Pesquisa personalizada

sexta-feira, setembro 25, 2009

Brasileiros brilham no American National de JJ

No último final de semana, os atletas brasileiros deram show no American National Jiu-Jitsu Championship, que aconteceu na Califórnia. Nas disputas da faixa-preta adulto, o destaque ficou por conta de João Assis (Check Mat) e Rodrigo Pinheiro (Universidade do Jiu-Jitsu). Na disputa pelo ouro no pesado, Rodrigo levou a melhor, mas João se recuperou e garantiu o título no absoluto. Entre os penas, o atleta do WEC, Rani Yahya, acabou ficando com a prata, caindo na final diante de Joel Tudor (BJJ Revolution Team).

No máster, o experiente Saulo Ribeiro garantiu o ouro no pesadíssimo, vencendo Luigi Mondelli (American Top Team) na final. No absoluto, Saulo chegou à final com o companheiro de equipe Carlos Francis. No geral, a equipe de Saulo faturou o título, deixando a BJJ Revolution Team com a prata e a Gracie Barra na terceira colocação. No meio-pesado, Givanildo Santana garantiu o ouro para a Lótus Club, derrotando Maycon Carvalho (Gracie Barra) na final. No pena, Renato Tavares, da American Top Team, foi o grande nome.

“Estou muito feliz com essa conquista. Voltei a competir em setembro do ano passado e, com certeza, ano que vem vou atrás dos mesmos títulos, e quero ainda o Internacional de Master e Senior no Brasil”, garante o faixa-preta, que ainda ficou com o terceiro lugar no absoluto, perdendo para Saulo Ribeiro. Neste ano, Renato foi campeão do Pan-Americano e terceiro lugar no Mundial Profissional de Abu Dhabi, além de ter vencido o estadual da Flórida.


RESULTADOS:

FAIXA-PRETA ADULTO:
Pluma:
1º Laercio Fernandes (Cia Paulista)
Rafael Freitas (Gracie Barra University)
Mauro Ayres (BJJ Revolution Team)
Samir Chantre (BJJ Revolution Team)
Pena:
1º Joel Tudor (BJJ Revolution Team)
Rani Yahya (University of Jiu-Jitsu)
Rodrigo Faria (Check Mat Bjj)
Wellington Dias (University of Jiu-Jitsu)
Leve:
1º Jonathan Torres (Lloyd Irvin M.A Academy)
Rodrigo Freitas (Gracie Barra)
Denis Mitchel (De La Riva)
Marcus Torregrosa (Cassio Werneck)
Médio:
1º Mike Fowler (Lloyd Irvin M.A Academy)
Rodrigo Teixeira (Carvalho-Teixeira)
Pedro Henrique Elias (Caique JJ)
João Faria (University of Jiu-Jitsu)
Meio-pesado:
1º Tony Eduardo (Gracie Florianópolis)
Jason Ebarb (Texas Punishment Crew)
Antonio Passos (BJJ Revolution Team)
Felipe Fogolin (Cleber JJ)
Pesado:
1º Rodrigo Pinheiro (University of Jiu-Jitsu)
João Assis (Check Mat Bjj)
Super-pesado:
1º Adriano Camolese (ST Sports)
Andrá de Freitas (Cesar Gracie)
Pesadíssimo:
1º Stephen Hall (Alliance)
Absoluto:
1º João Assis (Check Mat Bjj)
André Freitas (Cesar Gracie)
Adriano Camolese (ST Sports)
Jonathan Torres (Lloyd Irvin)

FAIXA-PRETA MÁSTER:
Pena:

1º Renato Tavares (American Top Team)
Eric Burdo (BJJ Revolution Team)
Jimmy Tang (Jean Jacques Machado)
Destin Simmons (University of Jiu-Jitsu)
Leve:
1º Cleber Luciano (Cleber JJ)
João Cunha (Clube de JJ Pitbull)
Tony Pacenski (BJJ Revolution Team)
Christopher Haveter (Jean Jacques Machado)
Médio:
1º Tyrone Glover (Paragon)
Raphael Carrao (ST Sports)
Jared Vanderzyl (Fabio Santos
Marc Marins (NORTH VANCOUVER BJJ)
Meio-pesado:
1º Givanildo Santana (Lotus Club)
Maycon Carvalho (Gracie Barra)
Andre McLauglin (Cia Paulista)
Pesado:
1º Erik Wanderley (Gracie Barra)
Carlos Francis (University of Jiu-Jitsu)
Pesadíssimo:
1º Saulo Ribeiro (University of Jiu-Jitsu)
Luigi Mondelli (American Top Team)
Cleverson Silva (CMS)
Absoluto:
1º Carlos Francis (University of Jiu-Jitsu)
Saulo Ribeiro (University of Jiu-Jitsu)
Renato Filho (American Top Team)
Christopher Haueter (Jean Jacques Machado)

Fonte TATAME

Gilson Farias e o Jiu-Jitsu na Suíça

Vice-presidente da Federação Helvética de Jiu-Jitsu Esportivo (FHJJE), Gilson Farias é o pioneiro do jiu-jitsu na Suíça. No país desde 1991, o faixa preta chegou para concluir os estudos de Educação Física. Por lá, acabou construindo família e se tornou peça importante para arte suave. Além de ensinar a modalidade, trabalhou na realização do primeiro Campeonato Europeu da CBJJE, que aconteceu em Morges, nos dias 19 e 20 de setembro. O professor e competidor fala do desenvolvimento da modalidade na Europa.

“Já desenvolveu bastante. Em 2003 houve o primeiro Europeu, da IBJJF, em Lisboa, e deu uma impulsão. Em 2009 houve esse da CBJJE e espero que possamos conseguir o mesmo resultado na Suíça. O campeonato foi um sucesso, com 18 países inscritos e a tendência no próximo ano é de dobrarmos o número de atletas”, diz o faixa preta, que conta como iniciou o trabalho no país:

“Já trabalhava em academias de musculação e conheci pessoas que faziam judô aqui. Treinei com esse pessoal e vi que tinha que iniciar alguma coisa. Quando cheguei à Suíça, ninguém sabia o que era o jiu-jitsu brasileiro. Foi uma grande descoberta para eles e para mim também, que pude conhecer uma nova cultura. Hoje já temos mais de cinco academias, criamos uma Federação Suíça e espalhamos o jiu-jitsu por aqui. Com esse Europeu (CBJJE) que acabamos de realizar, o esporte só tem a crescer”, completa.

Gilson iniciou na modalidade no Rio de Janeiro, com Romero Jacaré, um dos responsáveis pela base da Alliance. Apesar de ter recebido a faixa preta de Roberto Roleta, defende a bandeira da academia Kimura Nova União, comandada por Jair Lourenço.

“Treinei com o Jair até a faixa marrom, mas já estava na Suíça há anos e não tinha um professor. O Roleta, que era meu amigo, esteve aqui para um seminário e me fez essa surpresa, mas realmente represento a bandeira da Kimura. Hoje contamos com três filiais aqui na Suíça e outras na Itália, França e Noruega. Essa última com 60 faixas brancas, o que indica que tanto a arte quanto a equipe crescerão muito. E os resultados estão aparecendo. Tínhamos o objetivo de 15 medalhas neste Europeu e superamos essa estimativa. Vencemos no geral por equipes e isso foi muito importante para a Nova União, que contou com muitos atletas da Kimura neste evento”.

Para se adaptar ao novo país e cultura não foi fácil. Hoje, um cidadão suíço, o treinador não troca de vida. “Quando vi chegar a neve foi uma descoberta. O primeiro inverno foi duro, mas havia dois amigos comigo e isso ajudou. Após isso fiquei, estudei e conheci uma pessoa bacana, com quem estou a mais de 15 anos junto, a Cristina. Tenho três filhos suíços e me adaptei completamente ao país”, finaliza.

Fonte TATAME

Serginho e a eficiência do Jiu-Jitsu no Jungle

Estrela da luta principal do Jungle Fight, que aconteceu no último sábado (19) em São Paulo, Sérgio Moraes não deu chances ao holandês Tommy Depret, mostrando o Jiu-Jitsu de campeão mundial e finalizando em menos de quatro minutos.

“Esse é o meu carro de ofício... No dia em que alguém bloquear eu vou precisar mostrar o que eu tenho em pé, mas por enquanto vamos lutando assim”, garante Serginho, que teve o apoio da torcida da Cohab. “Isso daí é muito bom, que pena que a gente tem que sair para lutar longe de casa, mas é bom os americanos sentirem essa pressão. Isso é maravilhoso, isso dá uma energia pra dez rounds se fosse preciso”, conta o faixa-preta, que vem de vitória no Bellator, nos Estados Unidos.

“Eu adoro lutar aqui, se eu pudesse só lutava aqui, mas por enquanto não dá. O esporte vem crescendo muito, nosso secretário de esporte está dando a oportunidade de mostrar que o MMA é um esporte que veio para ficar, mas por enquanto é lá fora que encontramos o verdadeiro valor”, disse, sonhando com mais oportunidades. “Estou treinando e fazendo o meu trabalho, estou sempre lutando. É trabalhar duro, se dedicar que Deus está olhando para você”.
Fonte TATAME

quinta-feira, setembro 24, 2009

Circuito Aberto Paulista de 2009 - III Etapa

Data: 17 e 18 de Outubro
Categorias: AZUL - ROXA - MARROM E PRETA
ADULTO - MASTER - SENIOR - S.SENIOR
Masculino - Feminino
LOCAL: Tênis Clube PaulistaR. Nilo, 430 - Paraíso - São Paulo
INSCRIÇÕES: ATÉ O DIA 09 DE OUTUBRO
Quem não tem carteirinha da FPJJ, falar com o Magal ou Vicente.
Vamos ir galera...

Jacaré espera fazer a melhor luta do ADCC

Substituindo Roger Gracie na super luta do ADCC 2009, que acontece neste final de semana em Barcelona, na Espanha, Ronaldo “Jacaré” está animado para o confronto contra Roebrt Drysdale. “Estou muito feliz de ser convocado para fazer a super luta com o Robert, que é um excelente atleta. Espero fazer a luta mais bonita da história das super lutas do ADCC”, prometeu o faixa-preta em conversa com a TATAME, antes de embarcar para a Europa.

“Pelo meu estilo de luta e pelo que eu já fiz pelo Submission, não fiquei surpreso de ser convidado, e fiquei feliz de fazer a super luta. Eu já fiz luta com ele pelo Submission e Jiu-Jitsu, então sabia que tinha potencial para estar ali”, garante Jacaré, prevendo uma grande luta. “Vai ser um lutaço, podem esperar. É assim quem eu acho que vai ser a luta”. Enfrentando Drysdale, com quem treinou na X-Treme Couture, em Las Vegas, Jaca conta que a amizade não vai interferir na luta.

“O Robert é meu amigo, é um excelente atleta, mas eu já lutei com amigo outras vezes. Eu venho do Judô também, e no Judô a gente sempre luta com os parceiros de treino também, não tem esse negócio de amigo. Eu treinei muito pouco tempo com ele, não deu nem pra sentir direito como é, mas vou lá pra lutar com o atleta que foi campeão absoluto do ADCC”, disse, revelando que deve estrear pelo Strikeforce no dia 7 de novembro, ainda sem adversário definido.

"Estou empolgado, estou treinando muito MMA e vocês podem esperar show de mim. Vou fazer a minha parte e vou pra lá arrancar o cinturão de quem estiver com ele. Vou fazer a minha parte luta por luta e, quando me colocarem para disputar o cinturão, vou estar pronto”, garante, vendo Jason Miller, a quem derrotou no Dream, sendo cotado para uma disputa de cinturão. “Deixa o palhaço disputar o cinturão, depois eu tomo dele (risos)”, finalizou o faixa-preta.
Fonte TATAME

ADCC divulga o cronograma oficial

A organização do Abu Dhabi Combat Clube, que acontece neste final de semana em Barcelona, na Espanha, divulgou o cronograma oficial das disputas. A partir das 7 horas do sábado, no horário de Brasília, os atletas entram em ação nas áreas de luta, começando pelos mais pesados, até a definição total das quartas de final.

Ao final do primeiro dia, as semifinais serão definidas e, fechando com chave de ouro, Ronaldo Jacaré e Robert Drysdale entram em ação na super luta. No domingo, as lutas rolam a partir das 8 da manhã (horário de Brasília), definindo os finalistas de todos os pesos para, em seguida, os atletas voltarem para a disputa do absoluto. A equipe da TATAME já está na Espanha e trará todos os detalhes direto da Europa para você. Clique aqui e saiba tudo sobre o ADCC 2009.
Fonte TATAME

ADCC: Barral é convidado

Campeão mundial lutará no peso acima de 99kg

Rominho Barral confirmou na tarde desta quarta-feira ao GRACIEMAG.com que é o mais novo convidado para lutar o ADCC 2009, evento que rola neste fim de semana em Barcelona. "Fui convidado ontem para lutar o ADCC. Recebi a notícia às 3h da manhã e fiquei amarradão. Vou sair hoje aqui de Los Angeles e pegar meu vôo para Barcelona”, disse o atual campeão dos meio-pesados do Mundial de Jiu-Jitsu.

Essa será a segunda participação de Rominho. “Em 2007 eu lutei o ADCC também. A diferença dessa vez é que eu vou numa categoria diferente da minha. Eu luto até 88kg, mas como eles está completa, fui convidado para lutar no acima de 99kg. Com os pesadões mesmo. Mas como eu luto absoluto sempre, não vejo problema em lutar com caras maiores que eu não. Vamos para a briga”, disse um animado Barral.

“Recebi a notícia em cima da hora, mas estou sempre bem treinado. Estou treinando sem kimono sempre, faço uma boa preparação física, então acho que vou chegar lá bem preparado. Não treinei especificamente nas regras e tal, mas com certeza estou bem para fazer um bom campeonato”, afirmou o faixa-preta da Gracie Barra.

“Em todo os campeonatos que vou lutar busco fazer o meu melhor. O mais importante para mim hoje é conseguir dar o 100% no campeonato. Nem é só a vitória. A vitória é conseqüência de eu conseguir dar meu máximo. Se conseguir dar meus 100% vou estar feliz, independente do que acontecer. Se Deus quiser, vou chegar lá bem preparado”.

E qual a emoção de lutar o ADCC? “Poxa, é um prazer imenso. Eu já estava triste aí porque não tinha sido convidado, não pude fazer a seletiva no Brasil porque estou morando aqui nos Estados Unidos. Todo mundo estava me perguntando como eu não tinha sido convidado, porque eu tenho sempre feito bons campeonatos no Jiu-Jitsu. Mas surgiu o convite de última hora. Fiquei amarradão. Feliz demais”, encerrou Barral.
Fonte GracieMAG

quarta-feira, setembro 16, 2009

Faixa preta campeã por equipes

O campeonato Brasileiro de equipes é considerado um dos mais charmosos campeonatos do calendário da CBJJ, embora ele aconteça no final da temporada e seja o ultimo campeonato oficial ainda atrai a atenção e desperta o interesse dos principais times do Brasil.Nossa equipe foi representada por apenas 6 equipes em um total de 9 possíveis e assim mesmo com muitos desfalques, porém é isso que faz nossa equipe ser a melhor do mundo, o conjunto, não importa se temos todas as nossas estrelas ou se vamos com a nova geração da academia, estamos sempre na briga, nossos atletas demonstram isso a cada torneio.Não conquistamos o titulo geral é verdade, ficamos em 3º, porém ganhamos a principal divisão do torneio, a faixa preta pesado, o que não acontecia há exatos 10 anos, foi nosso 5º título nessa categoria, fomos representados por Fabio Romão, Fabiano Boi, Leonardo Nogueira, Batista, Bernardo Faria, Guile e Diogo, vencemos com parcias de 3 x 1, 3 x 0 e de novo 3 x 0 na final contra a Gracie Barraparabens a todos!!!
Fonte Site do General Fabio Gurgel

terça-feira, setembro 15, 2009

Leozinho Vieira

Bicampeão do ADCC, Leozinho Vieira vai em busca do sonhado tricampeonato no torneio, que escapou na final para Rani Yahya, em 2007. Em entrevista à TATAME, o faixa-preta falou sobre a expectativa para o ADCC, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro em Barcelona, na Espanha. “Está bom, estou amarradão em estar voltando. Estou com uma equipe que está dando o maior suporte, vários amigos, todo mundo treinando... Estou muito motivado e não vejo a hora de chegar”, afirmou o líder da Checkmat, que ainda falou sobre as conquistas do primeiro ano da equipe, a polêmica guarda 50-50, a possível volta às competições de pano e muito mais.

Como está a expectativa para buscar o tricampeonato do ADCC esse ano?
Está bom, estou amarradão em estar voltando. Estou com uma equipe que está dando o maior suporte, vários amigos, todo mundo treinando... Estou muito motivado e não vejo a hora de chegar.

Como estão os treinamentos? Está focado só no Submission?
Apesar de ter umas competições de quimono até lá, com muitos atletas que vão competir, como o Brasileiro de Equipes, esse segundo semestre vão ter muitas competições sem quimono nos Estados Unidos e aqui, agora o ADCC, então a aula de Submission já faz parte do nosso quadro horário desde do inicio do ano. Já viemos desenvolvendo um treino forte e esperamos colher bons frutos.

Outro atleta nosso que poderia estar no ADCC deste ano é o Lucas Leite... Ele é um atleta excelente, tem lutado todos os campeonatos, já venceu lutadores de alto nível e está muito bom sem quimono. Ele está morando nos EUA e foi campeão do absoluto do Grapplers Quest, e ele representa tudo isso que eu falei. Ele merecia estar no ADCC, na categoria dele não tem ninguém da nossa equipe.

Tem um tempo que você não compete de quimono... O seu foco agora é só o Submission?
As prioridades mudam um pouco, cara, afinal sou pai, tenho dois filhos, tenho uma equipe, então meu foco fica em função de família e equipe. Eu gosto de competir e vou estar sempre motivado a competir, inclusive de quimono. O que me faz ficar afastado é por conta do modelo de campeonato amador que nós temos, e eu gostaria que o Jiu-Jitsu tivesse uma parte profissional. Eu estou com patrocinadores que me apóiam e tenho me sentido motivado a competir... Talvez ano que vem eu me motive a lutar alguma competição de quimono.

Como você vê essas competições que estão pagando premiação em dinheiro, como as que tiveram nos Emirados Árabes?
Essa é uma competição que eu estou a fim de lutar. Cheguei até a conversar algumas coisas com a organização, mas nesse meio tempo meu filho acabou nascendo, foi uma gravidez atrás da outra e, querendo ou não, você tem que ir se adaptando. As coisas mudam, sua rotina muda... Quando eu estava me adaptando, chegou uma menina... Estou me adaptando aos meus filhos e agora o treinamento para o ADCC... O importante é que estou me sentindo bem, motivado.

E o filhão, já vestiu o quimono?
Já vestiu, já foi para a academia, fica dando risada, andando de um lado para o outro... É legal ver essa etapa da vida, do conhecimento de valores, entender a questão familiar, o relacionamento com o pai, você começa a olhar o pai com um olhar diferente.

Seu filho está com um ano e três meses, e a Checkmat acabou de fazer um ano... Qual o balanço que você faz dessa equipe que em tão pouco tempo já conseguiu fazer tanto barulho?
Nós fizemos um ano e fomos campeões em alguns campeonatos, como no Europeu, Pan-Americano, em outro ficamos em terceiro lugar, como no Mundial... Isso superou as expectativas para a nossa equipe. Isso tudo é reflexo e fruto de um treinamento e dedicação de cada um dentro da equipe, cada um sabendo seu valor no time e é claro que estamos esperando coisas melhores para o próximo ano.

Desde o nascimento da Checkmat, o que mais mudou na sua vida?
Antes eu não tinha uma autonomia, e mudou nesse sentido de organização, de ter autonomia para reger uma equipe, ser o dono do seu próprio negócio. Hoje nós temos academia em todos os lugares do Brasil e exterior e elas têm suas autonomias. Nós sabemos até onde podemos ir, temos uma organização dentro da equipe, hoje eu me sinto dentro de uma equipe, pessoas não só pensando em si próprio, mas se dedicando por um bem maior. Esse é o diferencial que acabou fazendo com que, por mais que fossemos novos, subíssemos no pódio.

Qual a expectativa para o próximo ano? Você pensa em abocanhar um Mundial, desbancando equipes como Gracie Barra e a Alliance?
Quem for, vai para dar a vida para que isso possa acontecer. Óbvio que estamos falando de equipes que têm mais de dez anos de tradição, e querer quebrar isso não é fácil. Acho que temos nos superado e muito, mas eu confio e acredito muito no que eu tenho e sei que meus atletas, onde estiverem, vão estar indo para se sacrificar. Nossa intenção não é ser o primeiro, vencer, ser o campeão da agremiação, a intenção é que cada atleta seja campeão e dê o seu melhor lá. Se isso acontecer o titulo acaba vindo em função do esforço de cada um.

Como foram os seus treinamentos com o Kid Yamamoto?
Foi uma experiência muito boa, treinamos muito bem, fizemos uma grande amizade. O pai dele é um Wrestler olímpico e apesar de ele não ter muitos conhecimentos de chão, ele é muito bom lutador de Wrestling, é muito boa pessoa. Ficamos muito tempo juntos, quase um mês treinando. Estive lá no Japão para a luta dele e ele é apaixonado pelo Jiu-Jitsu, treina, coloca o quimono de vez em quando, é bem humilde, luta Muay Thai... Ele é muito leve para a categoria dele, que é 65kg... Depois do almoço ele estava pesando 62kg (risos). Como profissional é um cara muito talentoso, e como pessoa é um dos caras mais disciplinados com quem eu trabalhei. Além dele, eu ajudei nos treinos do BJ Penn para a sua última luta no UFC (contra Kenny Florian).

O Anderson disse que o Yamamoto estava entre os três melhores lutadores de MMA peso por peso... Você concorda?
Com certeza, para mim está entre os três também, não só por que eu já trabalhei com ele, mas eu já era fã antes, é estratégico, forte, perigoso, tem em seu currículo varias lutas com brasileiros renomados, é um excelente lutador e, depois que eu trabalhei com ele, entendi porque ele conseguiu excelentes resultados.

Quem são os outros dois que você apontaria entre os melhores do mundo?
O Anderson Silva encabeçando essa lista, porque ele vem mostrando total controle sobre a categoria dele, e o Lyoto Machida. Eu acredito muito no Demian, que vem mostrando o lado puro da luta, do Jiu-Jitsu no MMA.

Quem você apontaria como os três melhores do Jiu-Jitsu atualmente?
Roger Gracie, o Cobrinha, por toda sua historia, lutas e disciplina, o em terceiro eu botaria o Aryzinho (Farias), que está na marrom e daqui a pouco vai chegar na preta... Ele é aluno do Ricardinho e não vai passar despercebido... Ele vem se destacando muito, fazendo excelente trabalho, e vai dar o que falar na faixa-preta dessa categoria.

O que você acha da guarda 50-50? Você considera amarração ou evolução do Jiu-Jitsu?
Acho que é como qualquer outra guarda, que pode ser usada para atacar, para amarrar, para defender... É um artifício como qualquer um outro, você pode usar da maneira que bem entender. Nós acabamos tendo conhecimento porque a guarda acabou sendo desenvolvida e chegamos a trabalhar um pouco juntos na época. A polêmica é porque ela acaba sendo desconhecida por grande parte das equipes e isso assusta um pouco, cria-se todo um mistério, mas daqui a pouco está todo mundo conhecendo, atacando e defendendo, partindo dela sem grande alarde, vai mudar o foco quando aparecer outra coisa... Faz parte da evolução do Jiu-Jitsu, tentar proibir vai complicar cada vez mais e tirar a essência do Jiu-Jitsu, que prega toda a criatividade e variedade de golpes.
Fonte TATAME

quarta-feira, setembro 09, 2009

Kyra Gracie

O ano de 2009 não começou bem para Kyra Gracie. Voltando para casa com a prata no Pan-Americano e duas pratas no Mundial de Jiu-Jitsu, a faixa-preta quer dar a volta por cima no ADCC, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro em Barcelona, na Espanha. Antes de embarcar para Nova Iorque e finalizar o treinamento com o tio Renzo Gracie, Kyra conversou com a TATAME sobre a expectativa para o tricampeonato do ADCC, revelando que não disputará o absoluto.

Como está a preparação para o ADCC?
Já estou na fase final da preparação... Vou para Nova Iorque agora, na quinta-feira, e vou ficar lá por dois dias treinando com o Renzo, depois vou para Londres me encontrar com o Roger. Estou treinando aqui no Rio, fazendo a preparação com o Pimentel, treinando com o técnico da Seleção Brasileira, o Marcos Paulo, e fazendo Judô e Jiu-Jitsu.

O Roger se machucou e está fora do ADCC, né?
É... Ainda não falei com ele, mas já estou sabendo.

Qual a expectativa para o campeonato?
A expectativa é a melhor possível, quero voltar com o tricampeonato.

Em 2007, você acabou se machucando no absoluto. Esse ano, você vai em busca dos dois ouros?
Esse ano eu só vou competir no meu peso, porque tive uma lesão na coluna depois do Mundial... Só vou lutar o meu peso mesmo, estou focada só no meu peso.

Quem você acha que pode pintar no seu caminho na busca pelo título no peso?
Acho que tem muita gente boa, é difícil pegar uma menina só. Tem a Michelle (Tavares), que ganhou a seletiva no Brasil, umas japonesas muito boas contra quem eu já lutei, e sempre têm umas surpresas, umas meninas novas que estão chegando, que ganharam a seletiva nos Estados Unidos e Europa... Acho que só vai ter lutão.

No Mundial desse ano, você voltou com duas medalhas de prata. O ADCC vai servir para você lavar a alma?
É... O ADCC vai servir pra lavar a alma. Depois de muito tempo, voltei do Mundial com o segundo lugar... O ADCC é um dos principais campeonatos, acontece de dois em dois anos e é um dos mais importantes.
Fonte TATAME

Krya e o ADCC: “Quero voltar com o tri”

O ano de 2009 não começou bem para Kyra Gracie. Voltando para casa com a segunda colocação no Pan-Americano e duas medalhas de prata no Mundial de Jiu-Jitsu, a faixa-preta quer dar a volta por cima no ADCC, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro em Barcelona, na Espanha. Antes de embarcar para Nova Iorque e finalizar o treinamento com o tio Renzo Gracie, Kyra conversou com a TATAME sobre a expectativa para o tricampeonato do maior torneio de submission grappling do mundo.

“A expectativa é a melhor possível, quero voltar com o tricampeonato”, disse Kyra, esbanjando confiança para triunfar no peso, ficando de fora do absoluto devido a uma lesão nas costas. “Esse ano eu só vou competir no meu peso, porque tive uma lesão na coluna depois do Mundial... Só vou lutar o meu peso mesmo, estou focada só no meu peso”, revelou a faixa-preta. Clique aqui e confira uma entrevista exclusiva com Kyra, que comentou sua preparação e a expectativa de lavar a alma no torneio.
Fonte TATAME

Royler: “O Jiu-Jitsu já é maior que o MMA”

Um dos maiores nomes do Jiu-Jitsu e MMA da história, Royler Gracie está no Paredão da Revista TATAME de setembro. Relembrando momentos marcantes em um bate-papo histórico, Royler também falou sobre o crescimento da arte suave ao redor do mundo.

“O Jiu-Jitsu já é maior que o MMA no mundo todo, e vai ser muito mais, porque no MMA a faixa dos lutadores é restrita, dos 18 aos 35, mais ou menos. No Jiu-Jitsu, você treina uma criança de três até um senhor de 80 anos”, garante o tetracampeão mundial de Jiu-Jitsu, que pensa em voltar a lutar, seja no MMA ou no ADCC.

Radicado nos Estados Unidos, Royler comentou os antigos desafios no Rio de Janeiro, as históricas lutas contra De La Riva e Peixotinho, a quem considera seu maior oponente, e os tempos de “guerra” entre o Jiu-Jitsu e a Luta Livre, como no confronto na Academia Gracie.

“Tava um clima meio pesado, tinha uns caras armados, outro com ácido na mão... Lembro do meu pai chamando o Hugo e o Denílson e falando que, se houvesse crocodilagem, haveria represálias. Os dois garantiram que seria mano a mano, aí o meu pai abriu a roda e os dois se pegaram”, conta, relembrando como começou sua briga contra Eugênio.
Fonte TATAME

sexta-feira, setembro 04, 2009

Campeonato Sudeste Brasileiro mostra força de nossa equipe

Venho há algum tempo tentando convencer a CBJJ a trazer um campeonato oficial para São Paulo, embora estejamos conseguindo grande sucesso em todas as competições seja no Rio de Janeiro, nos EUA ou na Europa, nosso pólo mais forte é sem dúvida São Paulo e mostramos isso no ultimo final de semana de forma incontestável, vencendo em todas as categorias do masculino. Fizemos 180 pontos no adulto deixando o segundo colocado com apenas 38 pontos, no Master e Senior fizemos 140 pontos e o segundo apenas 44 pontos, ainda vencemos o Juvenil e no feminino ficamos em segundo por 1 pontinhoParabéns a todos que lutaram e foram lá torcer para nossos atletas, nossa união é a diferença, além claro do talento, determinação, organização e técnica rsrsrr

Fonte Site do General Fabio Gurgel

quinta-feira, setembro 03, 2009

JJ com premiação em dinheiro em São Paulo


Vai rolar nos dias 3 e 4 de outubro, na Uni Ítalo, em São Paulo, a décima edição do Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu, onde já brilharam nomes como Michael Langhi, Tarsis Humphreys, Serginho Moraes, Eduardo Telles, Eduardo Santoro “Português”, Augusto Ferrari, André Galvão e Gabriel “Napão”. Com premiação em dinheiro a todas as categorias do absoluto, o torneio ainda dará ao campeão do absoluto faixa-preta uma passagem para o Pan-Americano de 2010, na Califórnia. P prazo de inscrições será aberto no dia 23 de setembro, e mais informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 9145-9652 (ID: 55*30*55988) ou pelo site http://www.cpjj.org/.
Fonte TATAME

O Jiu-Jitsu no Twitter

Siga a rotina dos campeões

Depois de fazer bom uso do YouTube, a comunidade do Jiu-Jitsu também tem adotado o Twitter, como bem reparou o ligadíssimo Caleb Queerns, faixa-marrom de Fabio Santos em San Diego e alma do site The FightWorks Podcast (twitter.com/bjjradio e twitter.com/icompete).

O jornalista fuçou e listou em seu site um apanhado de estrelas do Jiu-Jitsu que estão no twitter, umas com mais atualizações que outras, como de costume.

Lutadores:
Flavio Almeida: twitter.com/almeidadog
Dave Camarillo: twitter.com/DaveCamarillo
Romero “Jacare” Cavalcanti:twitter.com/masterbjj
Felipe Costa: twitter.com/felipecostabjj
Robert Drysdale: twitter.com/robertdrysdale
“Caique” Elias: twitter.com/cjjusa
Braulio Estima: twitter.com/GracieBarraBham
Gabrielle Garcia: twitter.com/gabijiu
Marcelo Garcia: twitter.com/marcelogarciajj
Kyra Gracie: twitter.com/kyragracie
Rener Gracie: twitter.com/renergracie
Renzo Gracie: twitter.com/RenzoGracieBJJ
Robson Moura: twitter.com/robinhobjj
Ryron Gracie: twitter.com/ryrongracie
Fabio Gurgel: twitter.com/fabiogurgel
Lloyd Irvin: twitter.com/lloydirvin
Rafael Lovato Jr.: twitter.com/OKBJJ
Demian Maia: twitter.com/demianmaia
Bruno Malfacine: twitter.com/bmalfacine
Pablo Popovitch: twitter.com/TeamPopovitch
Hanette Staack:twitter.com/HANNETTESTAACK
Hillary Williams: twitter.com/HillaryBJJ

Organizações e sites
The FightWorks Podcast (twitter.com/bjjradio & twitter.com/icompete
Alicia Photos: twitter.com/aliciaphotossd
BJJLegends: twitter.com/BJJLegends
Grapplers Quest: twitter.com/grapplersquest
International Brazilian Jiu-Jitsu Federation:twitter.com/ibjjf
NAGA: twitter.com/NAGA_FIGHTER
US Grappling: twitter.com/usgrappling
GRACIEMAG: twitter.com/graciemag & twitter.com/graciemag_br
GRACIEMAG Association: twitter.com/gmassociation
Fonte GracieMAG

Marcelinho divulga conta para ajudar Tererê

Ex-campeão foi novamente internado e corre riscos

Marcelo Garcia está confirmado na busca do tetracampeonato até 77kg, no ADCC em Barcelona, no fim de setembro. E vai, ainda, atrás do título inédito no absoluto no charmoso torneio sem kimono, em sua primeira edição na Europa.

Entretanto, o golpe mais importante que o craque deu ontem foi no quesito solidariedade. O astro da Alliance, juntamente com sua esposa Tatiana Tognini, divulgou uma conta internacional no site Paypal, permitindo doações de qualquer lugar do mundo.

O ex-campeão vive momentos dramáticos, tendo sido internado novamente ontem, numa casa de saúde longe do ideal, segundo sua família. A situação de Tererê é realmente gravíssima.

Para colaborar e tentar ajudar a salvar Tererê, há dois modos:

Para quem tem cartão de crédito internacional ou conta no exterior, basta clicar no link abaixo e doar pelo Paypal. Não é nem preciso ter conta no Paypal, basta escolher e clicar em qualquer cartão de crédito e doar quanto quiser.

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=7940152

Para quem não tem conta fora do Brasil, o faixa-preta Elan Santiago (Alliance) divulgou a conta do pai de Tererê. Santiago vai divulgar toda semana publicamente o extrato da conta e informar o valor arrecadado.

Banco do Brasil
Agência: 0525-8
Conta Poupança: 24611-5
Carlos Augusto da Silva (Tio Barriga)
CPF: 495662967-20
Fonte GracieMAG

quarta-feira, setembro 02, 2009

Aryzinho defende guarda 50-50 e os Mendes

Depois que a TATAME publicou na edição passada uma matéria sobre a guarda 50-50, a polêmica em torno da posição parece não ter fim. Uns defendem, outros condenam... Para muitos, não passa de uma posição como qualquer outra.

O faixa-marrom da Checkmat, Ary Farias, que já foi campeão mundial oito vezes, faz parte do grupo dos que defendem a guarda. “É uma posição que não faz mal a ninguém, acho que o maior erro criticar ao invés de estar treinando os ataques e as defesas”, afirmou o casca-grossa, que disse se sentir confortável com a posição.

“A maioria das pessoas que critica a 50/50 é porque não sabe trabalhar a posição, sou um cara que me sinto em casa nela, acho que eu e os Mendes ficamos bem nela. O erro de muita gente é entrar nas posições que são complicadas, a maior defesa da posição é não entrar nela”, afirmou Aryzinho, rebatendo os que consideram a posição um jeito de amarrar a luta.

“Quem acompanha as minhas lutas vai ver que em momento algum eu amarro na posição e os Mendes são a mesma coisa, ninguém esta amarrando. Só é chato porque o de cima não está conseguindo sair”, finalizou o faixa-marrom.

Fonte TATAME

Xande Ribeiro

Bicampeão mundial absoluto de Jiu-Jitsu e atual campeão da sua categoria no ADCC, Xande Ribeiro está treinando a todo vapor em sua academia, a Universidade do Jiu-Jitsu, em busca de mais um título no maior evento de grappling do mundo. Em entrevista concedida ao site TATAME, Xande falou sobre a sua preparação para o ADCC, apontou alguns favoritos e garantiu que irá brigar pelo título absoluto do Abu Dhabi Combat Club. “O absoluto é o que me falta. Com certeza, vou com vontade para o meu peso e sobrando gás no tanque vamos correr para o absoluto”, disse o faixa-preta de Royler Gracie, que revelou também que deverá estar de volta aos ringues de MMA em novembro pelo Sengoku. Confira a seguir a entrevista exclusiva.

No mundial de Jiu-Jitsu você ficou de fora por conta de uma lesão. Já está recuperado?
Com certeza, fiz tratamento intensivo de piscina e reforço muscular, e com certeza já estou 100%. Posso cruzar o joelho e receber pressão em cima, e com certeza vou continuar o trabalho de prevenção.

Como estão os treinos para o ADCC? Quem está treinando com você?
Os treinos estão ótimos, fiz um trabalho de força, de base e eu estava na dúvida entre lutar MMA ou o ADCC, mas a escolha foi feita e vou com tudo para o ADCC. Aqui no nosso camp estou eu, Saulo, Rafael Lovato Jr, Rany, Justin Rader e esperamos apenas o Kron Gracie para completar. No time de base para nosso treinamento estão vários dos meus faixas-pretas e meus próprios alunos, Regis Lebre, Leo Santos, Cadu, Mauricio Rizzada entre outros, além do Bob Anderson, que estou apenas aguardando a confirmação dele para vir afiar o nosso Wrestling.

Você foi campeão na última edição, este ano quer peso e absoluto?
Quero estar bem preparado para fazer oito lutas. O absoluto é o que me falta. Com certeza, vou com vontade para o meu peso e sobrando gás no tanque vamos correr para o absoluto. Nos últimos anos os campeões absolutos vieram do meu peso, o Dean Lister, o Robert Drysdale e Roger, inclusive ganhei de dois deles antes de serem campeões, e, dessa vez, se Deus quiser, serei eu. Tem muito casca grossa ai na disputa e com certeza vencerá quem tiver mais vontade, garra e gás no tanque.

Quem serão seus principais oponentes, aqueles que poderão atrapalhar os seus objetivos?
Não tem ninguém em particular, porque todos estarão bem. Eu me preocupo mais com a galera do Jiu-Jitsu, e com os Wrestlers que por ventura entrem com estratégia afiada. Vou com vontade para jogar em qualquer situação.

Na sua opinião, quem serão os destaques de cada categoria?
Tem muita gente boa, e o time que estamos levando com certeza tem chances, mas fora estes ponho como destaque o Leo Vieria, Cobrinha, Glover... Nas demais, Marcelinho Garcia, Pablo Popovich, Bráulio Estima, Fabrício Werdum, Jeff Monson... São tantos nomes que é até injusto nomear algum.

O Drysdale tem chance de vencer o Roger? Como? Que conselho você daria a ele?
Com certeza ele tem chance se agüentar a pressão por 30 minutos e tiver com as quedas afiadas. O conselho que eu daria é para que ele não erre, porque se ele errar o Roger não vai perdoar.

E o MMA, alguma novidade? Quando o veremos novamente em ação?
Pretendia lutas agora em setembro, mas decidimos que o ADCC era a melhor escolha pra mim, ainda quero poder lutar os eventos que me dão prazer e o ADCC com certeza é um deles. Estou esperando confirmar meu adversário para o próximo Sengoku em novembro.
Fonte TATAME

terça-feira, setembro 01, 2009

Leozinho Vieira focado pelo tri no ADCC

Bicampeão do ADCC, Leozinho Vieira vai em busca do sonhado tricampeonato no torneio, que escapou na final para Rani Yahya, em 2007. Em conversa com a TATAME, o faixa-preta falou sobre a expectativa para o ADCC, que acontece em setembro em Barcelona, na Espanha. “Está bom, estou amarradão em estar voltando. Estou com uma equipe que está dando o maior suporte, vários amigos, todo mundo treinando... Estou muito motivado e não vejo a hora de chegar”, afirmou o líder da Checkmat.

Sem competir no Jiu-Jitsu há bastante tempo, Leozinho confirma que o seu foco, hoje, é o Submission. “As prioridades mudam um pouco cara, afinal sou pai, tenho dois filhos, tenho uma equipe, então meu foco é outro... Eu gosto de competir e vou estar sempre motivado a competir, inclusive de quimono. O que me faz ficar afastado é por conta do modelo de campeonato amador que nós temos”, afirmou, deixando clara a possibilidade de retorno ao pano. “Eu gostaria que o Jiu-Jitsu tivesse uma parte profissional. Eu estou com patrocinadores que me apóiam e tenho me sentido motivado a competir, talvez ano que vem eu me motive a lutar alguma competição de quimono”.

Pronto para o ADCC deste ano, Leozinho lamenta a ausência de Lucas Leite do torneio. “O Lucas Leite é um atleta excelente, tem lutado todos os campeonatos, já derrotou lutadores de alto nível, é muito bom sem quimono... Ele está morando nos EUA e foi campeão absoluto do Grapplers Quest... Ele merecia estar no ADCC, na categoria dele não tem ninguém da nossa equipe”, afirmou Leozinho, revelando que a Checkmat não está se preparando focada no Brasileiro de Equipes da CBJJ.

"A equipe está treinando forte para essa competição, mas temos o ADCC, a Copa Sudeste-Brasileiro, que vai rolar em São Paulo, e em breve vamos ter uma conversa sobre esse campeonato para ver como vamos entrar, se vamos priorizar ele, porque temos muitas competições lá fora, o Mundial No-Gi e outras competições que muitos atletas da nossa equipe estão querendo ir... Queremos concentrar nossas energias em uma só competição”, finalizou o líder da Checkmat.
Fonte TATAME

Na capoeira com Serginho Moraes

Confira a galeria de imagens da roda que o campeão mundial comandou durante o Sudeste Brasileiro de Jiu-Jitsu

No último sábado, 29 de agosto, dentro do ginásio de esportes do complexo Baby Barione, no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital paulista, rolavam as emoções do 1º campeonato Sudeste Brasileiro de Jiu-Jitsu. Os pesos da faixa-preta tinham acabado de ser definidos quando um som de berimbau chamou a atenção da reportagem do GRACIEMAG.com. “A gente ta sempre junto, cantando, animando os campeonatos e dessa vez o Clebão levou o berimbau e os atabaques. Começamos a tocar, juntou gente e fizemos a roda”, explica o personagem principal da capoeira no Baby Barione, o campeão mundial dos médios em 2008 (e vice em 2009, mas apenas porque perdeu no par ou impar para Marcelo Garcia), Serginho Moraes.

A roda, assim como o campeonato, foi dominada pela Alliance, apesar da vitória de Francisco Fernandes Jr (GB) no absoluto preta. Além de Serginho, jogaram o faixa-marrom e campeão dos pesados, Paulo José Pinto, o Paulinho Mandingueiro (segundo Serginho); o faixa-roxa Ricardo Mesquita (vice no absoluto e vice no meio pesado ao fechar com o companheiro Lucas Uchoa); e o faixa-marrom Gabriel Goulart. Confira os melhores momentos da roda da Alliance.
Fonte GracieMAG