Pesquisa personalizada

sábado, abril 04, 2009

Pan: uma análise especial

Campeão europeu fala de Neto, Lucas Leite, Kron e Otávio Sousa
Aos companheiros que lhe perguntavam se estava com vontade de lutar o Pan 2009, Bráulio Estima não disfarçava, os olhos fixos nas áreas de luta e o corpo empoleirado nas grades do ginásio da CSU Dominguez Hills, em Carson. “Velho, estou me coçando para estar ali dentro!”, sorria o professor da Gracie Barra radicado na Inglaterra.
A vida de atleta de alto rendimento, porém, é baseada em planejamento, metas traçadas e, especialmente, conhecimento e respeito ao corpo. Agora recuperado de uma lesão sem gravidade, o campeão absoluto europeu aproveitou o descanso para estudar o jogo de companheiros e adversários, e a pedido do GRACIEMAG.com, tecer comentários sobre o sensacional campeonato realizado nos dias 27, 28 e 29 de março. Quem não foi, o Carcará confirma, perdeu um marco na história da arte suave.
Você já está bem para o Mundial? Chegou a pensar em lutar o Pan?
Machuquei meu cotovelo na luta contra Gabriel Vella, no fim do ano na Jordânia, mas já estou 100%. No dia do Pan já estava normal, só que não treinei o bastante para manter o ritmo para competir. E eu tinha decidido descansar nesse campeonato para ir com tudo no World Cup Pro em Abu Dhabi, em maio, e no Mundial em junho.
Que lutas mais lhe chamaram a atenção?
Gostei de várias lutas, mas as que me chamaram mais a atenção foram duas. A primeira foi a do Otávio [Sousa, seu companheiro de GB Pernambuco] com Lucas Leite, nas quartas-de-final do absoluto. Otávio me impressionou com a visão que teve durante a luta, sempre à frente do adversário, sem erros. Ele marcou muito bem o jogo do Lucas, anulando as suas posições chaves.
Já a segunda, para mim uma das melhores do campeonato, foi a do Lucas contra Kron. Me impressionou a calma e a determinação do Lucas de buscar o placar, começando perdendo de 4 a 0, com o Kron nas costas. Virar não era para qualquer um. Com muita disposição, força de vontade e, especialmente, muito Jiu-Jitsu, o placar terminou em 7 a 4 pro Lucas. Kron lutou muito bem também.
Quem para você foi o destaque individual do Pan?
Braga Neto se destacou, ao levar peso e absoluto, atuando bem. Fez lutas apertadas, mas é ele quem eu indicaria como destaque, pois não é fácil passar pelas pedreiras que ele passou nesse Pan.
Gostou da atuação do Otávio contra o Neto, na final do absoluto?
Gostei sim, com toda a diferença de peso o Otávio começou muito bem, tudo no planejado. No final cometeu um pequeno deslize e o Braga Neto não deixou por menos e pegou a meia-guarda na pressão, e dali passou, vencendo por esse placar, 3 a 0. Mas Otávio mostrou que está bem pra lutar com qualquer um.
E o título da Gracie Barra por equipes, foi muito comemorado?
Sem dúvida, especialmente porque fechamos duas categorias na faixa-preta [Cachorrinho e Tussa entre os pesados; Otávio e Rômulo Barral no meio-pesado] e ainda tivemos duas medalhas no absoluto, com Otávio e o bronze do Rominho. Acho que mostramos que quando nos organizamos, fazendo uma seleção, o resultado não pode ser diferente. No Mundial em Long Beach vamos mais fortes ainda, o esquadrão de elite vai completo desta vez...
E os seus alunos da Europa, fizeram bonito no Pan?
Sempre. Dos meus alunos que lutaram o destaque vai para Christine McDonagh (Gracie Barra Derby), de apenas 17 anos que lutou na azul adulto e ganhou bem de todas as oponentes, conquistando o título do pena; para o Steven Martin, de 18 anos, que conquistou uma prata entre os adultos; e o Neil Sinkim, bronze na sênior 1 da faixa-roxa.
Para o leitor que não pôde comparecer, conte uma boa dos bastidores...
Cara, tiveram algumas paradas engraçadas, como a formação das chaves do absoluto que GRACIEMAG acompanhou, quando reunimos todos os representantes de cada equipe numa mesa, ri bastante.
Ou o trio sertanejo formado pelo Cobrinha e os irmãos Langhi, essa eu até gravei. Acho que vou mandar pro caça-talentos (risos).
Mas o que mais me chamou a atenção foram as notícias de tanto craque do Jiu-Jitsu tendo bebê no mesmo período: Carlinhos, Roger, Xande, eu, Cachorrinho, Escorrega, Jerry, Rollesinho, Luca Atalla e alguns mais, que me pediram sigilo... Aproveito a chance para mandar os parabéns a todos.
E já imagino, daqui a uns 20 anos, os craques de hoje em dia se matando de gritar na beira do ringue, com os filhos se batendo nas finais! Vai ser demais, o Mundial de 2030 vai fumaçar!
Fonte GracieMAG

Nenhum comentário: