![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ-aHY2wkraC0Oan9v-CGQqSYhtQ7YQVzFgznIxK3e8fyb6vE1B4LhQkN3HNzvLu0jBFc4pNzqXUDSdH8wCKg7NJ9FXpBMZMjJ8jt379Juj2saPZhDukhLjzsKumIlYTnKOOOL/s400/1217534385_m.jpg)
![Google](http://www.google.com/images/poweredby_transparent/poweredby_000000.gif)
quinta-feira, julho 31, 2008
Alliance sobe o morro e treina com Tererê
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ-aHY2wkraC0Oan9v-CGQqSYhtQ7YQVzFgznIxK3e8fyb6vE1B4LhQkN3HNzvLu0jBFc4pNzqXUDSdH8wCKg7NJ9FXpBMZMjJ8jt379Juj2saPZhDukhLjzsKumIlYTnKOOOL/s400/1217534385_m.jpg)
Os princípios do Budô, uma filosofia desconhecida por muitos lutadores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE-sjMwaFSPhsPiV42w1moUQ1HFHoZ-mUlIZ3v9gmNxQyJyT-KaOIEa1xXeim61Vlsa6bd0z0VfxGY021WcVMd72uXJ5wIPpUgsUGOd2OIqP6QbibJS8aCX0Sb8seY2-Psxb4y/s320/1217279433_g.jpg)
A boa fase de Serginho
quarta-feira, julho 30, 2008
REDBELT
terça-feira, julho 29, 2008
WANDERLEI SILVA
Alliance sensacional no International Rio Open
Nossos atletas reinaram absolutos no ginásio do Tijuca no ultimo final de semana, o show começou na sexta feira onde os faixas marrons levaram a maioria das categorias, com Thiago Clemente, Batista, Leo e Monstro comandando o time fizemos mais de 50 pontos só nessa faixa, no Sabado tivemos a disputa do absoluto faixa preta e nao tenho palavras para descrever a atuação de nossos dois atletas, Gabriel Vella e Sergio Moraes atropelaram seus adversários e fecharam a categoria mais importante do torneio, repetiram a dose no Domingo vencendo tambem suas categorias onde foram acompanhados de nossa outra estrela Michael Langui que venceu no leve em atuação também fantástica, com isso fizemos mais 40 pontos na preta e disparamos na contagem geral para vencermos mais uma vez esse ano.
No Master e Seniors ficamos em segundo geral, com destaque para Mauricio Amaral que venceu azul master no médio e no absoluto derrotando verdadeios gigantes e lembrando a todos que jiu jitsu se faz com técnica e não com força, Stefan Merino fez o mesmo na faixa roxa senior 2, com lutas incriveis e por fim Alexandre paiva um dos lideres de nossa equipe venceu o medio senior 2 levando mais um ouro para casa.
A todos que mais uma vez competiram e defenderam nossa bandeira meu muito obrigado e meus parabens
GIGI E GURGEL!
Gigi tirou onda e além de ajudar Fábio como técnico da equipe, ajudou também dentro do tatame conquistando mais um título para a Alliance. Dono de uma técnica impressionante, Gigi mostrou muita força e explosão. Valeu demais ver Gigi em ação e ver a alegria de Gurgel com a performance do parceiro. Gigi e Gurgel, parabéns !!!
segunda-feira, julho 28, 2008
ALLIANCE É SINISTRA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxBXTA8q9al3WRzWVz12OlnXm4rQnJgXa68V061O3_39Vh-BcNG7XH8o-oUFVUqeTJ5h-U_u6V6AaC9LeDY-gFARRUiMYvvQeqpSRpTvbeL9ViF1WZL60m8YAxYmTwP_ST_rSw/s320/1217217565_g.jpg)
domingo, julho 27, 2008
Alliance domina absoluto no Rio
A final está marcada para a tarde deste domingo, mas o endereço do título do absoluto faixa-preta do Rio International Open de Jiu-Jitsu já é conhecido - a sala de troféus da Alliance. "Vamos bater um par ou ímpar para ver com quem fica o ouro", brincou Gabriel Vella, que nesse sábado finalizou três oponentes para chegar a final com o companheiro de time Serginho Moraes, campeão mundial dos médios de 2008 que botou a cara no Tijuca Tenis Clube nesse final de semana: "Tem que lutar tudo. Quem se esconde atrás de título, logo perde", opinou Fabio Gurgel sobre a presença do aluno na competição.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjg0K8SsttjTVANzHVND4agZyJ4K0iomZ1F-owxTz_evB5KGCqpjUqZoXRkIXj1vTIqh5GEghcCim6g_1sbMv9c8tokn2cznxeHLOSUTkOFEb1srDIP1kmnI8Ick2ACseKm0vc0/s320/vella_serginho.jpg)
O Rio International Open 2008 está sendo disputado em conjunto com o International Masters & Seniors, o que deixou o ginásio do Tijuca Tênis Clube repleto. Nas arquibancadas, diversos grandes nomes do Jiu-Jitsu deram as caras, como Maurição Gomes, faixa-preta e pai de Roger Gracie; Celsinho Venícius, Roberto Gordo; Michael Langhi, Kyra Gracie e o bicampeão absoluto Xande Ribeiro. Ainda nas áreas de luta, as meninas também suaram o kimono no absoluto da faixa-marrom e preta. A final entre Mariana Ribeiro (Check Mat) e Maria do Carmo (GB) ficou para amanhã, assim como todas as finais da faixa preta. No Masters & Seniors, a faixa-preta será disputada toda nesse domingo, o que promete muita emoção para quem for ao Tijuca.
Fonte GracieMag
quinta-feira, julho 24, 2008
Leitura obrigatória
Estou a um tempo sumido aqui do Blog, mas o motivo é simplesmente muito trabalho, mas em breve terei mais tempo. Meu post hoje vai primeiro para parabenizar Reila Gracie por sua maravilhosa e indispensável obra sobre a vida do mestre Carlos Gracie, introdutor do jiu jitsu no Brasil, o livro de quase 600 paginas (que devorei em poucos dias) conta a trajetória de toda a familia assim como estórias que eu escutava de meu professor quando era criança e que viraram folclore dentro das academias de jiu jitsu em todo o mundo, contadas em detalhes e de dentro do clã, a história e o legado deixado por Carlos é fantástico. Fiquei tambem muito lisonjeado em ser citado no livro e de alguma forma dar continuidade a essa história maravilhosa que transformou e ainda transforma a vida de tanta gente, simplesmente imperdivel!!!! leiam!!!
Cobrinha entre os leves
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiexx8VyGhcmBGh4eKCYcypYqgE8HQLNvMX1HRZlUSgzgwYIvrq7z-hQXSAd63vAkJViGzU3y1ueXQvG5VbODo6CUcKzkVK7_HZPgH1E5BO5jWVaGex0su89q2U_fe-K5qftFh7/s400/untitled.bmp)
Entre lutar com ou sem kimono, Cobrinha disse que atualmente tem preferido lutar sem o pano. “Hoje prefiro lutar sem kimono, porque não tem como o adversário ficar te agarrando, te segurando, travando a luta, pois você escorrega mais. A luta flui mais e você consegue chegar às posições bem mais rápido”, finalizou Cobrinha.
quarta-feira, julho 23, 2008
terça-feira, julho 22, 2008
Seminário 2008 - Elan Santiago
Daqui alguns dias estarei divulgando os valores, este ano vamos definir valores diferentes por faixas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRIFp7qC5QTGBBS3Vg4F5GiqYHjseRLsDHNIQZuube6N15pVpv5Ssn38PbWVHLfV5fYB2e8r9LHaUgt5MpLh7uM4bdRIBPguCxMbWiDqk2ubljf1jvNMyuHmW3UbgTC4x4TopN/s400/seminario.jpg)
Video do Bomba
Sombrancelha - Bomba diz: Ah eu gosto que que tem....
Rio International Open Jiu-Jitsu Championship 2008
segunda-feira, julho 21, 2008
NOTÍCIAS - MUNDIAL 2008 CBJJE
Ciabotti não teve sorte e perdeu na sua primeira disputa, mas quem conhece sabe o tanto que o garoto tem talento, agora vamos treinar para os proximos...
Marquinho outro casca-grossa, entrou bastante focado passando o carro em geral sem tomar nenhum ponto, chegando ate a semi-final, em uma luta onde estava vencendo teve a má sorte de ser finalizado, conquistou o terceiro lugar, mas agora é correr atras e bola pra frente....
Marcinho aluno do Cleitão conquistou o terceiro lugar...
No sábado nos tatames entraram os roxas e marrons:
Piscina, Moises, Cleitão, Faustinho que não competia ja fazia um bom tempo e Vicente entraram nos tatames para mostrar o Jiu-Jitsu de Uberaba.
Vicente conquistou o terceiro lugar...
quinta-feira, julho 17, 2008
NOTÍCIAS - MUNDIAL 2008 CBJJE
Rafael (Bomba), com apenas 1 mês e meio treinando, fez a inscrição no mundial e colocou a cara pra bater... Em sua primeira luta passou o carro em seu adversário fazendo 19 x 0, um placar pra marcar seu inicio de carreira no Jiu-Jitsu, já na segunda luta com a panturrilha lesionada e com pouca experiência perdeu, mas ta muito bom, parabéns Bomba só perde quem luta tenho certeza que você vai ser um grande campeão...
quarta-feira, julho 16, 2008
Equipe de Leozinho em ritmo de treinos
TODOS CAMPEÕES MUNDIAIS
PLUMA = ROBSON MOURA
PENA = ROYLER GRACIE
LEVE = MARCIO FEITOSA / CELSO VINICIUS
MEDIO = FERNANDO AUGUSTO "TERERE" / MARCELO GARCIA
MEIO-PESADO = ROBERTO MAGALHÃES
PESADO = FABIO GURGEL / ALEXANDRE RIBEIRO
SUPER-PESADO = ROGER GRACIE
PESADISSIMO = ROBERTO TRAVEN / FABRICIO WERDUM
ABSOLUTO = AMAURI BITETI / RODRIGO MADEIROS / MARCIO CRUZ / RONALDO JACARE / ALEXANDRE RIBEIRO
LUTADORES COM MAIS TITULOS, INCLUINDO PESO E ABSOLUTO
ALEXANDRE RIBEIRO / ROGER GARCIE = 6 VEZES
Entrevista com Rubens Charles Cobrinha, Fera do jiu jitsu
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgUyRAPVO0kPP4JBW5J41lgE8m8x9tzeHVMvqr38KM_TpFyT0YYQYgdstgM0Te7aKKUKFC06F-h5jWH888ST8UcHm3wZkOAXrVQZ9ADtgOJJ97zttkTZESVPUhsFrTSmhGA7SQ/s200/atleta_281.jpg)
O que achou deste Mundial? As lutas foram mais difíceis?
A cada ano o mundial vem crescendo e os espetáculos que os atletas vêm dando nos tatames é fora de série... Você não sabia para onde olhar, a cada área era um espetáculo de luta. Para mim, não tem luta fácil, todas lutas são uma guerra e, em se tratando de um campeonato mundial, todos vêm bem preparados.
O Bruno Frazzato vem chegando sempre as finais com você. Hoje ele é o seu adversário mais difícil?
Não acho que o Frazzato é o meu adversário mais difícil, tem muito mais atletas que são mais agressivos, como o Mário Reis, que chega na final e luta para frente o tempo todo buscando a finalização e não pensa em ganhar por pontos ou vantagens. Eu até prefiro lutar com atletas como ele, porque eu sei que vai ser uma luta maneira de assistir, os dois buscando a finalização.
Ele estava na sua frente no placar e você tirou uma finalização bem no final. Aparentemente ele vem te complicando cada vez mais. Como fazer para pará-lo?
Eu até acho que a luta começou bem até os quatro minutos de luta, depois eu não sei o que aconteceu. Ele estava ganhando por uma vantagem, aí a luta parou. Só um movimentava, mas enfim, temos que respeitar as limitações das pessoas. Eu acredito que, no Jiu-Jitsu que eu aprendo a cada dia com os meus atuais professores Fábio Gurgel e Romero jacaré, aonde eles me incentivam a lutar sempre pela finalizaçåo, acredito que sempre posso finalizar e que não tem luta perdida. A luta só acaba quando zera o cronômetro.
Como você se sentiu no absoluto? Já pretende se aventurar em outros?
Me senti muito bem lutando o absoluto, fiz uma luta muito boa com o Lovato. Até pareciam dois pesos penas lutando com muita movimentação, em nenhum momento ele usou força e sim mostrou ser um atleta muito técnico, vindo para a luta franca o tempo todo. Eu falo isso porque, geralmente quando um cara mais pesado luta com um cara mais leve, os caras só pensam em fazer forças. Eu até entendo, porque os caras são mais fortes, e o problema é de quem pôs a cara no absoluto, tem que agüentar as conseqüências (risos). Mas o meu elogio é porque ele me mostrou um atleta muito técnico, e não é à toa que ele esta sempre nas finais. Enquanto eu tiver o apoio do Fábio Gurgel e do Romero Jacaré, sempre que der eu estarei no absoluto. Me senti muito bem lutando o absoluto, e melhor, eu gosto de lutar gosto de estar ali, então sempre que eu tiver a oportunidade estarei no meio dos grandões (risos).
Como viu a vitória do Sérgio Moraes sobre Kron Gracie? Ele foi o nome do evento na sua opinião?
Para te falar a verdade, quando o Marcelo Alonso veio falar comigo no Mundial, eu comentei que o Serginho poderia complicar para o Kron, porque quem conhece o Serginho sabe da capacidade dele. Para mim não foi nenhuma surpresa, tanto que ele mostrou nas outras lutas. Foi impecável e, para te falar a verdade, na categoria médio todas as lutas eram uma final. Os atletas da médio deram show, eram só finalizações. Para mim ele foi o nome do evento, era só olhar a categoria médio, só lutão.
Quais são seus planos para o próximo Mundial? Tentar o tetra ou subir de categoria?
Como espera igualar o feito do Royler?
Da melhor forma possível, espero fazer uma boa campanha e, se possível, finalizando as minhas lutas. Uma coisa é certa: vou treinar muito para isso e igualar o feito do Royler não tem palavras... Ele é uma lenda do Jiu-Jitsu.
Quem é o número um do Jiu-Jitsu atualmente, o Roger ou o Xande?
Esse ano, para mim, foi o Xande, sem duvidas, ainda mais sendo mais leve. Ainda vamos ver muitos tira-teimas entre o Roger e o Xande...
Já tem planos para estrear no MMA?
Por enquanto não tenho nada certo, pintaram algumas coisas, mas ainda não acertamos nada.
Quem você gostaria de enfrentar e em que evento você gostaria de lutar?
Eu quero lutar com os melhores e é difícil citar um nome, até porque, no MMA, eu vou estar começando e quando você começa precisa começar do primeiro degrau. Vontade de lutar eu tenho, mas são tantos atletas bons que é melhor deixar as coisas acontecerem. Sobre o evento, independente de qual seja, o importante é fazer uma boa negociação.
Fonte: Tatame
ENTREVISTA COM FÁBIO GURGEL
*Que mais te agradou ?
A resposta do publico, e a satisfação dos atletas que participaram
*O que você espera do encontro de Avalanche (Minotouro) e Tsunami (Pedro Rizzo) ?
Imprevisivel, só espero que tenhamos grandes lutas e que vença o melhor na noite de 29/09
Fabio Gurgel
domingo, julho 13, 2008
Ginástica Natural
Para saber mais sobre locais de prática, como funcionam as aulas ou até mesmo como se tornar um instrutor de Ginástica Natural acesse www.ginasticanatural.com.br .
Musculação para atletas de Jiu-Jitsu
TA CHEGANDO...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWyBUv3QG8TUJ6Yk4byj-MIJ5_cUur8GbkdxONcC0D2FCAqF2Zn5ltCOE92-56Uw3h1B9j-WJPkZLszf6XbEUVhJGAOtB60RBG_Git2y7g7Xmn36ykfhvsRBMnGkZXo_wj_63f/s400/logo_alliance.gif)
sábado, julho 12, 2008
Enquete Julho 2008
Os que estão em negrito tem pontos extras....
Votem
LINKS
Alimentação para maximizar a performance
CURIOSIDADE: 500 ML DE AÇAÍ, EQUIVALEM, CALORICAMENTE, A CINCO PRATOS DE MACARRONADA!!
Regras de pontuação
2 pontos. Todo inicio de luta, os adversários iniciam em pé e o que conseguir derrubar o outro marca os pontos.
Passagem de guarda
3 pontos. Quando você está ajoelhado entre as pernas do adversário (que está com as costas no chão), você está na guarda dele. Se conseguir sair da guarda e ficar em posição lateral de imobilização, o ponto é seu.
Raspagem
2 pontos. É quando você está por baixo, e consegue ir para cima, botando o oponente para baixo.
Joelho na barriga
2 pontos. No momento que você está imobilizando o oponente e estando com dificuldades de montar ou trocar de posição, poderá colocar o joelho na barriga do adversário para que ele lhe de chances de montar, dar arm-lock, e etc.
Montada
4 pontos. Quando o oponente está totalmente com as costas no chão e você em cima da barriga dele, com os dois joelhos no chão, isso se chama montada.
Pegada pelas costas
4 pontos. Se você pegar o adversário por trás, e conseguir botar os ganchos (seu pé vai na coxa dele), ganha 4 pontos.
Finalização
Acaba a luta Quando é encaixado um golpe e o oponente não consegue sair de maneira nenhuma, e o fim da luta pois a saída dele é bater com a mão ou com pé 3 vezes no tatame ou até gritar caso estejá completamente imobilizado.
quinta-feira, julho 10, 2008
Treino CANCELADO
quarta-feira, julho 09, 2008
sexta-feira, julho 04, 2008
PICO DA FRUTA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdqdH3Elj2vSKu4Zw8GvxMJXKRjEYU_4lO1x5KfEemkdNNzOvjT20PHqK5ERQWi4puPlyxVFssmVyHk62X7fkkLCDwYFwQuOTEBglS8AljwKTMs8x4IqDxR9s7sFKvEJJwLGF1/s320/novo-4.jpg)
quinta-feira, julho 03, 2008
Kimonos
FABIO GURGEL
Fábio é um dos fundadores da Alliance Jiu-Jitsu equipe três vezes campeã mundial. Também participou de vários eventos de Vale Tudo, obtendo grandes vitórias. Como professor treinou estrelas como Marcelo Garcia, Fernando "Tererê" Augusto , Tarsis Humpheys, Rubens "Cobrinha" Charles entre outros.
4 vezes Campeão Mundial Adulto: 1996, 1997, 2000 e 2001
3 vezes Campeão Brasileiro: 1994, 1995 e 1996
3 vezes Campeão Brasileiro por Equipes: 1995, 1996 e 1999
3 vezes Campeão Carioca: 1994, 1995, 2000
5 vezes Campeão Mundial Master: 2002,2003,2005,2006,2007
Treinamento funcional: o que é?
Nós explicamos.
Outro grande benefício deste treinamento é que ele considera as peculiaridades de cada modalidade esportiva para a elaboração de seu plano de exercícios.
terça-feira, julho 01, 2008
Os Atletas da ALLIANCE Cobrinha ,Lucas Lepri e Tarsis Humphreys se deram muito bem no Grapplers Quest
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSpJc8VAoa2ngT3HjoiN0Dq1-Fsa_WppVStQP7ZsMH5w6f9Jr815bNLK45MsjKkHuNIyTxEbaATL3XqwbZ0kM-_io6Ptvk_eVuv8bgAPV4WQIFHhzTYJllDl6zww7IUu9aKIjI/s200/noticia_263.jpg)
A campanha vitoriosa da Alliance
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKgdtuY8CWRaWzanVkE01MoMIs86ruvUiqK13JwNiDmQy-IWFIJtl5PvQHfnlaWOtoD5ilyjullrYxcOyvEifxJfnaFBJqJhvVX9ykz2oET9e2ExzS_Ynko2ef8f9_H_YQRuvO/s200/1214951123_g.jpg)
Rickson Gracie, de pai para filho.(ENTREVISTA)
"As artes marciais tornam-se um alicerce para que a pessoa consiga desenvolver o seu máximo em todas as áreas; além da espiritualidade e auto-confiança. Senso de superação das limitações é fundamental para a formação de um homem". Foi assim que começou a entrevista, ou melhor o bate-papo com Rickson Gracie e seu filho, Kron, à Revista Faixa Preta.
Morando em Los Angeles há dezoito anos com seu filho, que atualmente é faixa marrom, Rickson acompanha; apóia e incentiva o filho nessa carreira. Kron não esconde o desejo de, um dia, ingressar no Vale-Tudo. Na América, Rickson tem sua academia e Kron, além de treinar muito e competir, também dá aulas de jiu-jitsu.
Com um cartel de onze lutas e onze finalizações (no último mundial e no campeonato da CBJJO), Kron contou, que sempre buscou o jiu-jitsu e não a finalização. "Gostei de honrar minha família. Eu luto do jeito que luto, busquei a posição e a finalização veio."
Que lutador não gostaria de ter um pai como Rickson Gracie? Como se sabe, muitas vezes, a relação entre pais e filhos não é nada fácil. Rivalidades à parte, no caso da família Gracie, a criança já nasce, praticamente, no tatame e por questões de tradição, antes mesmo de aprender a andar, já começa a treinar. Perguntei ao Rickson se ele costuma resolver divergências com o filho sob os tatames e ele respondeu: Não, de jeito nenhum (risos!). Os problemas são resolvidos através do diálogo.
"A minha expectativa, em relação ao meu filho, é silenciosa. É preciso respeitar as escolhas dele. Eu teria que aceitar se ele tivesse resolvido, por exemplo, ser músico ou escolhesse outra profissão. A gente procura dar de melhor aos filhos, para que vivam suas próprias vidas", afirmou Rickson. Mas pelo visto, Kron resolveu seguir mesmo os passos do pai: "eu treino e surfo; trato meu pai como pai e acho horrível perder pra ele, mas existe um sentido de ajuda mútua." Quando foi indagado sobre se era uma boa idéia fazer o mesmo que o pai faz, ele disse: "sempre quis fazer o que meu pai fazia e minha família também".Entrevistá-lo, na ocasião desta entrevista ambos estavam no Brasil, é um prazer quase inenarrável. Um ícone da luta; um samurai; um ídolo pra muita gente? Certamente. Mas um fato muito curioso é que na família ninguém foi obrigado a treinar. Segundo Rickson, o jiu-jitsu é apaixonante devido a noção de auto-conhecimento que ele proporciona. Para ele, a beleza do jiu-jitsu é que você não consegue se esconder, pois ele te expõe. "É uma conferência única, você conseguir expor o melhor de si. O jiu-jitsu funciona como um medidor", declarou.
Ao falar sobre espiritualidade, Rickson mostrou-se super a favor do desenvolvimento espiritual. Em sua opinião, para que o lutador seja completo é preciso haver um crescimento na parte filosófica e espiritual. A combinação é complexa e estratégica. Uma coisa é certa, com a modernidade os treinamentos dos competidores estão muito eficientes, mas é preciso juntar as coisas: a parte técnica, filósofica e espiritual.
Rickson foi um dos precurssores do jiu-jitsu, nos Estados Unidos, e um dos responsáveis pela popularização do esporte. Para ele, a abertura internacional foi extremamente natural e quando vê o crescimento que o jiu-jitsu vem conquistando, se enche de orgulho e declara que tudo isso está dentro de suas expectativas. Já tendo lutado vários vale-tudo, Rickson não nega a superioridade do jiu-jitsu em relação à outras artes.Quando perguntado sobre a idade, Rickson foi incisivo: "Estou muito novo para continuar aprendendo e velho o suficiente para saber alguns truques". E em relação ao Brasil e brasileiros foi enfático ao dizer que adora o Brasil e que o brasileiro é muito espontâneo e talentoso.
Tanto filho quanto pai, são adeptos de uma alimentação de qualidade e afirmam que fazem, em média, de seis a sete refeições por dia. "Como muito e muitas vezes ao dia e a quantidade é grande mesmo", afirmou Kron. Para seu pai, que é adepto da dieta Gracie, porém com algumas adaptações, é preciso respeitar seu corpo e procurar alimentos que sejam importantes para o seu metabolismo.
Rickson acredita que as artes marciais, em geral, são excelentes para o ser humano e que é de fundamental importância para tornar a pessoa mais equilibrada; confiante; tolerante. Ou seja, as decisões que precisam ser tomadas, são mais bem acertadas. Quando foi perguntado sobre a idade para começar a treinar jiu-jitsu, ele foi categórico: "Não existe regra para começar. O tempo varia conforme as necessidades de cada um. O importante é aprender a confrontar o estresse e melhorar, sempre, c omo ser humano. Vejo muita semelhança entre a luta e a vida. Uma grande sabedoria é saber transferir tudo que se aprende na luta, para a própria vida", declarou o mestre Rickson.
Sem sombra de dúvidas, todo mundo sabe que para ser um atleta é preciso paciência; persistência; garra; força de vontade e outras coisas mais, como uma ajuda da genética e disposição para não esmorecer. Mas para Rickson Gracie, as artes marciais aumentam o senso de fraternidade de cada um. Não é novidade para ninguém, que ele adora o surfe e pratica também exercícios de força como musculação, além de gostar de nadar; correr; alongar e praticar yoga.
Livro - Carlos Gracie: O criador de uma dinástia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi40PR9tGNKALXO5bD4emwQb3NrLQUM5dwyE__AeJsVN-rp-4awugY5quyZgLz9dkGNmz7HbYehlWMXFcq-ssDCaQ1nFrjs10Msmy7NYrvMO9HgEwt_oHokOhrHZAj-QQ1nOZsq/s200/livro_carlos_gracie.jpg)