Pesquisa personalizada

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Toco gradua todo o clã Gama Filho

Um dos grandes incentivadores do faixa-preta de Carlson Gracie, Francisco “Toco”, foi o mestre Pedro Gama Filho, que faleceu em 2004. Gama Filho teve uma história única e de grande importância na história das artes marciais no Brasil, principalmente no Judô. Para Toco, além de padrinho de casamento e amigo de sua família, Pedro Gama Filho foi o grande mentor do projeto da Nova Geração, equipe criada por Toco em 1992.

Atualmente, os filhos de Pedro Gama filho treinam com Toco e são formados faixa-preta pelo mestre. “O Henrique e o Doca (presidente da CBLA) se formaram primeiro, pois o outro filho, Bernardo, sempre esteve muito ocupado com seus compromissos como advogado”, contou Toco no Raio-X da edição 150 da revista TATAME, onde se comprometeu com o saudoso Pedro Gama Filho de que iria formar todos os seus filhos faixas-pretas de Jiu-Jitsu. Toco conseguiu cumprir a promessa e graduou Bernardo, no dia 31 de dezembro, à faixa-preta de Jiu-Jitsu e confessa que se sentiu aliviado com a graduação de mais um filho de seu grande amigo Pedro.

“O Pedro Gama Filho era como um pai para mim e eu me comprometi com ele, antes de sua partida, que eu iria formar todos os filhos dele na faixa-preta. O Bernardo foi quem me deu um pouco de trabalho devido aos seus compromissos profissionais, já que ele é advogado e vivia ocupado, mas graças à Deus eu consegui formá-lo e agora que ele pegou a faixa-preta sinto a sensação de dever cumprido”, disse orgulhoso.

Mas a família parece que já nasceu de quimono e o legado não deve parar por aí. Filho de Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas, Antonio Pedro, que tem apenas um ano e um mês, já começa a dar os primeiros passos, ou golpes, e já tem freqüentado a academia: “o filho do Doca, apesar de ser muito pequenininho, muito novo ainda, já demonstrou que se sente à vontade com o quimono, não tem jeito mesmo, isso está no sangue”, comentou Francisco Toco, que garante que a Nova Geração vai vir forte para o ano de 2009: “As metas da Nova Geração para 2009 são disputar o brasileiro em maio, o Circuito do Gavazza e trabalhar duro para o Brasileiro de equipes”, finalizou.
Fonte TATAME

Nenhum comentário: