Pesquisa personalizada

quinta-feira, outubro 21, 2010

À espera da nova casa, feras da Alliance treinam pelo mundo

Grande parte do time de faixas-pretas comandados por Fabio Gurgel transita pelo planeta. Os campeões da equipe ensinam suas técnicas e, quando retornarem, já para visar a preparação de 2011, terão nova casa. O “General” Gurgel comenta:

“Em dezembro a Alliance já deve inaugurar sua nova sede da matriz em São Paulo. Vai ser o maior centro de Jiu-Jitsu do país. Estamos preparando uma surpresa para todos e quem lê o GRACIEMAG.com vai saber em primeira mão!”, garante.

Enquanto a nova casa não fica pronta, os campeões da equipe não param.

“Com esse pequeno intervalo entre as competições oficiais, ou pelo menos dos grandes torneios de kimono, a Alliance trata de fazer o dever de casa e manda seus astros para seminários ao redor do mundo. Dessa forma, nossas filiais se mantém atualizadas com o que rola de melhor dentro da equipe”, explica Gurgel, contente com o intercâmbio:

“Este ano tivemos pela primeira vez as nossas meninas (Gabi Garcia e Luanna Alzuguir) repetindo o sucesso dos marmanjos em seminários em Nova York e Atlanta. Agora elas partem para o Equador. Os meninos estão divididos pela Europa e Oriente Médio. O (Bruno) Malfacine está na Finâlndia, Bernardo (Faria) e Léo Nogueira na Alemanha, Alex Monsalve no Bahrain e o Serginho Moraes acaba de voltar da Finlândia e já vai para San Diego, na academia do Minotauro.”

E da maratona de viagens nem mesmo Gurgel fica fora.

“Estou em Miami, onde dou aula hoje na academia do Tarsis, amanhã encontro o Romero Jacaré e depois partimos para Atlanta, Nova York e Pensilvânia. Depois voo para Finlândia, onde dou seminários em Helsinki e Turco. Michael Langhi vai à Inglaterra ao mesmo tempo, então estaremos todos juntos de novo apenas no final de novembro, renovados para o inicio de mais uma temporada de muita luta e busca por ainda melhores resultados”, encerra.
Fonte GracieMAG

Jiu-Jitsu e Surfe nas areias de Ubatuba

A quarta edição do Black Belt Challenger Pro Surf, evento organizado pelos faixas-pretas Marcelo Melo (Gracie SP) e Eduardo Leitão (Cia Paulista), está em contagem regressiva. Desta vez, as feras dos tatames vão se encontrar em um torneio de surfe, no dia 6 de novembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, São Paulo.

O Black Belt Challenger Pro Surf será disputado em cinco categorias: black belt long board e pranchinha, open pranchinha (faixas azul e marrom), open local pranchinha (só com atletas locais) e a categoria Marshalls (só para policiais).

Os competidores poderão se hospedar em uma pousada na praia de Itamambuca e, além de se divertirem, concorrerão a muitos prêmios, como kits da Oakley. Para participar do evento acesse o site www.camp-sp.org ou entre em contato com o Marcelo Melo através do telefone 7744-5608 ou pelo e-mail blackbatuba@hotmail.com.
Fonte TATAME

The 2010 Pan Pacific Championship will be held at the Melbourne Sports and Aquatic Centre, Aughtie Drive, Albert Park, Melbourne, Australia on the 26th, 27th and 28th of November. Both Gi and No Gi Divisions will be contested.

Online registration - go here ...http://bjjcomp.com/registeronline.php?event=53
Fonte AFBJJ

Go compete in Hawaii


GMA member Romolo Barros, leader of Brazilian Freestyle BJJ, invites all to the Aloha State Championship.

The event is scheduled next November 27th.
It is the third leg of the Hawaii BJJ Triple crown.
The event will offer prizes in cash for some divisions.
Enroll now.
For more info, go to hawaiitriplecrown.com.
Fonte GracieMAG

quinta-feira, outubro 14, 2010

Treinamento Funcional

O treinamento funcional se refere a utilização de exercícios que simulam as atividades específicas que aparecem nos esportes ou nas atividades de rotina, mas também pode referir-se a exercícios que ajudam a corrigir ou evitar os desequilíbrios estruturais que ocorrem a partir da pratica de um esporte específico, pois a maioria dos esportes tendem a se especializar em determinados grupos musculares. Embora o termo treinamento funcional seja relativamente novo, o conceito não é.


Durante muitas décadas, cientistas do esporte e treinadores russos examinaram em detalhe o conceito de treinamento funcional em muitos livros. Duas das fontes mais amplamente referenciadas são o russo Dr. Yuri Verkhoshansky, que conduziu a pesquisa extensiva em pliometria, e o Dr. Anatoliy Bondarchuk, um dos treinadores de força mais bem sucedidos. Provavelmente o termo que mais se assemelha treinamento funcional é o termo preparação de força especial.


Ao desenvolver o planejamento de longo prazo para a carreira de um atleta, o treinamento inicial incidirá sobre a resistência geral e, posteriormente, a formação incidirá sobre a força específica. Além disso, como um atleta move para níveis mais elevados de classificação dos esportes, o treinamento de força geral deve ser realizado menos, pois poderia interferir com o desenvolvimento da força especial.

Inventar nomes para os conceitos de treinamento já estabelecidos é uma coisa, porém muitos treinadores do funcional nos querem fazer crer que a única maneira de alcançar os mais altos níveis de condicionamento é com o uso das superfícies instáveis, tais como placas de oscilação e bolas suíças.


O treinador Michael Wahl em seu estudo selecionou 16 atletas competitivos que tinham jogado em nível universitário ou superior, na verdade este grupo incluiu um kickboxer campeão do mundo. Usando o eletromiograma (EMG) de testes para analisar a atividade elétrica dos músculos, Wahl descobriu que os padrões motores do cérebro expostas em realizar exercícios em superfícies instáveis eram exatamente as mesmas que as observadas em superfícies estáveis. Ele concluiu que, devido à natureza instável destes exercícios menores cargas poderiam ser utilizadas, assim foram considerados inferiores a partir de uma perspectiva de treinamento de força. E para isso eu acrescento: "Por que treinar o corpo para ser fraco?"

Este é um texto escrito pelo reconhecido treinador de força Charles Poliquin. No texto pode se entender que o treinamento funcional não é uma novidade, alias há década atrás já se utilizava o treinamento de força especial que nada mais é do que o treinamento funcional, com uma mudança apenas no nome. Porém muitos treinadores querem nos fazer acreditar que o treinamento funcional, digo este realizado com plataformas instavéis e exercícios em suspensão, é o melhor treinamento que existe. Esses treinadores ainda não têm embasamento cientifico para afirmar esta hipótese.
A musculação é funcional !

* Fábio Martins das Neves
Graduado em Educação Física (FESB);
Pós Graduação em Musculação e Condicionamento Físico (FMU);
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício (Unifesp);
fneves@bioritmo.com.br
fabiomartins_18@ig.com.br
www.exercicioresistido.blogspot.com
(11) 6385 3064
Fonte TATAME

Absolutos motorizados no Pan em Brasília

A capital brasileira será a sede, entre os dias 22 e 24 de outubro, do Pan-Americano de Jiu-Jitsu, competição organizada pela Federação Brasiliense de Jiu-Jitsu do Distrito Federal (FBJJDF) em parceria da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). Além da premiação de mais de R$ 30 mil, o evento dará ao campeão absoluto da faixa preta um carro novo, e uma moto 0km será dada ao vencedor do absoluto na faixa marrom, além de premiações para outras faixas, inclusive o feminino. A equipe vencedora também não sairá de mãos vazias: levará uma TV LCD. O presidente da FBJJDF, Ronei Silva, espera que os prêmios atraiam mais de 1800 atletas para a competição e um público de aproximadamente 15 mil pessoas nos três dias de lutas. Devido à greve bancária, a organização adiou o fim das inscrições para o dia 16 de outubro. Para maiores informações e inscrições, clique aqui.
Fonte TATAME

Tanquinho vs. Fortuna “opens” USA Open


The brackets are out for the US Open, to kick off Friday in California, and the promise of great Jiu-Jitsu action will likely be fulfilled right off the bat, in the opening matches.

In the black belt absolute, for instance, lightweight Augusto “Tanquinho” Mendes is signed up and will have his first match against superheavyweight Marcel “Mãozinha” Fortuna. Other favorites, like Antonio Braga Neto and Carlos Melo, will likely face off.

Fonte GracieMAG

Go compete in Milan


GMA member Andrea Baggio, leader of Milanimal Academy, has an invitation to make.

The Millano Challenge 2 takes place next November 27th, in Milan, Italy.

The registration fee is 30 Euros and the event is open to competitors from white to brown belts.

The registration deadline is November 2oth.

Don’t miss that opportunity.

For more info, go to milanochallenge.com.
Fonte GracieMAG

Tererê teaches at Ases Valencia


GMA member Ezekiel Zayas, leader of Ases Valencia, had a very special help last week to teach his students.

No other than Fernando Tererê dropped by to share his immense knowledge with everybody.

Tererê taught a seminar on Saturday, October 9th, but before and after that he was present at several training sessions.

Zayas wrote about is in his Facebook page: “Tererê proved to us that he is not only a champion in BJJ but also in life. it is easy to be a fan of a top athlete but I am a fan of him as a person”.

The world champion also had something to say about his days in valencia: “Very happy here. I’m being very well treated. Thanks to Ezekiel and his Ases team.”

For more info, go to asesbjj.com.

Fonte GracieMAG

Miami Open: Guto Campos na caça de mais um absoluto

As inscrições para o Miami Open, que terminam neste sábado, seguem a todo vapor e não vai faltar emoção na faixa-preta. São muitas pedreiras inscritas no evento da IBJJF, que acontece no dia 23 de outubro.

Entre as feras, Guto Campos deve ser mais um a tentar a sorte no peso e absoluto. Em 2009, o campeão da categoria livre foi Luiz Felipe Big Mac, que também luta no Miami Dade College. Guto, vencedor do peso e absoluto do Campeonato Europeu, nesta temporada, promete esquentar a briga.

Entretanto, muitas são as pedreiras confirmadas no evento. Dirigente da IBJJF, André Fernandes adiante quem já está dentro: Eduardo Milioli, Jonathan Torres, Diego Gamonal Nogueira, Gustavo Ramos Campos, Marcelo Conti, Marcela S. de Oliveira Macedo, Rodrigo Clark, Stephen Vincent Hall, Marco Antonio Giudice Machado, Alessandro Elisio Chalita de Souza, Daniel V. Alvarez Jr., Jason Scully, Rodrigo Antunes Guimarães, Jared Weiner, Marcos Paulo Guimarães de Barros, Rômulo Reis Pereira, Joao Moncaio, Renato Sampaio Tavares Filho e April Robinson, entre outros.
Fonte GracieMAG

Mallandro: ‘Ensinei Wallid a amarrar a faixa’

Sensação do reality show “A Fazenda’, sucesso de audiência da TV Record, Sérgio Mallandro não é especialista apenas na arte de fazer rir. Comandado por Carlson Gracie, o Mallandro treinou ao lado de feras como Fernando Pinduka, Wallid Ismail, Murilo Bustamante e Bebeo Duarte. Como recordar é viver, reviramos nosso arquivo e relembramos na sessão Das Antigas um bate-papo especial com Serginho, garantia de muitas risadas. “Ensinei o Wallid a amarrar a faixa, o Murilo a dar triângulo e o Bebeo a botar o joelho na barriga”, disparou o Mallandro. Clique aqui para ler, na íntegra, a entrevista publicada na TATAME #122, em 2006.
Fonte TATAME

sábado, outubro 09, 2010

US Open: Inscreva-se para fazer História

Quantos torneios podem se orgulhar de ostentar entre seus campeões craques do quilate de BJ Penn, Jean Jacques Machado, Jake Shields, Rominho Barral, Rodrigo Medeiros, Nick Diaz, Jeff Glover, Rafael Lovato, Jonathan Torres, Augusto Tanquinho, Eduardo Telles, Kron Gracie, Mike Fowler e Bill Cooper? Raros, raríssimos.

Com 15 anos de História com H maiúsculo, o US Open cresceu junto com o Jiu-Jitsu na Califórnia, e brilhar por lá é sempre sinal de uma carreira promissora.

Por isso, ninguém quer ficar fora da festa em Santa Cruz, dos dias 15 a 17 de outubro. Ontem, entre as centenas de atletas, mais dois faixas-pretas entraram na corrida pelo ouro no campeonato de Claudio França: Renan Silva (Ralph Gracie San Francisco) e James Foster (Lotus Club).


Fonte GracieMAG

US OPEN XV BRAZILIAN JIU JITSU TOURNAMENT from Nomad Productions on Vimeo.

segunda-feira, outubro 04, 2010

Das Antigas: Royler e a aposentadoria do pano

Hoje as artes marciais já decolaram e são uma realidade ao redor do mundo, mas às vezes é importante parar e fazer um retrospecto, saber um pouco da história de vida e os caminhos percorridos por grandes nomes do esporte para atingirem o topo e serem reconhecidos como tops.

Único representante da família mais tradicional na arte suave a enfrentar três gerações dentro dos tatames, Royler Gracie foi responsável por escrever boa parte da história contemporânea do Jiu-Jitsu na categoria peso leve. Quando estava prestes a completar seus 40 anos e perto do fim de sua carreira como lutador, tendo acumulado quatro títulos mundiais, o filho do mestre Helio Gracie deu uma entrevista exclusiva para a Revista TATAME #110, contando sua passagem pelo Judô, as pedras em seu caminho e seus ídolos.

“Rolls é o meu ídolo no Jiu-Jitsu e o melhor de todos os tempos para mim. Me espelhei demais no jogo dele. Depois, fui treinar com o Rickson e um pouco no Carlinhos (Gracie).. Mas eu gostava muito de ver o Rolls lutando. No entanto, admirava muitos outros lutadores, como Mário Cláudio Talarico e Macarrão”, disse Royler. “Quero terminar como comecei minha carreira: bem”, era o desejo do Gracie, e assim foi concretizado.

Na seção Das Antigas, a TATAME relembra a matéria feita na época com o lutador, que também se aventurou no Vale Tudo, mas não esquece as raízes de sua família. “Acho que tanto eu quanto a minha família já provamos tudo. Já fazemos parte da história”. Clique aqui para fazer o download gratuito desta e outras matérias históricas e imperdíveis.
Fonte TATAME

sexta-feira, outubro 01, 2010

PUMMA Jiu-Jitsu


My Second house in Austrália!

AbuDhabi PRO 2011


Faixas / Belts


Seminario DRACULINO


World League Pro


Uma data para relembrar Helio Gracie, e aprender com o professor

Hoje é dia 1º de outubro, dia do nascimento de Helio Gracie (1913-2009). O saudoso grande mestre, que partiu no início do ano passado, faria 97 anos (ou 98 segundo ele, que contava o tempo de gestação na barriga).

Todo dia é dia de relembrar os ensinamentos do professor, e aprender com ele, hoje especialmente. Reveja então algumas lições do grande mestre, nesta entrevista, que não é a última de Helio, mas é impagável

Homenagem a Helio Gracie from Yogi Filmes on Vimeo.

Fonte GracieMAG

Boi é mais um da Alliance que promete incomodar

A Alliance é cheia de atletas consagrados que vão dos pesos mais leves, com Bruno Malfacine, Rubens Cobrinha e Michael Langhi, aos mais pesados, com Antonio Peinado, Bernardo Faria, Léo Nogueira e Tarsis Humphreys, entre muitos outros.

Entretanto, chamou a atenção no Brasileiro de Equipes 2010 a participação de Fabiano Souza, o Boi. O lutador finalizou nas duas apresentações que fez, com a chave leglock, inclusive na luta decisiva, contra Vinícius Marinho, que deu o triunfo ao time.

“Leglock e omoplata são duas posições que treino bastante na academia e estão saindo bem nas competições. Estou com o tempo delas”, comenta.

Boi dá aulas na Alliance em Bragança Paulista, sua cidade natal, e treina no QG em São Paulo três vezes por semana ao lado da faixa-marrom Andressa Correia. Apesar de ser menos conhecido no Jiu-Jitsu que os principais nomes da equipe, o faixa-preta tem uma longa estrada no mundo das lutas.

“Não lutei tanto na CBJJ, mas fui vice no Brasileiro em 2004, na faixa-roxa, tendo feito sete lutas. Também fiquei em terceiro no Mundial 2004. Já morei no Rio de Janeiro por dois anos e meio, treinava na Black House quando me dediquei ao MMA (2v-1e). No último Mundial, na Califórnia, perdi nas quartas-de-final para o Guto Campos. A luta terminou empatada e deram a vitória para ele, mas acho que eu merecia mais pela combatividade”, diz o meio-pesado.


Depois do bom resultado, Boi espera seguir a boa fase e realizar seu grande sonho: o título mundial da Califórnia.

“Meu carro forte é a competição. Quero o Mundial da IBJJF e estou aberto ao vale-tudo também. Mas quero esse título mundial antes, porque pode abrir mais portas para mim. Ainda luto neste ano a seletiva para o World Pro, em Natal, e o World Cup, evento do Fepa. Ano que vem espero seguir todo o calendário da IBJJF, começando pelo Europeu. Vou incomodar o pessoal nos eventos!”, avisa.
Fonte GracieMAG