Pesquisa personalizada

sábado, janeiro 31, 2009

Adeus a Helio é destaque pelo mundo

Imprensa internacional noticiou a partida do Grande Mestre
Se entre os lutadores e admiradores a notícia da morte de Helio Gracie foi bastante comentada, na grande imprensa não foi diferente. A despeito do acanhado espaço reservado pelos veículos de comunicação ao Jiu-Jitsu e aos seus praticantes, quinta à tarde, os principais jornais do país e do mundo deram merecido destaque ao informarem a morte do grande Mestre.

Depois que GRACIEMAG.com informou às 12:42 a morte do mestre, uma hora depois - às 13:45 - o Globo Online já tinha uma nota no ar: “Helio Gracie, idealizador do estilo conhecido mundialmente como brazilian jiu-jitsu morreu hoje aos 95 anos na beneficência portuguesa, em petrópolis (rj), onde residia há alguns anos. O sepultamento está marcado para às 17h no cemitério da cidade”. Ao longo do dia, JB Online, GLobo.com, Folha de São Paulo, Veja, UOL Esportes, IG, Estado de São Paulo, Terra e O Dia publicaram a notícia.

Na TV, em rápido informe de menos de 1 minuto, o RJ TV Segunda Edição, da Rede Globo, reportou aos telespectadores a morte de Helio Gracie desse modo. “Foi enterrado no fim da tarde, em Petrópolis, o corpo do ex-lutador Hélio Gracie. O mestre do Jiu-Jitsu estava internado há uma semana e morreu durante a madrugada de infecção generalizada”, disse a âncora Leilane Neubarth.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL:

Atenta aos fatos, imprensa internacional repercutiu imediatamente a noticia. Primeiro foram os sites especializados em lutas. O repórter Brian Knapp do Sherdog, famoso site americano de vale-tudo, escreveu no lead de sua nota. “Helio Gracie, o pai do Gracie Jiu-Jitsu, morreu aos 95”.

Já a SI (Sport Illustrated) uma das mais respeitadas revistas de esportes do mundo noticiou. “A lenda do Jiu-Jitsu, morre aos 95”, era o título da matéria, que assim prosseguia. “Décimo grau na faixa vermelha de Gracie Jiu-Jitsu, Helio foi um herói nacional no Brasil. O nome de sua família tem atravessado gerações de alguns dos melhores grapplers no mundo inteiro, com estilo deles definindo o esporte".
PRINCIPAIS JORNAIS DOS EUA:

A grande imprensa americana utilizou-se de uma nota de 15 linhas divulgada pela agência de notícias Associated Press (AP) para informar a morte de Helio. New York Times, Washington Post, Los Angeles Times e Fox publicaram o texto idêntico da agência, mudando ora título ou acrescentando algumas linhas a mais. A abertura do texto da AP era sucinta: “Helio Gracie, um dos principais criadores do Brazilian Jiu-Jitsu que ganhou popularidade pelo mundo todo, morreu. Ele tinha 95”.

Fonte GracieMAG

Nenhum comentário: