otávio na semi.

Semifinais:

- Rômulo Barral x Otávio de Souza;
- Victor Estima x Tarsis Humphreys;

Na semi, Tarsis precisou de apenas 54 segundos para finalizar Otávio de Souza com uma chave de pé. Na outra luta, Barral mostrou que a luta com seu companheiro de equipe, Victor Estima, era pra valer e, com menos de quatro minutos de luta, finalizou o parceiro com um estrangulamento.

Final:

- Rômulo Barral x Tarsis Humphreys;

Já que está na final do absoluto, Rômulo Barral foi o primeiro a entrar em ação na disputa pelo ouro, contra Tarsis Humphreys. Campeão mundial em 2007, Barral repetiu o feito e conquistou seu segundo título mundial na faixa-preta. Com a luta bastante travada durante os 10 minutos, com Tarsis tentando trabalhar por cima e Barral por baixo, o placar permaneceu estático durante todo o tempo. Na decisão dos juizes, Barral faturou o bicampeonato.

PESADO: Tricampeão, Bráulio domina nos pesados

- Roberto Ciborg x Alexandre Ceconi;
- Rodrigo Pinheiro x Bráulio Estima;
- Rodolfo Vieira x Alexandre de Souza;
- Fernando Pierro x Rafael Lovato;

O primeiro a se classificar para as semifinais, Bráulio Estima começou tomando um susto na luta contra Rodrigo Pinheiro. Com dois pontos para seu adversário, Bráulio teve calma para se recuperar e finalizar seu adversário com um triângulo.

Para enfrentar Bráulio, Alexandre Ceconi precisou passar pelo duro Roberto Ciborg. Começando atrás no placar, com uma queda, Ciborg igualou com outra queda, mas logo sofreu mais uma. Com a luta no chão, Ciborg tornou a empatar a luta, mas acabou derrotado nas vantagens (4x2).

Na outra chave, já está definida a semifinal dos pesados. Por 2x0, Rafael Lovato levou a melhor sobre Fernando Soluço, e encara Alexandre de Souza, que bateu o recém graduado faixa-preta Rodolfo Vieira nas vantagens (3x2).

Semifinais:

- Bráulio Estima x Alexandre Ceconi;
- Alexandre de Souza x Rafael Lovato;

Finalizando mais uma vez, Bráulio Estima está na final. Encarando o duro Alexandre Ceconi na semi, que vinha de vitória sobre Ciborg, Bráulio pegou as costas e finalizou com um estrangulamento. Na outra semi, Alexandre de Souza confirmou sua classificação para a final ao bater Rafael Lovato por 2x0.

Final:

- Bráulio Estima x Alexandre de Souza;

Os pesados têm dono, e ele é Bráulio Estima. Impecável durante todo o Mundial, o faixa-preta fechou sua participação com chave de ouro, tentando uma chave de pé e conseguindo uma raspagem contra Alexandre de Souza, controlando o placar até o final e garantindo a terceira medalha de ouro para sua coleção.

SUPER-PESADO: Roger está impossível e finaliza para o título

- Roger Gracie x Bruno Bastos;
- Ricardo Demente x Antônio Peinado;
- Eduardo Telles x Tiago Gaia;
- Comprido x Bernardo Faria;

Depois de um sábado impecável, finalizando todos os seus adversários da montada, Roger Gracie começou o domingo do mesmo estilo. Com Bruno Bastos começando na frente com uma raspagem, Roger reagiu, raspou e montou. Aos sete minutos, a finalização veio e ele está nas semifinais.

“Eu não treino nada específico de montada, sempre tive a montada forte desde garoto. Eu tenho um estrangulamento muito bom da montada, então, quando eu consigo encaixar, dificilmente a pessoa consegue sair”, afirmou o Gracie, que enfrenta Bernardo Faria, que começou bem a luta contra Rodrigo Comprido, raspando e passando a guarda (5x0). Reagindo no placar, Comprido conseguiu fazer dois pontos, mas não evitou a derrota.

Na outra semifinal, Thiago Gaia define com Ricardo Demente quem vai para a grande final. De um lado, Gaia bateu Eduardo Telles na decisão dos juizes, depois de empatar em 1x1 nas vantagens. Do outro lado, um show de Demente. Contra o duríssimo Antônio Peinado, o faixa-preta partiu pra cima com tudo e, mesmo com os incríveis 15x0 no placar, não parou de atacar um minuto sequer, tentando as finalizações pelas cortas e no arm-lock.

Semifinais:

- Roger Gracie x Bernardo Faria;
- Thiago Gaia x Ricardo Demente;

Garantido na final do absoluto, Roger Gracie está, também, na final do peso. Sem variar o repertório, Roger usou o eficiente estrangulamento da montada para bater Bernardo Faria, depois de abrir 7x0 no placar. Para fazer a final com Roger, Ricardo Demente e Thiago Gaia, que são da mesma equipe, tiveram que decidir quem avançaria, pois não quiseram se enfrentar. Entrando sozinho no tatame, Demente avança e encara o Gracie.

