Pesquisa personalizada

domingo, fevereiro 15, 2009

Rafael Mendes foca pano e submission

Um dos maiores destaques do Jiu-Jitsu em 2008, Rafael Mendes mantém campanha impecável neste ano. O lutador da Atos Jiu-Jitsu fez seis lutas e finalizou cinco adversários para garantir a vaga na categoria 66kg do ADCC. Rafael conversou com o Portal das Lutas logo após a vitória. Confira:
Portal das Lutas - O que achou da sua participação na seletiva para o ADCC?
Rafael Mendes - Entrei determinado a ganhar. Na seletiva passada acabei em segundo, então cheguei nessa final e falei que dessa vez não passava. Graças a Deus fui abençoado e consegui imprimir o meu jogo, que é sempre a finalização. Finalizei todas as lutas antes da final, em que sabia que ele (Raoni Barcelos) tinha o ante jogo. Ficava ali esperando a prorrogação para tentar dar as quedas, num jogo mais de luta olímpica. Eu, como sou lutador de Jiu-Jitsu, querendo buscar a finalização, imprimi o meu jogo com ataques nas costas, leglock e consegui a vitória.
PDL - O Raoni é faixa-preta de Jiu-Jitsu, mas tem se dedicado mais ao wrestling e conseguiu surpreender grandes lutadores na seletiva. Você acha que as regras do ADCC favorecem os lutadores de wresling?
RF - Essa regra favorece o lutador de wrestling, porque, como aconteceu na luta do meu irmão, eles podem ficar ali só se defendendo, esperando ir para a prorrogação. Aí o cara não pode puxar para a guarda e tem que trocar queda. Isso favorece o lutador de wrestling.
PDL - Até que ocorra o ADCC ocorrerão outros eventos. Como segue seu treinamento?
RM - Agora a equipe entrará forte no Pan de Jiu-Jitsu e na seletiva para o Mundial de Abu Dhabi, que acontece no Sul. Então vamos tentar dividir bem os treinos com kimono e sem para poder se adaptar aos dois campeonatos. Como tem a galera que vai lutar com e sem e eu vou lutar os dois, tenho que procurar dividir bem os treinos. Lutarei o ADCC, mas também não posso perder o foco do Pan-Americano e do Mundial de Abu Dhabi, que são muito importantes para mim.
PDL - Sua equipe, a Atos, teve um ótimo desempenho nesta competição. O que achou?
RM - Acho que esse campeonato deu para mostrar bastante o nível da nossa equipe e o tamanho dela no mundo do Jiu-Jitsu. Estivemos em três finais e outras semifinais, levamos duas categorias e acho que mostrou bem o potencial do nosso time, que vem crescendo cada vez mais.
PDL - Houve alguma preparação especial para a seletiva?
RM - No último mês estivemos muito focados, treinando sem kimono em Rio Claro. Estávamos eu, o meu irmão (Guilherme), Bruno Frazatto, Gilbert Durinho, André Galvão, Cláudio Calasans, Rodrigo Caporal e toda a galera que ajuda no treinamento ao lado do nosso técnico, Ramon Lemos. Acho que o nosso diferencial é que a equipe é muito unida, como uma família. É um querendo ajudar o outro o tempo todo e fortalecendo. Isso é o que faz a diferença para nós.
Fonte Portal das Lutas

Nenhum comentário: