Pesquisa personalizada

domingo, fevereiro 01, 2009

Rickson Gracie fala sobre a morte do pai

“Ele alcançou todos os objetivos que traçou na vida”

Rickson Gracie não pôde ir ao enterro do pai, o Grande Mestre Helio. Em Portugal, para acompanhar o filho Kron no Europeu, o mestre acompanhou à distância a partida do patriarca do Jiu-Jitsu. Sentado à beira das áreas de luta, esperando a segunda disputa de Kron no peso médio, Rickson falou sobre o pai: “No primeiro momento, recebi o impacto da notícia e veio a tristeza da perda física, da saudade. Mas, logo em seguida, ao avaliar a vida de meu pai, percebi que ele atingiu todos os objetivos que traçou na vida, o que é raro.

Ele viveu uma vida longa e saudável. Não foi um cara doente. Adoeceu apenas cinco dias antes de partir. Depois, conseguiu envolver a família no que fazia e no que amava. E nos deixa esse legado maravilhoso que é o Jiu-Jitsu. Tudo isso que estamos vendo hoje é fruto do trabalho maravilhoso da vida de meu pai”.

Rickson falou também do futuro e de como o Jiu-Jitsu seguirá forte: “O posto do meu pai não poderá ser ocupado por ninguém, mas acho que existem diversas bandeiras que devem ser defendidas. Eu nunca vou tomar para mim um lugar que não é meu, mas decidi que pelo resto da minha vida vou me dedicar a reformular alguns conceitos que existem sobre o Jiu-Jitsu. Quero trabalhar o lado educacional do Jiu-Jitsu e mostrar ao maior número de pessoas que o Jiu-Jitsu não é apenas para o casca-grossa. Não é apenas para o lutador de vale-tudo. Uma coisa que eu ouço muito é dizerem: 'Meu filho é muito novo para o Jiu-Jitsu, vou colocá-lo no judô ou no karatê antes'. Quero ver o Jiu-Jitsu nas olimpíadas, mas quero ver também ele nas escolas, como está acontecendo em Abu Dhabi. Venho fazendo isso nos seminários que dou. Quero mostrar que o lado competitivo do Jiu-Jitsu é importante, mas tão importante quanto é o lado educacional”.

Fonte GracieMAG

Nenhum comentário: