Pesquisa personalizada

sábado, maio 23, 2009

Roger x Xande: promessa de mais “lutaços”

O Mundial de Jiu-Jitsu 2009 está batendo à porta e a cada dia cresce mais a expectativa para as disputas, que prometem botar fogo no ginásio da Califórnia State University, em Long Beach, Califórnia (EUA). E, como sempre, a TATAME estará a postos para trazer todos os detalhes da competição em tempo real. De olho no absoluto e no hexacampeonato no peso, Roger Gracie contou, em entrevista publicada na edição de março da Revista TATAME, sobre a expectativa para o torneio, e revelou o desejo de um reencontro com seu algoz em 2008, Xande Ribeiro.

“É difícil saber quem vai chegar à final, mas o Xande é um excelente atleta e tenho certeza que ele tem condições de chegar lá. Espero que chegue, para que a gente possa fazer mais um lutaço, como temos feito há bastante tempo”, afirmou Roger, deixando claro a prioridade das competições de pano na sua carreira. “Está nos meus planos lutar o Mundial esse ano e todos os anos. Não pretendo abandonar o Jiu-Jitsu, mesmo lutando o Abu Dhabi e bastante MMA. Para mim, o principal é o pano, é o Mundial”, disse.

Apesar da derrota em 2008, na final do absoluto, Roger revelou que não mudará a sua tática. “A minha estratégia é igual. No ano passado, senti uma diferença grande, porque lutei o Mundial logo depois que fiz uma luta de MMA, então, fisicamente, dei uma caída”, conta. Quando o assunto é o número um do Jiu-Jitsu, Roger não opina. “É uma pergunta difícil. Eu acredito em mim, acho que tenho condições de superar qualquer um. Infelizmente deu no que deu no ano passado, mas todo mundo que luta está arriscado à derrota. Dificilmente você pode comparar quem é melhor e quem é pior naqueles 10 minutos. É meio a meio para todo mundo”, finalizou.

Em entrevista à TATAME, Xande Ribeiro, que vem fazendo bonito no MMA, com duas vitórias por nocaute em duas lutas, também revelou o desejo do reencontro com Roger na final do absoluto, acreditando que o Gracie não mudará a estratégia na luta. “O Roger é um cara que considero muito e ele tem a estratégia dele. Não sei se ele vai mudar muito, porque lutamos oito vezes e ele nunca mudou, mas estou preparado para qualquer situação que ele venha a criar. Além disso, ele vai ter um monte de pedreira do lado dele e eu do meu, mas, como um fã de nossas lutas, torço por mais uma final entre a gente, e mais uma vez vai ser um lutão”, afirmou Xande.

Em busca do tricampeonato absoluto em 2009, Xande também faz questão de colocar a arte suave em primeiro plano na carreira. “Jiu-Jitsu é a minha vida, minha filosofia e meu combustível. Com certeza, o Mundial é mais um objetivo para esse ano. Vou lá defender meus títulos e tentar realizar a façanha de ser o primeiro e único tricampeão mundial absoluto”, finalizou o faixa-preta.

Fonte TATAME

Nenhum comentário: