Pesquisa personalizada

sexta-feira, março 27, 2009

Recuperado, Lovato busca o bi

Americano é uma das estrelas do Pan
Rafael Lovato Jr. é a prova de que o Jiu-Jitsu não tem fronteiras. Em 2007, o lutador fez história ao se tornar o segundo americano a ganhar um Mundial de Jiu-Jitsu na faixa-preta (o primeiro foi BJ Penn). Lovato venceu Big Mac no pesadíssimo.
No Pan, seu currículo também tem destaque. Em 2005, fechou com o companheiro de equipe Rodrigo Pinheiro. No Pan de 2008, protagonizou com Roberto Tussa a que foi considerada por muitos como a melhor luta da noite. Lovato raspou e pegou as costas de Roberto Tussa (Gracie Barra), marcando 6 a 0 e garantindo a medalha de ouro.
Para o Pan de 2009, o faixa-preta está com ânimo renovado. Depois de nove meses de molho – período que demorou para se recuperar de uma cirurgia no joelho -, Lovato está de volta e com um bom motivo para se empenhar: o desejo de conquistar o bicampeonato entre os pesados.
Com a alegria típica de quem volta a fazer aquilo que sabe e gosta, o faixa-preta da equipe de Saulo Ribeiro demonstrou-se confiante e com muito entusiasmo para competir: “Estou me sentindo muito bem, pronto para entrar em ação”, disse. “Meu joelho está pronto. Estarei 100% pra essa competição”, afirmou Lovato na entrevista concedida ao GRACIEMAG.com.
Quais são suas expectativas para o Pan?
Minhas expectativas para o Pan desse ano são como as de sempre, muitas lutas duras e muitos competidores famintos de olho na mesma coisa, o ouro.
O que te motivou a lutar o Pan? Por que tomou essa decisão?
Estou sempre motivado a competir. Não estava capacitado a competir por nove meses por causa de um ferimento, então estou muito ansioso para lutar o Pan desse ano. Eu acho que é um campeonato importante e uma boa preparação para o Mundial.
Você tem acompanhado os atletas que se inscreveram? Como acha que vai estar no nível da competição?
O nível da competição é sempre duro. Eu tenho competido no nível dos faixas-pretas por algum tempo, então espero ver alguns rostos familiares, assim como os novos também.
Quem você acha que pode ser um grande obstáculo para conquistar o bicampeonato na sua categoria no Pan?
Ganhei o pesado duas vezes no Pan e o super pesado uma. Fechei o Pesado com um companheiro de equipe em 2005 e ganhei uma final memorável contra [Roberto] Tussa em 2008. A final com Tussa ano passado foi uma luta especial e uma que não irei jamais esquecer. Ele buscou a luta o tempo todo, assim como eu. Esse ano espero muitos combates duros, há muitos grandes competidores na minha divisão de peso assim como Tussa, Roberto Tozi e Cachorrinho.
Como foram seus treinos para o Pan?
Os treinos têm sido ótimos. Estou em San Diego nessas duas últimas semanas treinando na Universidade do Jiu-Jitsu. Tenho muita sorte de poder aprender com Saulo Ribeiro, Xande Ribeiro e Royler Gracie. Tem também um grande número de faixas-pretas tops treinando conosco Regis Lebre, Kron Gracie e Cadu Francis.
Como está seu joelho após a cirurgia? Como está se sentindo?
Meu joelho está pronto pra ação. Estarei 100% pra essa competição
Quais são seus planos no Jiu-Jitsu em 2009? Em quais competições pensa em entrar?
Eu espero estar apto para competir o maior número de torneios incluindo o Abu Dhabi Pro, Mundial e o ADCC
Fonte GracieMAG

Nenhum comentário: