Pesquisa personalizada

segunda-feira, março 02, 2009

OSS

A definição do famoso OSS tem muitas origens. A primeira delas é a definição do OSS como a abreviação da palavra Onegai Shimassu, que se traduz como um pedido, uma solicitação, um convite como "por favor", "por gentileza" ou "com licença", muito utilizado p/ convidar o companheiro de treino p/ lutar.

A segunda definição de Oss ou também conhecido como Ossu (não faz diferença de como se escreve em português), significa Oshi Shinobu, cuja idéia (pois a tradução ao pé da letra não condiz com o contexto) é a de "perseverar enquanto se é empurrado", ou seja, não desistir jamais, ter determinação, disposição e suportar o mais árduo dos treinamentos, continuar sem desistir, sob qualquer pressão (toda aquela idéia de força interior, típica da cultura oriental).

Por isso, no inicio da luta/combate, o artista marcial grita, invoca, emana o Oss, como forma de liberação desse sentimento, muito embora em muitas fontes, o Oss é definido como uma manifestação da energia ki, ou seja, um kiai diferente, indicando que já se esteja pronto para a luta.

Segundo Miyamoto Musashi, no livro go rin no sho (livro dos cinco anéis), existiam 3 tipos de gritos utilizados pelo Samurai: 1 antes do combate, para mostrar energia, 2 durante o combate, na hora de atacar, p/ obter mais força (kiai) e 3 depois da luta, p/ comemorar a vitória ou urrar a derrota.

O Oss além de demonstrar o espírito de força e a determinação antes da luta, é também utilizado para indicar ou confirmar uma informação, assim sempre que o Sensei perguntar ou informar algo, responde-se OSS, uma resposta que indicará o entendimento ou a confirmação do entendimento.

Fonte Federação Paulista de Jiu-Jitsu

Um comentário:

fakedeitajuba disse...

kara boa explicação , axei maneiro o blog
flow!!