Final:

- Roger Gracie x Ricardo Demente;

Após a festa de Barral, levando o ouro no peso e indo embalado para a disputa do absoluto, Roger entrou no tatame para levar o ouro e também seguir com moral. E conseguiu. Depois de começar perdendo por 2x0, sendo raspado e forçado a ficar de quatro apoios, Roger mostrou calma para defender um estrangulamento, passar a guarda e montar, abrindo 7x2. Como de costume, Roger finalizou com um estrangulamento da montada... Mais uma vez!

PESADÍSSIMO: Vella pega Corleta na final

- Gabriel Vella x Marcel Fortuna;
- Moacir Oliveira x André de Freitas;
- Marcio Corleta x Fábio Vilela;
- Charles Cachoeira x Rodrigo Cavaca;

E uma das semifinais do pesadíssimo já está definida. Emplacando 5x0 em Fábio Vilela, Márcio Corleta faz a próxima luta contra Rodrigo Cavaca, que bateu Charles Cachoeira nas quartas na decisão dos juizes, depois de empatar em 1x1 nas vantagens. Na outra chave, André de Freitas fez 2x0 para derrotar Moacir Boca e seguir vivo na disputa. Também por 2x-, Vella bateu Marcel Fortuna e vai à semi.

Semifinais:

- Marcio Corleta x Rodrigo Cavaca;
- Gabriel Vella x André de Freitas;

E na luta entre Corleta e Cavaca, a vaga na final saiu nas vantagens. Com o placar empatado, Cavaca levou a melhor nas vantagens (3x1) e vai brigar pelo ouro. Do outro lado, Gabriel Vella não teve problemas para colocar a Alliance em mais uma final, abrindo 8x0 contra André de Freitas.

Final:

- Rodrigo Cavaca x Gabriel Vella;

No Brasileiro de 2008, Gabriel Vella derrotou Rodrigo Cavaca, mas não levou o título graças a uma atitude não desportiva. Vacinado, o atleta da Alliance foi pra cima de Cavaca e, por duas vantagens, conquistou o título que vinha perseguindo há bastante tempo. No final de luta, Vella cumprimentou o adversário e foi fazer a festa com os companheiros de equipe.

ABSOLUTO:

- Roger Gracie x Rômulo Barral;

FEMININO:

PLUMA: Letícia Ribeiro é tetra no pluma

- Michelle Nicolini x Letícia Ribeiro;

Líder da Gracie Humaitá, Letícia Ribeiro foi a primeira a gritar “é campeão” na faixa-preta. Contra Michelle Nicolini, a faixa-preta venceu nas vantagens (4x2), depois do placar permanecer empatado em 2x2 durante toda a luta, faturado seu quarto título na faixa-preta.

PENA: Bianca Barreto finaliza e leva o quinto título

- Bianca Barreto x Shioda Sayaka;

No pena, Bianca mostrou que Jiu-Jitsu é com os brasileiros e, com apenas 30 segundos de luta, finalizou a japonesa Shioda Sayaka com um arm-lock da guarda e levou para casa a quinta medalha de ouro em Mundiais.

LEVE: Luana cumpre promessa e se “vinga” de Kyra

- Kyra Gracie x Luana Alzuguir;

Antes do Mundial, Luana Alzuguir avisou: “estou indo pra buscar o que era meu, com gosto de revanche contra a Kyra. Sei que o peso leve está puxado, mas esse ano eu estou fazendo uma campanha boa e ainda não perdi nenhuma luta de quimono, então acho que tenho tudo pra levar”. E não é que ela cumpriu o que prometeu? Com 4x2 no placar, Luana impediu o tetracampeonato de Kyra e leva para casa sua primeira medalha de ouro em Mundiais na faixa-preta.

MÉDIO: Hannette leva o sétimo ouro em Mundiais

- Hannette Quadros x Mônica Vanessa;

No peso médio, Hannette mostrou que o peso médio tem uma dona. Nos 2x0 em cima de Mônica Vanessa, na final do peso, a faixa-preta se tornou heptacampeã em Mundiais.

MEIO-PESADO: Penny finaliza e garante o ouro

- Penny Thomas x Valerie Worthington;

No meio-pesado, saiu a primeira finalização entre as finais da faixa-preta. Para se tornar campeã mundial, Penny Thomas demorou pouco mais de oito minutos, mas conseguiu pegas as costas finalizar Valerie Worthington no mata-leão.

PESADO: Faixa-marrom conquista o Mundial

- Luka Dias x Lena Stefanac

A faixa-marrom Lena Stefanac mostrou que veio com tudo para o Mundial 2009. Depois de abrir 9x0 em Luka Dias, a casca-grossa finalizou com uma kimura e vai com moral para o absoluto, quando enfrenta Kyra Gracie, que acabou batendo na trave entre as leves.

ABSOLUTO:

- Kyra Gracie x Lena Stefanac;
Fonte TATAME

Nenhum comentário: