Pesquisa personalizada

segunda-feira, março 30, 2009

Rômulo Barral

Campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2007 na categoria meio-pesado e vice no absoluto, Rômulo Barral estava sem lutar Jiu-Jitsu há mais de um ano. Recuperado da cirurgia que sofreu no ombro, o mineiro lutou e venceu no MMA e voltou aos tatames neste Pan-Americano, onde faturou a categoria e ficou em terceiro no absoluto. Em entrevista ao site TATAME, Barral comentou sobre a volta aos tatames, as próximas competições que pretende participar e sua próxima luta de MMA, revelando que está em negociação para lutar no Japão. Confira abaixo a entrevista exclusiva.

Depois de um ano parado por conta de uma contusão, você voltou com tudo no Pan-Americano, chegando até semifinal do absoluto e faturando o peso. Como avalia essa volta?
Graças a Deus eu consegui voltar, mas para ser sincero não foi o resultado esperado, eu machuquei o joelho uma semana antes do Pan e lutei no sacrifício, mas isso não é desculpa. Eu lutei com o Braga Neto na semifinal e ele estava melhor, a luta foi empatada, mas ele foi melhor e conseguiu a vitória na decisão dos juízes, mas eu fiquei feliz pra caramba de ter voltado e conseguido lutar no peso e absoluto.

Como foi a sua trajetória no absoluto?
Eu lutei com um amazonense peso médio muito bom, esqueci o nome dele, mas eu consegui finalizar. A segunda luta já foi nas quartas de final, porque eu estava de bye, lutei contra o Cyborg e finalizei também. Depois peguei o Braga Neto na semifinal e a luta ficou empatada em 0 a 0 e no finalzinho ele deu um gás a mais e conseguiu a vitória.

E como foi no peso? Quem ficou com o ouro?
No peso eu fiz uma luta só contra um faixa-preta dos Estados Unidos e depois o Mateus Maia, também da Gracie Barra, abriu o caminho pra mim. Do outro lado o Otávio (Souza) ganhou tudo também e chegou a final. Ele já estava na final do absoluto e me deixou ficar com o primeiro lugar. Nesse campeonato eu fiz quatro lutas, mas foi bom para eu sentir o ritmo da competição, lutando com o Braga Neto, com o garotão de Manaus, que é bom pra caramba... Como eu disse, eu não estava 100% e poderia ter rendido mais se tivesse igual a uma semana atrás, mas graças a Deus a volta foi boa a volta, não senti nada no ombro e estou me preparando para o próximo.

Você vai participar do Mundial Profissional ou o seu foco vai ser o Mundial da CBJJ?
Estou dependendo do meu visto de trabalho, se ele sair até o campeonato Mundial... O mundial Profissional em Abu Dhabi, eu vou participar também, se não o foco vai ser o Mundial mesmo e acho que vai ter um campeonato aqui em Nova Iorque que eu estou afim de participar, para pegar o ritmo das competições de novo, mas o foco mesmo é o Mundial.

No Mundial, em 2007, você só perdeu para o Roger Gracie na final do absoluto. Daquele mundial para cá muita coisa mudou. Quem você aponta como as pedreiras deste ano para o mundial?
Na verdade é difícil até de apontar, porque é tanto cara bom, acho que é pedreira para todo o lado, nomes como André Galvão, Braga Neto, Bráulio Estima, Roger, Xande, que vai vir com tudo também como sempre, tem o Cobrinha, que está se aventurando no absoluto e é um cara que é muito bom também e que pode ganhar de qualquer um no peso pesado.

Quando você volta a lutar MMA?
O meu foco é no Jiu-Jitsu, mas acho que em maio vai ter uma luta de Vale-Tudo. Estou esperando só fechar mesmo. Vai ser aqui nos EUA em um evento menor, depois com certeza o Barral vai para um evento maior, por enquanto estamos estudando as propostas para ver o que vai ser melhor, mas por enquanto vou fazer uma luta em um evento menor nos Estados Unidos mesmo para me preparar para uma luta maior. O foco na verdade é o Vale-Tudo mesmo, mas com esse Pan aí... O Jiu-Jitsu é foda cara, a gente não ganha dinheiro, mas a gente ama aquilo ali, o coração é foda.

Você está em negociação com o Sengoku?
Nós estamos conversando por lá e deve ser no Japão mesmo, tem o UFC que todo mundo quer lutar, mas para mim acho que a melhor coisa vai ser no Japão mesmo, no Sengoku ou no Dream.

Qual é o nome do evento que você vai lutar em maio?
Na verdade não sei ainda, apesar da contusão no meu joelho não ser nada sério, ele inchou bastante e eu vou esperar até botar o joelho no chão e me recuperar com sucesso para poder lutar em maio.

Há quanto tempo você está morando nos Estados Unidos?
Tem nove meses que eu estou morando fora do Brasil. Abri a academia aqui com o Alberto e também estou treinando na Gracie Barra, treinando Vale-Tudo com o (Renato) Babalú, na academia dele, treinando Boxe, Muay Thai...
Fonte TATAME

Nenhum comentário: