Pesquisa personalizada

quinta-feira, agosto 27, 2009

Rafael Mendes e a 50/50

Criador da polêmica guarda enfrenta a pergunta que não sabe responder
Campeão da seletiva sul-americana para o ADCC 2009, o peso-pena Rafael Mendes viu uma de suas criações, a guarda 50/50, ser seguramente o golpe mais bombardeado do ano. Bombardeado na teoria e na prática, inclusive, com contra-ataques criados especialmente pela Alliance, para desatar o nó que a posição se transformou.

Mas ele não quer mais saber de polêmica. Preparando-se para o ADCC 2009, Rafael comentou com o GRACIEMAG.com como anda seus treinos, as novas invenções e até elogiou os antídotos para a guarda “maldita”. Mas o contra-ataque, como ele revela, já está sendo preparado.

O que acharam ao ver as saídas da guarda 50/50 criadas pela Alliance no GRACIEMAG.com?
Acho que tudo é valido, mas estão esquecendo que quem está por baixo tem dois braços para usar, não está com as mãos amarradas. Eles estão mostrando posições em que o cara que está por baixo fica como um boneco imóvel. Ai fica fácil. Mas tudo é válido, dessas tentativas podem ir surgindo alguma posição melhor. Acho que este foi um passo gigante, em vez de criticar estão tentando evoluir.

Como está sua rotina pós-Mundial? Criando posições novas sem kimono para mostrar no ADCC 2009, em Barcelona?
O Mundial sempre te inspira. Vi algumas lutas que me chamaram a atenção e me fizeram analisar o jogo do adversário. Mas me surpreendi mesmo com um companheiro nosso, o Eduardo Ramos, um pena faixa-marrom da equipe que chegou à final mostrando uma excelente guarda.

Mas Jiu-Jitsu sem kimono é outro esporte, muito diferente, não tem as pegadas, não tem a mesma estabilidade, e a velocidade aumenta. Posso garantir que estou treinando muito. E sim, estou com posições novas que podem surpreender bastante.

Chegou a estudar o jogo de alguém em especial para o ADCC?
Não estou me preocupando muito em estudar o jogo dos adversários. Assisto a algumas lutas para criar estratégias, mas estou preocupado mesmo em melhorar tudo que preciso para chegar no ADCC com um jogo completo. Espero fazer um grande campeonato, se Deus quiser ser campeão. Estou treinando muito para isso.

Naquele seletiva para Abu Dhabi em 2007, em que você foi vice-campeão ao só perder para o Bruno Frazatto, Léo Vieira estava no seu córner. Este ano, vocês podem se enfrentar, dependendo das chaves da divisão até 66kg. Vai ter luta?
Não sei, já me perguntaram isso, mas eu não sei responder. Eu gosto muito do Léo, admiro ele demais, e não gostaria que acontecesse essa luta, mas tenho sonhos também, e preciso brigar por eles.

Como você avalia o estilo do atual campeão até 66kg, o brasiliense Rani Yahya?
Rani é experiente, lutou tres edições do evento já, e é muito bom.

E a superluta entre Roger Gracie e o desafiante Robert Drysdale, como você acha que vai ser?
Roger é excelente, e o Drysdale mostrou ser perigoso sem kimono no último ADCC, finalizando o Marcelinho e fazendo grandes lutas. Acredito que quem treinar mais vai vencer.

* Rafael Mendes parte da saída da Alliance

* Guilherme Mendes parte da saída da Alliance

* Rafael Mendes parte da saída da Checkmat
Fonte GracieMAG

Nenhum comentário: