Pesquisa personalizada

domingo, março 08, 2009

Entrevista com Robson Moura


Robson Moura, mundialmente conhecido também como Robinho, hepta campeão mundial, e ex-campeão do Shooto, fala com exclusividade ao Brasil Combate um pouco sobre sua vida, seu retorno ao MMA, e o atual panorama do Jiu-Jitsu. E não deixa de comentar sobre o confronto do seu companheiro de equipe Thales Leite e Anderson Silva, valendo o cinturão do UFC. Confira na integra.

Brasil Combate: Fale-nos sobre o seu início no Jiu Jitsu.

Robson Moura: Comecei com 10 anos na minha cidade natal, Teresópolis, com o professor Jucão. Tive um excelente início, com uma boa escola, e a partir disso comecei a competir e a me destacar desde pequeno.

Brasil Combate: Você se sagrou pentacampeão mundial de Jiu Jitsu. Fale-nos sobre essas conquistas.

Róbson Moura: Na verdade conquistei 7 títulos mundiais. Em 96 conquistei o primeiro na faixa roxa, 97, 98, 99 e 2000 conquistei os títulos na faixa preta pela CBJJ. Em 2002, como a Nova União não estava participando dos eventos da CBJJ, lutei pela CBJJO e fui campeão; e para finalizar venci em 2007 novamente pela CBJJ completando assim 7 títulos mundiais. Este último título foi muito importante para mim pois eu estava focado na minha academia nos EUA e sem muitos treinos de alto nível mas mesmo assim consegui ser campeão mesmo com os meus adversários fazendo um jogo somente para me travar e não para tentar me vencer.

Brasil Combate: Com quem você treina atualmente?

Robson Moura: Treino com meus alunos e tenho ido bastante ao Arizona treinar com o Gustavo Dantas. Tenho também alguns alunos do Brasil que sempre aparecem para passar uma temporada comigo, assim como meu faixa preta André Ushirobira, que passou dois meses aqui.

Brasil Combate: Qual a importância da equipe Nova União em sua vida como atleta.

Robson Moura: A equipe foi muito importante na minha formação, não só como atleta, mas como professor, cidadão e homem. Tive muitos momentos bons na Nova União desde o início e só tenho que agradecer o apoio que sempre me deram e continuam dando pois a equipe é bastante unida e sempre caminhamos juntos.

Brasil Combate: Quando teremos a oportunidade de vê-lo no MMA novamente?

Robson Moura: Tive a oportunidade de voltar a lutar no Japão em 2008 mas por motivos contratuais acabou não dando certo. Esse último ano foquei na minha nova academia em Tampa, na minha Associação Robson Moura/Nova União-USA e em meus DVD´s, mas estou aberto a propostas e espero retornar aos ringues nesse ano de 2009.

Brasil Combate: Você esteve presente na platéia em algumas edições do UFC. Quais as diferenças do show americano para o japonês, já que você lutou o Shooto?

Robson Moura: A diferença é bem grande pois no Japão o público te respeita mais. A platéia americana vê aquilo com um show e acho muito ruim quando a luta por algum motivo fica sem ação e os americanos começam a vaiar os atletas, coisa que dificilmente você vê no Japão. Mas em termos de atletas de alto nível eu acredito que os melhores estão no UFC.

Brasil Combate: Você se adaptaria às regras do UFC?

Robson Moura: Com certeza. O lutador tem que se adaptar e se aprimorar de acordo com o crescimento do esporte e das regras dele. Mesmo porque tenho alguns alunos que lutam em eventos menores com as mesmas regras, então eu já venho treinando nesses moldes.


Brasil Combate: Como que você vê o desempenho do Thales leite e como ele pode surpreender o Anderson Silva?

Robson Moura: O Thales está numa excelente fase e cada vez mais vem se aprimorando e se apresentando melhor. Acho que tem que surpreender com o que tem de melhor, que é o seu jiu jitsu bem afiado.

Brasil Combate: Atualmente, quais os melhores grapplers do mundo?

Robson Moura: São vários nomes que não vou citar para não cometer a injustiça de deixar alguém de fora, mas os melhores são esses que sempre se destacam e vem sendo campeões.

Brasil Combate: Você tem previsão de participar de alguma competição em 2009? Qual?

Robson Moura: Estou querendo participar da seletiva do Abu Dhabi de kimono e vou tentar fazer como em 2007 e lutar todos os eventos de ponta.

Brasil Combate: Fedor Emelianenko participará do ADCC. Você acredita que o russo possa surpreender?

Robson Moura: Nível para fazer boas lutas acredito que ele tenha, mas no jiu jitsu nós temos grandes lutadores, ainda mais nesse peso dele. E vale ressaltar que MMA e submission são dois esportes completamente diferentes.

Brasil Combate: Robinho, você acredita que somente o conhecimento das técnicas do jiu jitsu são suficientes para se obter sucesso no MMA?

Robson Moura: Com certeza não, pois o esporte evoluiu demais e para se tornar um campeão o atleta tem que ser completo e dedicado aos treinos tanto na parte técnica, como física e psicológica.

Brasil Combate: A Nova União é caracterizada pelo domínio entre os pesos leves. Por que o sucesso não se estende aos pesos pesados?

Robson Moura: Acho que essa história não é mais verdade, mas pelo fato da Nova União ter bastantes atletas do peso leve, isso às vezes pesa um pouco. Mas temos vários atletas pesados como Bruno Bastos, Athaíde Jr, Thiago Gaia, Ricardo Demente, o próprio Thales Leites e vários outros. Inclusive tenho um aluno em Ribeirão Preto, faixa marrom pesadíssimo, chamado Augusto Cruz que com certeza quando chegar na preta vai dar o que falar. Para finalizar acho q hoje em dia a Nova União tem uma equipe completa e competitiva em todos os pesos.

Brasil Combate: Bate Bola:

DEUS: o grande responsável pela minha vida
Jiu Jitsu: Minha vida
André Pederneiras: Um vencedor
MMA: Negócio
Brasil: Incomparável
Nova União: Uma grande família
EUA: Uma fase importante
Brasil Combate: Um grande espaço para nós lutadores

Brasil Combate: Robinho foi um enorme prazer fazer esta entrevista contigo. Deixe um recado para os internautas do Brasil Combate que acompanham o teu trabalho.

Robson Moura: Valeu galera do Brasil Combate pela força. Parabéns pela cobertura que fazem do nosso esporte. Nós lutadores precisamos desse espaço que vocês dão pra gente. Muito obrigado aos internautas que acompanham meu trabalho e continuem torcendo por mim e acompanhando meu trabalho e minha vida pelo www.robsonmoura.com. Um grande abraço a todos e um excelente ano.
Domingo, 18 jan, 2009
Fonte Brasil Combate

Nenhum comentário: