Pesquisa personalizada

sábado, janeiro 31, 2009

Europeu: Bráulio e Alexandre Souza decidem o absoluto

Segundo dia de estrelas em Lisboa
Depois do aquecimento de sexta-feira, o sábado ferveu no complexo esportivo Casal Vistoso, em Lisboa, Portugal. Bráulio Estima e Alexandre Souza vão batalhar pelo título de primeiro bicampeão absoluto faixa-preta do campeonato Europeu de Jiu-Jitsu.

Campeão em 2007, o pernambucano pegou dois braços (Yan Cabral e Tiago Borges) e goleou Eduardo Telles (18 a 2) no caminho até a final de domingo. Do outro lado da chave, o catarinense Alexandre Souza vai tentar o segundo título seguido em terras lusas. Ano passado, ele “escalou” Luiz Theodoro “Big Mac” para vencer o absoluto. A vaga na decisão veio com um estrangulamento sobre Max Carvalho e vitórias por pontos sobre Michael Langhi e Allan do Nascimento. “Vai ser o tira-teima”, brincou Bráulio.

“Vou pensar na estratégia de luta essa noite. O Bráulio é um cara mais experiente que eu e com uma guarda muito perigosa”, analisou Alexandre. “Não pode deixar o Xande se ajeitar. Ele joga bem tanto na guarda quanto por cima. A estratégia? Vou pensar quando bater a mão no início da luta”, fez mistério o aluno de Zé Radiola.

Na outra grande disputa do dia, o porto-riquenho Jonathan Torres finalizou três dos seus seis adversários para chegar ao título do absoluto faixa-marrom. A comemoração virou hábito para esse novo talento do Jiu-Jitsu nos Estados Unidos. Nos últimos tempos, o peso leve faturou o Asiático, em novembro, o Pan e o Mundial No-Gi, além do US Open. Na final do absoluto, JT, aluno de Lloyd Irvin e Jared Weiner, pegou o pescoço de Janne-Pekka, muito mais pesado.

Alexandre Souza agradece a vitória sobre Finfou

Fonte GracieMAG

Calendário 2009 NYSBJJF

Calendar
The New York Open

January
28/29 European Championships (IBJJF)
March
5 Pennsylvania Open
April
2 NEW YORK OPEN
07/08/09
Pan American & Team Title USA v Brazil (IBJJF)
CPR -FIRST AID
May
06/07-13/14-20/21 Brazilian Nationals (Youth, adult,master e senior) (CBJJ)
July
22-26/27/28/29/30 Worlds - Mundials (IBJJF)
August
26/27 International Masters & Seniors (IBJJF) BJJ SEMINAR / NY
September
24 American National Championship (AJJC)
October
8 NEW YORK OPEN
21/22 U.S. Open XI Tournament BJJ Rules Tournament
28/29 Asian Open Jiu-Jitsu Championship(IBJJF)
November
19 NEW YORK OPEN
25/26 Brazilian Team Titles(CBJJ) Brazilian Beginners Tournament (CBJJ)
Fonte NYSBJJF

Grande Mestre Helio Gracie e Ricardo Atalla(Risada)

"Medo de morrer? Isto é um disparate. As pessoas devem ter medo de ter nascido "
"Eu não sei se você acredita em reencarnação, mas vamos voltar muitas vezes até que ele não é mais necessário. Até que não têm ideias erradas, você vai voltar. "

Fonte RioGrapplingClub

WLPJJ quer profissionalizar a arte-suave

Idealizada por Fernando Lopes, o Fepa, a World League Pro Jiu-Jitsu está começando um trabalho de profissionalização da arte suave no Brasil. Contando com os parceiros Cláudio Salem, Marcos Barbosa, Eduardo Leitão e Marcus Vinícius, a WLPJJ chega com a intenção de promover eventos com premiação em dinheiro para todas as faixas, produção de cinturões para os campeões absolutos na faixa-preta, estrutura de alto nível nas competições e cobertura do canal Premiere Combate.

A WLPJJ irá realizar quatro etapas do evento este ano, com premiação em dinheiro para os absolutos masculino e feminino.O absoluto masculino contará com as categorias leve (até 73kg), médio (até 85kg) e pesado (acima de 85kg), assim como o feminino, onde as atletas serão divididas nos pesos até 56kg, até 71kg e acima de 71kg. “Os atletas de filiam e se inscrevem nas competições, disputam a categoria de peso valendo medalhas e nos absolutos faremos a premiação em dinheiro. Todas as faixas serão premiadas com dinheiro, nos dois sexos, e na faixa preta o campeão ainda receberá um cinturão, que no ano seguinte lhe dará o direito de lutar apenas no peso e esperar o finalista do absoluto para colocar seu cinturão em jogo. Acredito que isso vai causar uma enorme disputa!”, explicou Fepa.

"Hoje, o atleta, para conquistar um grande titulo, precisa ir para fora do país e nem todos conseguem apoio de patrocinadores para isso. Com a WLPJJ, os lutadores poderão engrandecer seus currículos sem precisar sair do país, berço da modalidade", promete Fepa, que organiza as competições na cidade de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da cidade, através do vereador e campeão Olímpico Aurélio Miguel e Walter Feldman, secretário de esportes, e a Uni Ítalo. Parte do dinheiro arrecadado com as inscrições será revertido para o Clube Escola Vila Santa Catarina, local onde Fepa ministra aulas gratuitas diariamente.

Calendário 2009:

- 14 e 15 de Março: Estadual
- 02 e 03 de Maio: Nacional
- 19 e 20 de Setembro: Pan-Americano
- 04, 05 e 06 de Dezembro: Mundial
- 20 de Dezembro: II Submisison de Natal (Aberto Beneficente)
Fonte TATAME

I Copa Nacional de Submission

Fonte CBLS

A despedida do Mestre Hélio Gracie

Sem homenagens, sem lágrimas, sem discursos. O último pedido de Hélio Gracie foi respeitado por seus filhos e esposa, em seu enterro na tarde de ontem no cemitério de Petrópolis, menos de 10 horas depois de o grande mestre ser declarado morto pelos médicos do Hospital em que estava internado. “Ele estava doente nos últimos dez dias. Pegou uma pneumonia e mesmo sendo tão saudável, tinha 95 anos e acabou não resistindo”, disse Royler Gracie, dos Estados Unidos.

Infelizmente, Royler e Rorion (nos Estados Unidos), Rickson e Robin (na Europa) não tiveram tempo de chegar ao Brasil e participar do funeral do pai, como queriam. Assim como milhares de fãs de Jiu-Jitsu e MMA esperavam para fazer uma última homenagem a Hélio Gracie caso ele fosse enterrado na sexta (hoje), no Rio de Janeiro, mas o último desejo do líder da dinastia Gracie foi respeitado por sua mulher. A pedido do mestre o funeral aconteceu com uma cerimônia simples, assistida, no máximo, por 70 parentes, amigos próximos e alunos da Academia Gracie. Liderados por seus filhos Royce e Rolker Gracie o grupo seguiu o cortejo entre a capela e o túmulo por cerca de 1km. Entre os poucos amigos e professores que tiveram tempo de chegar em Petrópolis a tempo estavam Pedro Valente, José Moraes, Sérgio Zveiter, Robson Gracie, Roberto Correa, Natal (o mais antigo aluno presente), Mario Aielo e Fernando Vasconcelos.

Enquanto o caixão descia, Royce pediu uma salva de palmas para seu pai e colocou uma faixa-preta em cima do caixão. Após o funeral, Royce explicou que sua mãe ligara na última segunda-feira (26) dizendo que Hélio estava muito fraco, no hospital. “Ela pensou que ele não duraria muito e me disse para vir ao Rio. Eu imediatamente comprei as passagens e vim. Ele estava me esperando chegar. Assim que eu cheguei nesta manhã, ele morreu”, comentou o faixa-preta, que começou a fazer a história rodar o mundo após 12 impressionantes vitórias nas primeiras edições do UFC.

Logo após o funeral, Royce, Rolker e Dona Vera, esposa de Hélio, foram para Itaipava, descansar no sítio onde Hélio morava. Entre as pessoas que estavam no funeral, havia muitos estudantes da Academia Gracie, que viviam dos ensinamentos de Hélio. “Se hoje eu vivo do Jiu-Jitsu nos Estados Unidos é porque aprendi com os Gracies. Graças a este homem, existem milhares de professores ao redor do mundo ensinando Jiu-Jitsu e outros milhares de lutadores vivendo do MMA. Sem Hélio Gracie, Rorion não conseguiria levar o Vale-Tudo para os EUA e o mundo do MMA não existiria, dando emprego a muitos lutadores, promotores e empresários, e diversão a milhões de fãs ao redor do mundo”, disse Mário Aielo, representando seu mestre, Rickson Gracie, no funeral.

A morte de Hélio Gracie foi motivo de reportagem em todos os jornais e telejornais ao redor do país. Nem mesmo com o Jiu-Jitsu e MMA ainda não tendo o respeito que merecem por parte imprensa brasileira, o nome Hélio Gracie está acima do esporte que criou. Hélio morreu aos 95 anos reconhecido por todos como uma lenda vida, um guerreiro que, ao lado de seu irmão Carlos, criou um estilo de arte marcial dando origem a maior dinastia de lutadores de todos os tempos. Mas, para os fãs da luta no Brasil, Hélio é muito mais que isso. Por tudo que fez, não é exagero dizer que, junto com seu irmão Carlos, Hélio é um dos mais importantes personagens da História das Artes Marciais e um dos maiores ícones esportivos que o Brasil já produziu.

Fonte TATAME

8th Best of the Best final results

Our associate Dana Taylor, in Omaha, Nebraska, organized the 8th edition of the Best of the Best championship last December 6th. The final results of the event are in now.

The absolute superfight champion was Jonathan Menke, of Team Rodrigo Vaghi/Combative Sports Center, in Manhattan, KS. The team competition was also won by Combative Sports Center. For more info, go to bjjomaha.com.

Campeonato reuniu grapplers em Nebraska Nossos associados Dana Taylor, em Omaha, Nebraska, organizou a 8 ª edição do melhor do melhor campeonato últimos 6 dezembro. Os resultados finais do evento são de agora.

O campeão absoluto superfight foi Jonathan Menke, do Team Rodrigo Vaghi / esgrimirem Sports Center, em Manhattan, KS. A equipe concorrência também foi ganha pelo combativo Sports Center. Para mais informações, vá para bjjomaha.com.

Fonte GMA

Pulga de olho no ADCC

Faixa-preta garante presença na seletiva
Por Carlos Eduardo Ozório - Portal das Lutas
Invicto no MMA com cinco vitórias, Alexandre Pimentel, o Pulga, já está inscrito na Seletiva do ADCC, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Na luta de chão, Pulga tem no currículo de faixa-preta títulos importantes como a conquista de um título brasileiro e dois Brasileiros de Equipe. Afastado dos campeonatos da arte suave, quando mostrou sua técnica em eventos de MMA como o Jungle Fight, o lutador conta que dará trabalho.

“Já me inscrevi e vou entrar até como treinamento para o vale-tudo. Estou muito focado no MMA, mas este ano vou procurar entrar em muitas competições de chão, com e sem kimono. Quero lutar as principais competições, como o Mundial e o Brasileiro. Estou treinando e com muito gás. Se me deixarem ir ganhando...”, disse o representante da Nova Geração.

Além de aproveitar a Seletiva como treinamento, Pulga confirma ser uma grande satisfação, já que sente muita falta da rotina de competições que tomaram sua vida por bastante tempo.

“Estou há mais de um ano sem lutar nada de chão e estou amarradão, com a maior saudade. Apesar de já ter competido muito de kimono e lutado MMA, está é apenas a segunda vez que disputarei um evento de submission. Mas, como já disse, estou treinado e vou dar trabalho”, finalizou.

Fonte GracieMAG

Adeus a Helio é destaque pelo mundo

Imprensa internacional noticiou a partida do Grande Mestre
Se entre os lutadores e admiradores a notícia da morte de Helio Gracie foi bastante comentada, na grande imprensa não foi diferente. A despeito do acanhado espaço reservado pelos veículos de comunicação ao Jiu-Jitsu e aos seus praticantes, quinta à tarde, os principais jornais do país e do mundo deram merecido destaque ao informarem a morte do grande Mestre.

Depois que GRACIEMAG.com informou às 12:42 a morte do mestre, uma hora depois - às 13:45 - o Globo Online já tinha uma nota no ar: “Helio Gracie, idealizador do estilo conhecido mundialmente como brazilian jiu-jitsu morreu hoje aos 95 anos na beneficência portuguesa, em petrópolis (rj), onde residia há alguns anos. O sepultamento está marcado para às 17h no cemitério da cidade”. Ao longo do dia, JB Online, GLobo.com, Folha de São Paulo, Veja, UOL Esportes, IG, Estado de São Paulo, Terra e O Dia publicaram a notícia.

Na TV, em rápido informe de menos de 1 minuto, o RJ TV Segunda Edição, da Rede Globo, reportou aos telespectadores a morte de Helio Gracie desse modo. “Foi enterrado no fim da tarde, em Petrópolis, o corpo do ex-lutador Hélio Gracie. O mestre do Jiu-Jitsu estava internado há uma semana e morreu durante a madrugada de infecção generalizada”, disse a âncora Leilane Neubarth.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL:

Atenta aos fatos, imprensa internacional repercutiu imediatamente a noticia. Primeiro foram os sites especializados em lutas. O repórter Brian Knapp do Sherdog, famoso site americano de vale-tudo, escreveu no lead de sua nota. “Helio Gracie, o pai do Gracie Jiu-Jitsu, morreu aos 95”.

Já a SI (Sport Illustrated) uma das mais respeitadas revistas de esportes do mundo noticiou. “A lenda do Jiu-Jitsu, morre aos 95”, era o título da matéria, que assim prosseguia. “Décimo grau na faixa vermelha de Gracie Jiu-Jitsu, Helio foi um herói nacional no Brasil. O nome de sua família tem atravessado gerações de alguns dos melhores grapplers no mundo inteiro, com estilo deles definindo o esporte".
PRINCIPAIS JORNAIS DOS EUA:

A grande imprensa americana utilizou-se de uma nota de 15 linhas divulgada pela agência de notícias Associated Press (AP) para informar a morte de Helio. New York Times, Washington Post, Los Angeles Times e Fox publicaram o texto idêntico da agência, mudando ora título ou acrescentando algumas linhas a mais. A abertura do texto da AP era sucinta: “Helio Gracie, um dos principais criadores do Brazilian Jiu-Jitsu que ganhou popularidade pelo mundo todo, morreu. Ele tinha 95”.

Fonte GracieMAG

Hélio Gracie e Royce no Sensei SporTV

O Sportv vem, a cada semana, prestigiando mais o universo das lutas marciais. Já está confirmada a edição especialíssima do Sensei Sportv com a última e inédita entrevista do Mestre Hélio Gracie, gravada há cerca de um mês e meio, e agendada para ser exibida no sábado, dia 14 de fevereiro. Neste sábado, porém, uma madrugada histórica para quem é fã do esporte tanto promovido pelo grande Mestre.

Os aficionados, praticantes e simpatizantes do jiu-jitsu, MMA e lutas em geral vão curtir uma maratona marcial que começa na madrugada de sábado para domingo: o Sensei Sportv abre os trabalhos com a primeira parte da igualmente inédita entrevista do mito do UFC Royce Gracie. Em seguida, a tão sonhada transmissão ao vivo do Ultimate pelo Sportv. Isso mesmo, o UFC 94, trazendo o confronto verde-amarelo entre Lyoto Machida e Thiago Silva, e ainda a disputa de cinturão entre Georges St Pierre e BJ Penn, ao vivo no seu Canal Campeão Também em Lutas.

Na entrevista de Royce Gracie, concedida à repórter Ana Hissa, no sítio do Mestre Hélio Gracie há um mês, o maior representante que o jiu-jitsu já viu lutar dentro do octógono revela os bastidores daquela época em que o lutador encarava até 4 adversários numa mesma noite, sem sequer saber quem enfrentaria. Royce conta como foi a escolha de seu nome para ser "o" escolhido entre os Gracies para representar a família e o jiu-jitsu no UFC, como foi a criação do tão famoso trenzinho dos Gracies, e outros marcos nos primórdios do Ultimate.

A entrevista com Royce rendeu tanto que será exibida em duas partes: hoje, logo após o Sportv News, e no sábado seguinte, dia 7 de fevereiro. As homenagens ao Mestre faixa-vermelha décimo grau Hélio Gracie serão divididas entre os episódios de hoje, 7 de fevereiro e o Especial de meia-hora inédito e exclusivo no Sensei Sportv, do sábado 14 de fevereiro.

Fonte TATAME

Hoje cai um invicto

Duelo brasileiro agita o UFC 94

A invencibilidade pode ser considerada um artigo de luxo nos lutadores de ponta atualmente. É raríssimo um atleta chegar ao topo da categoria sem ter experimentado o gosto amargo da derrota. E é essa onda que pretendem continuar tirando Lyoto Machida e Thiago Silva. Os dois brasileiros, ambos com 13 vitórias em 13 apresentações no vale-tudo, se enfrentam na noite de hoje durante o UFC 94, evento que terá como palco o MGM Grand Casino, em Las Vegas.

Durante a pesagem realizada ontem, Lyoto e Thiago bateram exatamente o mesmo peso, e a encarada invocada entre os dois deu a certeza de que o duelo de hoje promete.

Na luta principal do card, Georges St. Pierre coloca o cinturão dos meio-médios em jogo contra BJ Penn, campeão dos leves.

A programação conta ainda com o brasileiro Thiago Tavares, que enfrenta Manny Gamburyan.

O canal Sportv transmite, ao vivo, as lutas principais do card a partir de 1h da madrugada (horário de Brasília).

Confira o card completo e fique ligado no GRACIEMAG.com para os resultados:

Georges St. Pierre x BJ Penn

Lyoto Machida x Thiago Silva

Karo Parisyan x Dong Hyun

Kim Nate Diaz x Clay Guida

Stephan Bonnar x Jon Jones

PRELIMINARES

Jon Fitch x Akihiro Gono

Manny Gamburyan x Thiago Tavares

John Howard x Chris Wilson

Jake O'Brien x Christian Wellisch

Matt Arroyo x Dan Cramer

Fonte GracieMAG

Alliance vence primeiro dia!!!

Resultado geral do campeonato de Novices da vitória a Alliance confira:

Friday Results

Academy Results:

European Open Novice JJ Championship:

1- Alliance

2- Gracie Barra Sevilla

3- Check Mat BJJ

Fonte site do General Fabio Gurgel

TATAME TV: Braulio animado para o Europeu

Campeão peso e absoluto do Europeu em 2007, Braulio Estima quer conquistar a dobradinha novamente este ano. Em entrevista a TATAME TV, o pernambucano falou sobre a animação em lutar na quinta edição do evento e dos adversários que terá pelo caminho, como os amigos Márcio Pé-de-pano e Lucio Lagarto, que tem quatro títulos no evento e em 2004 conquistou o absoluto. Confira abaixo a entrevista com o faixa-preta, que falou também sobre o Jiu-Jitsu na Europa e vistiu a camisa da campanha Jiu-Jitsu em Londres 2012.



Fonte TATAME

Europeu de JJ: Lagarto de olho no absoluto

Tetracampeão Europeu de Jiu-Jitsu, com um absoluto no currículo em 2004, Lucio Lagarto está empolgado para buscar o segundo absoluto do evento, que começa hoje (31) no Complexo Desportivo Casal Vistoso, em Lisboa, Portugal. Já no primeiro dia do evento, o faixa-preta da Gracie Barra circulava pelo ginásio para se ambientar com o clima da competição.

“Trouxe uns 10 alunos, a galera lutou bem e fiz dois campeões. Nada mal para apenas dois meses de trabalho na Inglaterra. Além de acompanhar meus alunos vim também para sentir o clima e colocar um pouco de adrenalina para o absoluto”, disse Lagarto, que está sedento e confiante pelo título, mesmo sabendo das pedreiras que terá que enfrentar pelo caminho.

“A expectativa é a melhor possível para o absoluto. Além de mim tem o Braulião (Estima), um de cada lado, acredito que eles vão fazer assim por sermos da mesma equipe, tem o Alexandre de Souza, que venceu ano passado, tem o Eduardo Telles, o Márcio Pé-de-pano, que é nosso amigo... Tem uma galera dura aí e vamos para o pau, o bicho vai pegar! Eu quero ganhar esse absoluto! Eu vim pra ganhar, estou treinado e vou dar o meu melhor”, finalizou Lagarto.

Fonte TATAME

Europeu de Jiu-Jitsu aquece Portugal

O frio que toma conta da cidade de Lisboa, capital de Portugal, não foi suficiente para frear o ânimo dos competidores que estiveram presentes hoje no primeiro dia de competições no Complexo Desportivo Casal Vistoso. Nos tatames feras de vários cantos do mundo, como os atletas de Abu Dhabi, comandados por Carlão Santos, holandeses, alemães, finlandeses, ingleses e muitos outros países que não perderam a oportunidade de participar do primeiro grande campeonato do ano da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Foram montadas oito áreas de lutas, onde por lá passarão o número recorde de atletas em uma edição de Europeu: 1270.

Fora dos tatames algumas estrelas da faixa-preta já deram o ar da graça, como Bráulio Estima e Lucio Lagarto, que distribuíram autógrafos e posaram para fotos. Quem também estava presente, mas que não irá participar do evento, era Roger Gracie, que levou 15 atletas da sua equipe, a Gracie Barra Londres. “O Jiu-Jitsu na Europa está crescendo muito e este evento é um bom teste para esses atletas”, disse Roger. Outra figura ilustre que apareceu no Europeu foi Murilo Bustamante, que foi dar uma força para os atletas da Brazilian Top Team. “É a primeira vez que eu venho assistir ao Europeu. Está muito bom o evento, bem organizado e cheio”, disse Bustamante. Neste sábado acontecem as disputas das faixas roxas e marrons e também o absoluto faixa-preta. Fique ligado no site TATAME que traremos todas as informações sobre o Europeu de Jiu-Jitsu.

Fonte TATAME

Europeu 2009: Yuri Simões vence o absoluto roxa

Campeonato começa com homenagem a Helio Gracie

O primeiro dia do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu 2009 começou com todos de pé e silêncio absoluto no complexo esportivo Casal Vistoso, em Lisboa, Portugal. O falecimento do Grande Mestre Helio Gracie foi lembrado com muita emoção por todos os seus discípulos antes que mesmo um passo fosse dado nas áreas de luta por qualquer um que vestisse um kimono. Mais homenagens virão até domingo.

Em seguida, os oito ringues foram tomados pelo mar de faixas-brancas e azuis, que não pouparam esforço, dedicação e também talento. Nas arquibancadas, muita torcida e instruções para os iniciantes. Dentre o rol de professores que berravam para seus púpilos, grandes nomes como Roger Gracie, Bráulio Estima, Fábio Gurgel, Carlão Santos, Leozinho Vieira e muitos mais.

Em seguida aos brancas e azuis, foi a vez dos faixas-roxa. As disputas dos absolutos masculino e feminino foram os pontos altos do primeiro dia de competições. Entre as mulheres, a sueca Jennifer Petterson (Hilti BJJ / BTT) superou três adversárias para chegar ao bicampeonato europeu.

No masculino, melhor para Yuri Simões (Check Mat). O aluno de Ricardinho Vieira, de apenas 18 anos, venceu uma maratona de seis combates, com três finalizações, para chegar ao título. Na final, garantiu o ouro com um 2x0 sobre o alemão Johannes Wieth (GH). Ele comemorou o resultado após longo período parado: “Tive que operar o joelho e fiquei um ano fora. Agora estou voltando”, revelou Yuri, que também se tornou bi, já que foi campeão em 2007, ainda na faixa-azul.

Fonte GracieMAG

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Chris Moriarty pegou a Faixa Preta

No sábado, 20 dezembro, Jacaré promoveu o amigo e aluno de muito tempo , Chris Moriarty à faixa preta. Após sete anos de trabalho duro e dedicação, Chris agora fica ao lado do resto do grupo de elite da Aliança Black Belts.
Fonte Alliance Atlanta

Alliance Pan Am Championship Training Camp

Mais uma vez, a Aliança Team está trazendo seus maiores estrelas de nossa sede em Atlanta, em preparação para o Campeonato Pan-Americana a ser realizada em Los Angeles. O Acampamento será realizada no local em março de Sandy Springs 18.-25.
Aliança's Head Coach, Romero "Jacaré" Cavalcanti, será supervisionar o seu início estudantes ensino 3 aulas por dia durante toda a semana. Professor Jacaré será assistida pelo 3x Mundial e Pan-Am 2x Campeão Rubens "Cobrinha" Charles. Também em atendimento será o Intsructors e estudantes de todas as nossas filiações em os E.U., Canadá, Brasil e Europa. O acampamento estará aberto a todos os alunos, independentemente da filiação.
Incluído no Camp estruturados são 2 aulas por dia ensinadas pelos nossos instrutores de classe mundial. Além disso, teremos também condicionado sessões que irão incidir sobre BJJ exercícios específicos para aumentar o seu cardio e explosivo. Iremos oferecer um serviço de shuttle para levar os estudantes a partir do local hotéis para a academia. Acomodações serão fornecidas em nosso ginásio, a seu pedido. Além disso, a Aliança vai trabalhar com empresas locais e hotéis para ajudar a fornecer alimentação, alojamento e transporte para fazer o acampamento mais acessíveis para todos.
Fonte Alliance Atlanta

Royce: “Meu pai me ensinou a ser homem”

O dia de ontem foi de muita tristeza para a família Gracie e todos os praticantes de artes marciais ao redor do mundo. Aos 95 anos, Mestre Hélio Gracie faleceu em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, e deixou a mulher, Dona Vera, e nove filhos. Deixando os Estados Unidos às pressas, após a ligação da mãe, na última segunda-feira (26), dizendo que seu pai estava mal de saúde, Royce chegou a tempo de se despedir do pai. Em carta enviada à TATAME, Royce falou sobre a tristeza da perda, mas a felicidade de ter tido um homem como Hélio Gracie como pai e Mestre.

"Sou honrado de ser o filho de um homem tão incrível. Ele foi a inspiração durante toda a minha vida. Como Grande Mestre do Jiu-Jitsu e pai do Vale-Tudo, ele trouxe o Gracie Jiu-Jitsu para a vanguarda das artes marciais. Ele era um homem de baixa estatura, mas seu coração era o de um gigante”, escreveu Royce, destacando a maior contribuição do pai para a sua vida – e não foi o Jiu-Jitsu. “Muitos de vocês podem pensar que a maior coisa que meu pai me deu foi o Gracie Jiu-Jitsu, mas quero que vocês saibam que me lembrarei dele por tudo o que me ensinou fora dos tatames. Ele me ensinou como ser um homem, marido, um pai. Ele mostrou como ser honrado, respeitoso e diligente. Ele me ensinou como ser uma pessoa completa”.

Com homenagens ao pai do Brazilian Jiu-Jitsu em diversos jornais, sites e telejornais, Royce ressalta que a maior homenagem a Hélio será dar continuidade ao trabalho iniciado por ele. “Peço que celebremos a memorável vida de meu pai, Hélio Gracie. O maior tributo que podemos pagar a meu pai é continuarmos treinando e difundindo o Gracie Jiu-Jitsu, sem esquecer o fato de que, zecer o fato de que voce u, relemo o pai iligente. Ele ensinou tames. o que você faz fora dos tatames, conta mais do que você faz neles. Encare os desafios da vida com confiança, atreva-se a perseguir seus sonhos e viva a vida ao máximo, como meu pai fez. Ele provou, com o Gracie Jiu-Jitsu, que até mesmo um homem pequeno pode superar um oponente maior e mais forte, usando alavancas e técnicas. Ele realmente foi um inovador. Olhe em volta e você verá como seu sucesso fez nascer o esporte que todos praticamos hoje”, finalizou
Fonte TATAME

Os 95 anos de Hélio Gracie na TATAME TV

No dia 1º de outubro, Mestre Hélio Gracie se reuniu com seus filhos e alunos na Academia Gracie, no Rio de Janeiro, para celebrar seus 95 anos. Ao lado de Rickson, Royler, Robson, Kyra e centenas de alunos e admiradores do patriarca do Brazilian Jiu-Jitsu, Hélio discursou aos presentes e recebeu, das mãos dos filhos, a faixa-vermelha com graus bordados a ouro.

“Além de comprovadamente ser a arte marcial mais eficiente do mundo, é uma arte que nos tranqüiliza e aumenta nossa segurança, sem criar em nós o poder de violência e segurança exagerada. Que Deus os abençoe e que cheguem à minha idade com mais facilidade com que cheguei”, brincou o Mestre, arrancando risada de todos na Academia. Hoje, dia seguinte à morte do Grande Mestre, a TATAME faz uma justa homenagem a Hélio, relembrando os momentos felizes que viveu na celebração de seu 95º aniversário. Confira abaixo o vídeo exclusivo da TATAME TV.

Fonte TATAME

Mário Reis em busca de mais um mundial

Bicampeão mundial na categoria pena pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e campeão mundial pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), Mário Reis conversou com a TATAME e revelou seus objetivos para o ano de 2009. “Como o calendário de campeonatos no ano de 2009 está um dos anos mais cheios, já começo a treinar desde agora. Vou lutar tudo, menos o ADCC sem pano. Vou lutar a seletiva do ADCC de pano, que vai ter em março aqui em Porto Alegre, que tem a mesma premiação do campeonato sem pano. Meu foco este ano é esse, além dos mundiais, claro”, disse o faixa-preta da Gracie Barra.

Bem nos últimos anos, Mário Reis tem encontrado duas grandes barreiras em suas passagens por alguns campeonatos importantes. Após perder a final do Mundial de 2007 para o lutador Rubens Charles “Cobrinha” e no ano passado, em um mês, ser derrotado três vezes por Rafael Mendes (Abu Dhabi Pro, Asian Super Cup e Capital Challenge), o atleta da Gracie Barra diz que o importante é acordar no dia certo e estar confiante, não importa o adversário.

“Acho que o jeito é estudar o jogo dos meus adversários e treinar cada vez mais. Lutar sempre acreditando que a gente pode conseguir conquistar o objetivo, que é ser campeão. Acho que, naquele momento, perdi porque naqueles dias eles acordaram melhores do que eu. Estavam no dia deles. Espero que nos próximos campeonatos eu possa acordar no meu dia, como ganhei alguns no ano passado. To sempre ali, hora sou campeão, hora vice. Ano passado consegui revezar bastante os locais no pódio. Não importa o adversário, eu tenho que entrar no tatame achando que o campeão vou ser eu e estar sempre confiante”, finaliza o faixa-preta
Fonte TATAME

Faixas-pretas lembram Helio

Lepri: 'Perdemos uma jóia no nosso esporte e um exemplo de ser humano'
Não há ninguém que sintetize melhor a dor da perda do que um amigo. Ontem, ao ser procurado por GRACIEMAG.com para falar do companheiro de jornada, dr. Pedro Valente disse. “Acho que morreu um dos maiores guerreiros, um dos maiores seres humanos que já conheci”.

E assim procedeu o mestre Helio Gracie, quando percebeu que um amigo estava em apuros. “Ele jogou-se ao mar de um navio, na infestada costa de tubarões do Maranhão, para salvar um passageiro que havia caído n'água. Valeu-lhe o Prêmio Esso, que à época não era de reportagem apenas por destaque à bravura”, contou Pedro Valente na mensagem de boas festas publicada por GRACIEMAG.com no dia 26/12 do ano passado.

No mundo das lutas, a morte de Helio continua a repercutir:
“Ele foi o principal divulgador da arte-suave não só no Brasil como no mundo. Através dele os brasileiros são reconhecidos no mundo, nos Estados Unidos e no Japão principalmente. Essa morte representa a perda do pai de nossa arte. Agora vai ficar aquelas lembranças de tudo que ele passou para gente. Deixou-nos uma lição de garra, de coragem... vamos sentir muito a morte do Hélio”. (Rogério Minotouro)

"Grande Mestre Helio Gracie não foi só um homem maravilhoso, mas foi um pai para todos nós. Ele desenvolveu a mais eficiente das defesas pessoais já conhecidas pelo homem, e por causa de seu trabalho duro e dedicação de vida, o Jiu-Jitsu é hoje praticado no mundo inteiro. O legado de Helio Gracie não morre com ele, seus feitos serão lembrados por diversas gerações que virão. Ele sempre será lembrado como um grande guerreiro, um samurai, um homem com honra e dignidade que viveu uma vida maravilhosa mas que nos deixou um dos mais belos presentes de todos os tempos: Gracie Jiu-Jitsu. Quando se nasce sabemos que vamos morrer, mas seu legado é o que nos lembraremos para sempre. Grande mestre Helio Gracie, descanse em paz e esteja certo que seu legado será lembrado por muitas vidas que virão. (Pablo Popovitch)
“Sua vida foi um perfeito exemplo de Jiu-Jitsu para todo nós. Uma vida longa nos dojôs e suave na alimentação. Provou que a inteligência (técnica) é superior, viverá para sempre na história do Jiu-Jitsu. Mestre Hélio, descanse em paz. Amen” (Eduardo Telles)
“Quando eu abri o site eu vi a noticia me deixou triste, porque todos nós perdemos com isso. Me senti mal porque a minha vontade era de conhecer o patrono do Jiu-Jitsu. Sempre acompanhei a sua vida por vídeos e livros. Não tive essa oportunidade, mas sou muito grato por tudo o que ele fez pelo Jiu-Jitsu. Graças a ele e a toda família Gracie, hoje nós podemos viver do Brazilian Jiu-Jitsu”. (Rubens Charles Cobrinha)
“Perdemos uma jóia no nosso esporte e um exemplo de ser humano. Adeus ao nosso mestre que juntamente com o irmão Carlos Gracie difundiram nossa arte-suave pelo Brasil e pelo mundo, hoje conhecida como Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ). Nunca tive a oportunidade de conhecê-lo como gostaria de ter conhecido, até porque sou novo dentro da arte mas aprecio a história que eles fizeram na evolução da nossa arte. Perdemos uma jóia rara no nosso esporte e um exemplo de vida a ser seguida. Desejo ao nosso mestre uma viagem maravilhosa e descanse em paz." (Lucas Lepri)
Fonte GracieMAG

Um adeus com a cara do Mestre

'Besteira o sujeito ter medo de morrer. Devia ter medo de nascer'
De chinelos, calça de tecido simples e camiseta cinza, Moisés da Silva, de 44 anos, guia os primeiros visitantes à quadra 18, lado esquerdo, fila 11, área 4 do Cemitério Municipal de Petrópolis, o “cemitério velho” da cidade.
É este o endereço da última morada de grande mestre Helio Gracie (1913-2009), sepultado ontem às 16h55m, após uma infecção pulmonar (pneumonia) que resultou na morte do professor, por falência múltipla dos órgãos, às 9h15m de quinta-feira.
A cerimônia foi simples, e realizada pontualmente, como bem gostava o mestre, que morava em Itaipava. E “sem esculhambação”, exatamente como pedira o professor. Puxadas pelo filho Royce, de óculos escuros, cerca de 70 pessoas, entre parentes, alunos e admiradores, deram a última salva de palmas para o grande mestre de 95 anos. Além delas, um simpático vira-lata preto seguiu o cortejo.
“Não teve discurso nem nada, foi rápido. E tinha bastante gente, e vi um pessoal emocionado sim”, diz o coveiro Moisés, observador, enquanto ajeita as duas coroas de flores, enviadas pelo senador Arthur Virgílio Neto e pelos diretores do Colégio Padre Antonio Vieira. Fazendo uso das cordas como alavanca, o funcionário de 62kg baixou o corpo do grande mestre com agilidade. “O filho dele pôs a faixa-preta em cima, descemos o caixão e pronto. Ele era o número um das lutas. Bateu em todo mundo, né? Foi bonito. Mas como funcionário eu não posso se emocionar. A emoção atrapalha o trabalho”.
O pequeno cemitério, no qual estão famosos como o escritor austríaco Stefan Zweig, cantores e artistas de TV (e até o juiz de futebol Jorge Emiliano, o Margarida), tornou-se a última morada do brasileiro mais casca-grossa que já existiu.
Entrevistado por GRACIEMAG em 2005, o genial professor respondeu assim à pergunta feita por Raphael Nogueira, “O senhor tem medo da morte?”
“Morte? [Breve risada por parte de mestre Helio]. Por que medo da morte? Não preciso de nada, não tenho nada, não quero nada. Acho besteira o sujeito ter medo de morrer. Devia ter medo de nascer. Já disse aos meus filhos que quando eu morrer quero uma festa. Sem bebida, sem esculhambação. Mas quero uma festa com música, comida... Não sei se vocês acreditam em reencarnação, mas todos nós vamos e voltamos até o dia em que não precisamos voltar mais. Meu irmão Carlos dizia que o sujeito só não volta à Terra quando ele se enquadra no todo. Enquanto você pensar erradinho você volta para evoluir. O inferno é aqui mesmo.”
Descanse em paz, Helio Gracie.
Fonte GracieMAG

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Royce se despede do pai em Petrópolis

Morando nos Estados Unidos há muitos anos, Royce Gracie recebeu uma ligação da mãe, Dona Vera, na última segunda-feira (26), dizendo que seu pai, o Mestre Hélio Gracie, estava mal de saúde. “Minha mãe me ligou na segunda dizendo que meu pai estava muito fraquinho e achava que ele não ia durar muito. Ele estava internado numa clínica”, contou Royce, após o enterro do pai em cerimônia simples em Petrópolis região Serrana do Rio de Janeiro. “Não consegui dormir de ontem para hoje. Cheguei hoje de manhã e ele só estava me esperando chegar. Hoje de manhã ele se foi”, lamentou o faixa-preta, que ficou mundialmente conhecido por usar as técnicas ensinadas pelo pai no UFC, em 1993. Fique ligado na TATAME para mais informações.
Fonte TATAME

UFC homenageia Mestre Hélio Gracie

Patriarca do Brazilian Jiu-Jitsu, Mestre Hélio Gracie, falecido na manhã de hoje aos 95 anos, em Petrópolis, devido a falência múltipla de órgãos, segundo reportagem do canal GloboNews, recebeu uma homenagem do site do Ultimate Fighting Championship (UFC). Diretamente ligado à existência do maior evento de lutas do MMA mundial, Mestre Hélio é pai de Rorion Gracie, criador do evento, em 1993, e de Royce Gracie, faixa-preta que dominou as primeiras edições do evento com as técnicas ensinadas por Hélio.

“O lendário patriarca da primeira família do Jiu-Jitsu, Hélio Gracie faleceu aos 95 anos. Pai de nove filhos, incluindo Royce, membro do Hall da Fama do UFC, o mestre de Gracie Jiu-Jitsu era reverenciado por todo o mundo pela maneira suave e incríveis habilidades a técnicas no tatame. Sentiremos sua falta. O UFC envia as sinceras condolências a toda família e amigos de Hélio Gracie”, diz o comunicado no site oficial do UFC.

Seguindo as homenagens, alguns dos maiores sites de MMA do mundo fizeram homenagens ao Mestre brasileiro. “Nossos pensamentos e rezas para a família Gracie durante esse momento difícil. Hélio era um verdadeiro pioneiro e visionário e seu lugar no mundo do Mixed Martial Arts nunca será esquecido”, publicou o site MMAMania.com, apoiado pelo MMAWeekly.com: “O mundo tem menos uma lenda, com a morte do Grande Mestre Hélio Gracie”.

Fonte TATAME

Arthur Virgílio escreve sobre Helio

Senador é faixa-preta de Jiu-Jitsu
Como não poderia deixar de ser, multiplicam-se por toda a internet notícias relativas à morte do Grande Mestre Helio Gracie. E na mesma proporção surgem figuras importantes, não só do mundo das lutas, a deixaram registradas as condolências a um dos grandes ícones do esporte brasileiro e mundial.
Informado pelo GRACIEMAG.com da morte de Helio, o senador Arthur Virgílio escreveu:
“Difícil falar. Mais fácil calar, pensar e sentir.
Afinal, deixou-nos o mestre dos mestres, o guerreiro espartano, o resistente, teimoso e obstinado lutador. Hélio Gracie, vitorioso até quando perdeu, soube superar a natureza franzina, os problemas de coluna, a saúde frágil, para se tornar um atleta singular. Aprofundou os ensinamentos de seu irmão Carlos e modernizou o jiu-jitsu que o Japão deixou caducar.
Desses dois espíritos nasceu a versão brasileira de uma arte marcial que, pela técnica de Roger e Rickson, passou a ser individualmente a mais eficaz de todas, sem que se pretenda menosprezar nenhuma outra. O brazilian jiu-jitsu não só sobreviveu às Mixed Martial Arts como lhes motivou a origem. E, sem dúvida, é a base das MMA, que se completam com o wrestling, o mai-tai, o boxe inglês, o judô e mesmo o karatê competente de um Lyoto Machida.
Devo muito à família Gracie. Ensinou-me a arte de enfrentar as dificuldades da vida pelo lado da altivez e não da submissão.
As pessoas me perguntam: “Tem treinado?” É irrelevante se tenho ou não. Se a mim indagassem: “Tem lutado?” Eu responderia: “Muito, sempre, todos os dias de todos os anos. Perguntem aos meus adversários.” Pois bem, eis aí a minha parte na herança do jiu-jitsu. Quando o menino Rickson derrotou o valoroso Zulu, Hélio estava ali, combatendo. Quando Roger submeteu aqueles gigantes americanos todos, vencia muito por Hélio também. Foi assim no momento em que Royler se recusou a dar os três tapinhas na disputa com o samurai Sakuraba, que era muito mais pesado.”
Fonte GracieMAG

Mensagens para o Grande Mestre

Helio, muito além do JJ

Sites de todo o Brasil registram a morte do Grande Mestre

Como toda grande personalidade do esporte, Helio Gracie foi uma figura que transcendeu os limites da modalidade que consagrou. Nesta quinta-feira, a partida do Grande Mestre foi registrada nos mais diversos sites no Brasil e pelo mundo. O GRACIEMAG.com fez uma compilação de alguns dos sites que dedicaram um generoso espaço à memória do homem que transformou as artes marciais no Brasil e no mundo.

Globoesporte.com

IG

Terra

O Dia

O Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

UOL Esportes

G1

Globo On Line

Fonte GracieMAG

LUTO

O JIU-JITSU DO MUNDO INTEIRO ESTA DE LUTO.
DESCANSE EM PAZ...

Big Mac pronto para defender o título da seletiva

'Lutar no ADCC com o Fedor seria um privilégio'

Em fase final de preparação para o ADCC 2009, Luiz Felipe Theodoro, ou simplesmente “Big Mac”, treina duro em Campinas para defender o título da seletiva nacional, marcada para ser realizada entre os dias 6 e 8 de fevereiro, no Rio de Janeiro.
"Treino de tudo aqui no (Roberto) Tozzi. Judô, Jiu-Jitsu, submission e ainda pedalo para manter o preparo físico. Na última semana eu vou dar uma descansada no corpo para lutar 100% no campeonato”, avisa confiante. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. É natural que você fique ansioso, nervoso, se não for em excesso, essa tensão ajuda você a treinar mais e respeitar mais os adversários”.
Competindo na categoria acima de 99kg o faixa-preta de judô e Jiu-Jitsu aponta seus possíveis adversários, revelando interesse de enfrentar um em especial: “Tem alguns nomes que vem se destacando, como o Gabriel Vella, Charles Cachoeira, Rodrigo Artilheiro, além do campeão Fabrício Werdum. Mas lá no ADCC eu não sei se o Fedor (Emelianenko) vai lutar a categoria ou só vai fazer uma superluta, mas gostaria de lutar com ele. Com certeza só de lutar com o “homem” seria um privilégio. Se eu tiver essa oportunidade vou dar meu máximo para sair vencedor.”
Com apenas 25 anos de idade Big Mac fala da viagem para as finais do ADCC em 2007 como um marco em sua carreira: “Treino judô há quinze anos e Jiu-Jitsu há dez. Aquela foi a primeira vez que viajei para lutar no exterior, uma experiência muito interessante. Além disso, acompanho o evento desde criança através de fitas e revistas, via as lutas do José Mário Sperry e sempre quis participar”, relembra o atleta. “O clima era muito bom, os brasileiros foram super unidos, trocando informações e dando dicas sobre algum “gringo” que eles conheciam”, empolga-se.
Participante das seletivas nacionais desde 2003, quando foi derrotado por Fabiano Scherner (Pega Leve) na etapa de Campos (RJ), Big Mac avaliou seus resultados na última edição do evento: “Achei minha participação muito boa. Ganhei a primeira luta e perdi a segunda para o Darren Andy tomando uma queda no último minuto. Já no absoluto lutei com o Robert Drysdale, uma luta boa, mas rápida. Dei uma queda e ele caiu com o triângulo encaixado.”
“Faltou experiência e estratégia, acredito que sempre posso melhorar. Tive algumas falhas que pretendo não cometer mais”, encerra.
Fonte GracieMAG

O adeus do amigo Valente

Dr. Pedro Valente fala sobre Helio Gracie
Se Helio Gracie podia se orgulhar de ter grandes amigos, um deles atende pelo nome de Pedro Valente. Companheiro de décadas, Dr. Pedro chegou até a publicar recentemente no GRACIEMAG.com um artigo desejando um feliz ano novo ao Grande Mestre (clique aqui e confira).
Em declaração ao GRACIEMAG.com, Dr. Pedro Valente comentou a morte do amigo.
"Helio Gracie foi um homem que dedicou uma vida de luta em defesa dos mais fracos, um dos verdadeiros princípios morais do ser humano. É um exemplo de homem pra vida, eu sempre disse isso. E ele conseguiu provar através do seu Jiu-Jitsu, do Jiu-Jitsu da pessoa mais fraca, que a lei do mais forte pode ser vencida pela inteligência. Acho que morreu um dos maiores guerreiros, um dos maiores seres humanos que conheci."
O GRACIEMAG.com abre o email gracie@graciemag.com para todos aqueles que quiserem enviar as mensagens de solidariedade à Família Gracie neste momento de tristeza pela perda do Grande Mestre Helio.
Fonte GracieMAG

Helio Gracie: a entrevista definitiva

Mestre Helio recebeu a GRACIEMAG em seu sítio
Conseguir uma entrevista exclusiva com Helio Gracie não era uma tarefa das mais fáceis. Sempre reservado em seu sítio, o Grande Mestre raramente ocupou as páginas de veículos brasileiros nos últimos anos. Raras eram as oportunidades concedidas a jornalistas para uma conversa franca, sem papas na língua.

Uns poucos privilegiados foram os membros da redação da Editora Gracie. Na ocasião, a comemoração se dava pelo lançamento da GRACIE Magazine # 100, em meados de 2005, e Mestre Helio aceitou ser sabatinado por um grupo de jovens, cheios de vontade de aproveitar cada momento do encontro.

O resultado foi uma entrevista histórica, que você confere clicando aqui.

Fonte GracieMAG

Helio Gracie, um personagem

Fonte GracieMAG

Famosos e anônimos lamentam a perda do Grande Mestre

Minotauro: 'Perda não só para o JJ, mas para o MMA'
Devido ao grande número de acessos, o GRACIEMAG.com chegou a ficar temporariamente fora do ar, no entanto, continuam chegando ao gracie@graciemag.com mensagens de condolência e reverência ao Grande Mestre Helio Gracie, falecido na manhã de hoje em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Entre as mensagens, misturam-se figuras famosas como Rodrigo Minotauro e Amaury Bitetti, praticantes de lutas e simples admiradores de uma das maiores figuras do esporte brasileiro.

O GRACIEMAG.com publica abaixo algumas das mensagens recebidas, e agradece a todos os que externam seus sentimentos pelo Grande Mestre Helio.

"Ele foi o percussor do Jiu-Jitsu no mundo com todas as técnicas que criou. Era um exemplo de atleta, sempre nos alertando para a importância da alimentação, da dieta correta. Eu tive contato com o mestre duas vezes no Japão e ele sempre foi muito atencioso e carinhoso comigo. Vou sentir muitas saudades do mestre, de suas declarações inteligentes. Essa foi realmente uma grande perda. Não só para o Jiu-Jitsu, mas também para o MMA. Ele era uma pessoa muito querida por nós. É uma benção uma pessoa poder chegar a idade que ele chegou e continuar a fazer seminários, dar aulas, botar o kimono e ensinar. Sempre muito ativo. Essa é a imagem dele que fica para mim" - Rodrigo Minotauro."

A Família Bitetti apresenta os seus sinceros pesames pela perda do Grande Mestre e Amigo que, com certeza, fará muita falta para os amigos e para o Mundo dos Esportes" - Amaury Bitetti e família.

"Primeiro quero expressar meus sentimentos a toda a família Gracie pelo falecimento do Grande Mestre Helio Gracie. Em seguida gostaria de expressar meus sentimentos a todos os praticantes desta arte marcial que representa, muitas vezes, um sentido para a vida, o Gracie Jiu-Jitsu. Estamos todos tristes, pois perdemos nosso Grande Mestre! Não sei como era séculos atrás, num Japão feudal quando um grande guerreiro transcendia o corpo para o universo dos guerreiros, mas acredito que a tristeza universal é comitente com este momento. E tenho certeza de uma coisa, se existe um lar para todos os grandes guerreiros da história humana, já se encontra por lá nosso grande Mestre Helio Gracie, ensinando suas variações de alavancas para incrédulos guerreiros a se perguntar: "Mas como pode alguém tão franzino". Adeus grande Mestre e até breve! Odair Viana - Cohab Alliance"

Gostaria de expressar o quanto é a dor dessa notícia. Nós não temos o mesmo sangue, nem sequer nos conhecemos, mas o respeitamos como nosso pai. Helio sempre será um referencial em nossas vidas como homem em 1º lugar, e como lutador. Agradeço de coração ao Gran Mestre Helio por todos os seus ensinamentos. Deixo meus sentimentos com a família e que Deus e a paz do nosso senhor possa tirar essa dor do peito de cada um" - Sama - Power Lotus Team.

"Meus pêsames a toda Família Gracie. Tive o prazer de conhecer pessoalmente o Mestre Helio, um figura ímpar. Gostaria de ter tido a possibilidade de ter me despedido dele, um exemplo de homem, de dignidade, e de humildade. E garanto a todos que Mestre Helio não gostaria de ver a todos tristes, porque com certeza ele está melhor que a gente. Fique com Deus, Mestre Helio." - Mauro Soares, por email"

Ao ler a notícia sobre a morte do mestre Hélio foi impossível não pensar em toda sua trajetória, suas glórias e sua contribuição imensurável para o mundo das artes marciais. Sou grande admiradora da obra de um filósofo alemão chamado Arthur Schopenhauer e gostaria de deixar à disposição de vocês três passagens muito bonitas que podem servir como uma modesta homenagem e agradecimento a sua brilhante trajetória entre nós."

Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte."

"A virtude não se ensina, como tão pouco o gênio."

"O bom mestre aprende com as lições que dá."

Com sinceros sentimentos à toda família Gracie" - Giovanna Carvalho"

Morreu hoje o maior brasileiro de quem já ouvi falar. Tenho certeza de que assim como eu, muitos praticantes da arte suave jamais terão como agradecer o que o Jiu-Jitsu e a Família Gracie fizeram por nossa formação como homes de valor! Adeus Grande Mestre!" - Professor Thiago Bernardo - Kioto Jiu-Jitsu

Fonte GracieMAG

Morre Grande Mestre Helio Gracie

Jiu-Jitsu perde um de seus ícones
É com muito pesar que o GRACIEMAG.com informa o falecimento do Grande Mestre Helio Gracie. Aos 95 anos, o grande ícone e um dos maiores responsáveis pelo sucesso do Jiu-Jitsu no Brasil e no mundo faleceu na manhã de hoje, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Petrópolis, , região serrana do Rio de Janeiro.
"Fiz da dignidade do esporte uma bandeira. Zelo pelo nome da minha família com carinho e nervos de sangue", disse o Professor, como suas últimas palavras.
Clique aqui e saiba mais sobre o Grande Mestre Helio Gracie.
O sepultamento será realizado na tarde desta quinta-feira, às 17h, na Capela A do Cemitério Municipal de Petrópolis.A última aparição pública de Helio Gracie ocorreu em dezembro do ano passado, durante a cerimônia de passagem de faixas realizada pela Gracie Humaitá no Iate Clube Jardim Guanabara. Clique aqui e relembre.
Na ocasião, o Grande Mestre conversou com o GRACIEMAG.com. Você confere clicando aqui.Em outubro, Helio Gracie comemorou seus 95 anos na sede da Gracie Humaitá, no Rio de Janeiro. Clique aqui e veja como foi a festa.Todos os funcionários da Editora Gracie, empresa responsável pela publicação da GRACIEMAG, da NOCAUTE e do GRACIEMAG.com deixam aqui explícitos nossos sentimentos a Dona Vera e aos filhos Rorion, Relson, Rickson, Rolker, Royler, Royce, Rherica, Robin e Ricci.
Numa de sua mais famosas entrevistas, publicada na edição especial GRACIEMAG #100, o professor havia declarado: "Já disse aos meus filhos que quando eu morrer quero uma festa. Sem bebida, sem esculhambação".
Clique aqui e confira a entrevista completa.
Fonte GracieMAG

Tudo pronto para o Europeu 09

Após duas semanas de muito trabalho e treino aqui na Finlândia, esta tudo pronto para a batalha em Portugal, nosso time esta escalado e as chaves estão no ar no site da CBJJ.com.br, tenho 6 lutas programadas se tudo der certo e nosso time tem mais de 100 representantes, sendo a maioria de nossas filiais aqui da Europa com destaque para os reforços vindos do Brasil na faixa preta, Michael Langhi e Alex Monsalve.

Fiquem na torcida e em breve estou de volta.

Fonte site do General Fabio Gurgel

Jiu Jitsu de luto


Faleceu esta manhã, ninguem menos que Helio Gracie, aos 95 anos de idade quase todos dedicados ao desenvolvimento e expansão do jiu jitsu que praticamos hoje, um homen que conseguiu com apenas 63 kilos provar a eficiência de nossa arte provando que o fraco pode vencer o forte.
Meu carinhoso abraço a todos seus filhos, Rorion, Relson, Rickson, Rolker, Royler, Royce e Robim e suas filhas Rherica e Ricci.
Fonte site do General Fabio Gurgel

Royler: “Vou rezar pela memória do meu pai”

Hélio Gracie ao lado de Royler, quando comemorou 95 anos de idade
Filho do Mestre Hélio Gracie, que faleceu na manhã de hoje em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, Royler Gracie não poderá comparecer ao enterro do patriarca do Brazilian Jiu-Jitsu, Nos Estados Unidos, sem conseguir visto para voltar ao Brasil, Royler lamentou não poder estar presente neste momento triste da família Gracie e todos os praticantes de artes marciais ao redor do mundo.

“Não tem muito o que falar. Todos devem demais a esse homem, pois ele deixou coisas boas e ajudou as pessoas. Ele sempre dizia uma frase: 'Zelo pela dignidade desse esporte com carinho, nervos e sangue'. Foi o que ele fez a vida inteira, pondo o esporte para cima e ajudando muita gente. Ele vinha doente há algum tempo, e há dez dias contraiu uma gripe, que se transformou em pneumonia. Como tinha 95 anos, mesmo sendo muito forte e tendo se cuidado toda a vida, acabou não resistindo”, afirmou Royler, em entrevista ao site Globoesporte.com.

Assim como Royler, seu irmão Rickson está fora do país e não conseguirá chegar a tempo para o enterro. “Estou tentando há três dias tirar o visto para ir ao Brasil, mas infelizmente não consegui. Meu irmão Rickson está em Portugal e também não poderá ir. Vou rezar daqui pela memória do meu pai”, afirmou o Royler. Aluno de Carlson Gracie, Vitor Belfort também lamentou a perda para o esporte nacional. "É uma notícia muito triste, mas é a vida. A primeira coisa que a gente quando nasce é que um dia vai embora. Ele era uma pessoa muito ativa, que fez muito pelo Jiu-Jitsu. Nunca treinei com ele, mas respeito muito tudo o que ele construiu e o que ele deixou para o esporte", afirmou Belfort, prontamente apoiado por Rogério “Minotouro”.

"Estou muito triste com essa notícia. O Helio foi praticamente quem criou o Jiu-Jitsu no Brasil e levantou o nome da luta no país. Não tive contato com ele, mas tenho muito respeito por ele e por toda a sua família. Ele foi um grande homem, que deve sempre ser lembrado e reverenciado por tudo que fez”, finalizou o baiano. De acordo com Royler, o motivo da falência do Mestre foi uma pneumonia e a cerimônia de enterro aconteceu na tarde de hoje (17 horas) em Petrópolis. Fique ligado na TATAME. Em breve traremos mais informações.
Fonte TATAME

Mestre Hélio Gracie morre aos 95 anos


Hélio Gracie tinha 95 anos

O dia 29 de janeiro amanheceu mais triste para os amantes da arte suave. Criador do Brazilian Jiu-Jitsu ao lado de seu irmão Carlos, Mestre Hélio Gracie, que havia completado 95 anos em 2008, faleceu no Rio de Janeiro. Segundo informações divulgadas pelo Hospital, Hélio faleceu de falência múltiplas dos órgãos. Segundo Royler Gracie, seu pai sofreu com uma pneumonia nos últimos dias e não suportou. O enterro aconteceu, às 17 horas, em Petrópolis. Fique ligado na TATAME, traremos mais notícias assim que disponível.
Fonte TATAME

terça-feira, janeiro 27, 2009

Piuhim vence nos EUA

O tradicional torneio NAGA na Flórida tem um novo campeão absoluto, disputando na categoria aberta para todas as faixas, Piuhim se sagrou campeão após vencer 3 lutas,mostrando a força de nossa escola, veja a foto.

Fonte site do General Fabio Gurgel

Marcelo Giudici luta na California em Maio

Depois de quatro anos longe dos ringues de MMA, Marcelo Giudice voltou em grande estilo. Encarando Munil Adriano no Max Fight 4, Giudice levou a melhor na decisão, vencendo o adversário 16 anos mais novo. Pronto para sua estréia internacional, Giudice mais uma vez terá um jovem adversário.

Dezessete anos mais novo, Shawn Bias, ex-campeão do Palace Fight Championship, será o adversário do brasileiro na noite. “O promotor do PFC confirmou que o Giudice terá mais uma luta esse ano nos Estados Unidos e no Japão. O Giudice enfrentará o Shawn Bias no dia 8 de maio em Fresno, na Califórnia. Ele está treinando seis vezes na semana, oito horas por dia”, contou João Pierini, que ajudou na negociação do contrato de Giudice com o evento.
Fonte TATAME
"A luta vai rolar no dia 8 de maio e o adversário será o Shawn Bias." Nos informou o veterano do UFC, João Marcos Pierini, que ajudou no fechamento do combate e entrou em contato com a redação para nos informar.

Inscrições para o ADCC vão até sexta

As inscrições para o ADCC se encerram nessa sexta-feira (30). Atletas de renome como Luis Theodoro “Big Mac”, Bruno Bastos, Raoni Barcellos, Cristiano Titi, Bruno Frazatto, Rafael dos Anjos, Artur Cesar, Rodolfo Vieira, Daniel Moraes, Pé de Chumbo, Leopoldo Serão, Ricardo Arona e André Galvão estão confirmadíssimos.

Campeão da seletiva nacional do ADCC em 2007, 3° colocado no último ADCC em sua categoria (77 kg) e no absoluto, André Galvão lutará este ano no peso de cima. A escolha é baseada no momento da carreira que vive o atleta.. “Agora estou focado em lutar MMA, e como já vou competir em abril, nos EUA, não quero sacrificar meu corpo perdendo peso, pois estou
com 86 kg. Mas competir no Submission é bom para não perder o chão; é um dos esportes mais difíceis, pois tenho que estar em dia com o Jiu-Jitsu, wrestling, parte física e estratégia. Inclusive, se não houver luta próxima, pretendo lutar o mundial sem quimono também”.

O time feminino também vai vir bem forte. Atletas como Bianca Andrade, Rosângela Conceição, Michele, Ana Maria “Índia” e Hannette Quadros também já estão confirmadas. Hannette tem 30 anos e é atualmente um dos nomes mais consagrados no Jiu Jitsu feminino: hexacampeã Mundial, tricampeã brasileira, bicampeã da Copa do Mundo e campeã Sul-Americana de Jiu-Jitsu, além de ter sido campeã no ADCC 2007 nas categorias médio e absoluto, o que já garante sua ida direto a disputa do campeonato em maio, em Nova Iorque. Hannette está focada em seus planos para 2009: “O futuro para mim não está muito longe, meu foco agora é continuar a preparação para o ADCC 2009 e o Mundial de Jiu-Jitsu, depois disso irei analisar as propostas que surgirem”, disse a campeã.

No dia do evento os ingressos vão estar sendo vendidos a 10 reais na porta do ginásio e o secretário geral do ADCC acredita que vai valer a pena conferir o evento, que vai rolar nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Rio de Janeiro, pois vai ser de alto nível: “As categorias 77kg e 88kg são as mais cheias e vamos ter um evento de altíssimo nível, acredito que a Seletiva vai pegar fogo o ADCC é uma salto para o mundo das lutas, é um evento que engrandece e qualifica qualquer atleta”, disse Wagner Gomes.

Fonte TATAME

Europeu cheio de faixas-pretas

Evento começa sexta-feira em Lisboa
Encerradas as inscrições para o Europeu de Jiu-Jitsu 2009, competição que acontece de sexta a domingo, em Lisboa, Portugal, o público que comparecer ao Complexo Desportivo do Casal Vistoso terá a oportunidade de conferir mais de 50 faixas-pretas em ação. Entre os mais graduados, destacam-se nomes conhecidos do cenário internacional. Só o peso pesado, por exemplo, alinhou lutadores do calibre de Bráulio Estima, Flávio Cachorrinho Almeida, Alexandre de Souza e Eduardo Telles, entre outras feras.

O GRACIEMAG.com compilou os faixas-pretas inscritos e traz abaixo a lista completa dos mais graduados a lutarem pelo ouro em Lisboa.

E fique ligado, a equipe do GRACIEMAG.com estará no Complexo Desportivo do Casal Vistoso para acompanhar tudo o que acontecer no Europeu de Jiu-Jitsu 2009.

Clique aqui para conferir.

Fonte GracieMAG

Arona e Paulão preparam CT em Niterói

Na edição de outubro da Revista TATAME, Ricardo Arona revelou os planos de abrir um centro de treinamento em Niterói, cidade onde mora, a 60km do Rio de Janeiro. Confirmado no ADCC 2009 (confira aqui), o lutador voltou à rotina intensa de treinamentos e a idéia inicial, de inaugurar a academia no começo do ano, foi adiada. “Esse projeto ainda está no início. Estou montando o CT junto com o Paulão (Filho) e acho que vamos terminar no final do semestre. Teremos aulas de Jiu-Jitsu, Wrestling, Submission, tudo que precisa para o MMA”, afirmou Arona, em conversa com a TATAME.

Fonte TATAME

Seletiva vale vaga no 1º Mundial Profissional

Está chegando a hora dos atletas do pano subirem nos tatames em busca de uma vaga no primeiro Mundial Profissional de Jiu-Jitsu, que acontecerá em maio em Abu Dhabi. A Seletiva Sul-Americana, que acontece nos dias 21 e 22 de março em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, abrirá as inscrições no dia 25 de fevereiro e promete boas premiações, como passagem, estadia e visto para o Mundial em todas as categorias da roxa/marrom/preta e no absoluto faixa branca/azul. Confira abaixo os detalhes da Seletiva e, para maiores informações, entre em contato pelo e-mail fernando@paradeda.com.br ou no telefone (51) 9293-7722 (id: 134*7773).

Data:
Dias 21 e 22 de Março de 2009.
Local:
Clube Sogipa – Porto Alegre – RS - Brasil
Faixas:
Branca, Azul, Roxa, Marrom e Preta
Somente Masculino
Categoria de Idade:
Somente Adulto
Pesos:
Branca e Azul:
- 63kg, -68kg, -73kg, -78kg, -83kg, -88kg, -93kg, - 98kg e +98kg
Obs: Somente 32 atletas por categoria de peso. Os primeiros 32 inscritos. Todos os pesos serão sem quimono. Será obrigatório o uso de sunga.
Somente os oito primeiros colocados de cada categoria de cada faixa (Branca e Azul), poderão lutar a categoria Absoluto: -73kg (peso sem quimono)
Somente os quatro primeiros colocados de cada categoria de cada faixa (Branca e Azul), poderão lutar a categoria Absoluto: + 73kg (peso sem kimono)

Roxa, Marrom e Preta:
-65kg, -75kg, -85kg, -95kg e +95kg
Serão 64 atletas para cada categoria (30 Faixas Pretas, 20 Faixas Marrom e 14 Faixas Roxas)
Inscrições:
Primeiro Lote (de 25 de Fevereiro a 05 de Março)
Valor – 100,00 reais
Segundo Lote (até 10 de março)
Valor – 120,00 reais
Obs. Nesse lote na Faixa Roxa, Marrom e Preta, não terá a quantidade de atletas por faixa. Se tiver vaga, qualquer atleta de Faixa Roxa, Marrom e Preta poderá se inscrever.
Premiações:
Medalhas para todos os 1°, 2° e os 3° colocados de cada categoria.
Branca:
Todos os campeões das categorias de Faixa Branca receberão um kimono de premiação.
Azul:
Todos os campeões das categorias de Faixa Azul, receberão um kimono de premiação + R$ 150,00.
Absoluto Branca/Azul -73kg:
Passagem, estadia e visto para o Mundial em Maio.
Absoluto Branca/Azul +-73kg:
Passagem, estadia e visto para o Mundial em Maio.
Roxa/Marrom/Preta:
Todas as categorias ganharão passagem, estadia e visto para o Mundial em Maio.

Informações:
www.abudhabipro.com.br
www.ipjjf.net
www.ipjjf.com.br
Fonte TATAME

Checkmat forte para o Europeu 2009

A equipe Checkmat está pronta para o campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que vai acontecer nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro em Lisboa, Portugal. São mais de 60 atletas unidos e treinando forte em busca de mais uma vitória para o time. Leozinho Vieira, líder da Checkmat, já embarcou para a preparação final da sua equipe e está confiante. “A galera está muito bem preparada, ninguém teve moleza nos treinos. A equipe está mais unida do que nunca e com certeza esse será nosso oitavo grande título”, disse o faixa-preta, entusiasmado.

A Checkmat cruza o oceano com sede de vitória. Peter Blackwell e Alan do Nascimento "Finfou" são presenças garantidas. Ari Farias, Anders Ödahl e Yuri Simões também confirmaram participação. Outro faixa-preta que também é só confiança é o Máster Cícero Rocha, que deixar Portugal com a bagagem mais cheia: “vim para ganhar tanto no peso, quanto no absoluto... Os títulos são meus esse ano”, garante Cícero.
Fonte TATAME

segunda-feira, janeiro 26, 2009

UFC 94, ao vivo, no Sportv

Canal por assinatura exibirá o evento de domingo
Uma boa notícia para quem gosta de MMA e que não é assinante do canal pay-per-view Premiere Combate. O Sportv, canal por assinatura da Globosat (Net/Sky), anunciou hoje que exibirá, ao vivo, o UFC 94. O evento, que terá o duelo entre os brasileiros Lyoto Machida e Thiago Silva como um dos principais do card, terá a transmissão iniciada à 1h da madrugada, de sábado, dia 31, para domingo.
Tradicional forma de exibição dos eventos do UFC no Brasil, o canal Premiere Combate exibirá o UFC 94 somente em reprise, a partir das 4h (horário de Brasília) do dia 1o de fevereiro.
Confira o card:
Georges St. Pierre x lightweight champ B.J. Penn (for welterweight title)
Lyoto Machida x Thiago Silva
Stephan Bonnar x Jon Jones
Karo Parisyan x Dong Hyun Kim
Nate Diaz x Clay Guida
PRELIMINARES
Jon Fitch x Akihiro Gono
Manny Gamburyan x Thiago Tavares
John Howard x Chris Wilson
Jake O'Brien x Christian Wellisch
Matt Arroyo x Dan Cramer
Fonte GracieMAG

CBJJ inicia 2009 com mudanças

A Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) já começou os trabalhos a todo vapor em 2009. Para começar, antes de dar inicio ao Europeu de Jiu-Jitsu, que acontece esta semana em Portugal, a Confederação divulgou as mudanças na forma de inscrição dos próximos campeonatos a serem realizados no Brasil. Para os atletas que possuem a carteira da CBJJ válida para o ano vigente, a inscrição pode ser feita através da internet, não sendo necessário o envio da ficha de inscrição pelo correio.

Para facilitar a vida de quem mora fora do estado do Rio de Janeiro, a CBJJ está fazendo uma promoção para os atletas que se filiarem até o dia 15 de abril. Confira abaixo os preços para a filiação e clique aqui para saber a documentação necessária.

Até 15 anos - R$15,00 - nova ou renovação;
A partir de 16 anos - R$30,00 - nova ou renovação;

1ª Via de Faixa Marrom - R$90,00 + Histórico de Faixas assinado por um professor diplomado pela CBJJ + Documentação necessária. (Sujeito à aprovação);
1ª via de Faixa Preta - R$120,00 + Histórico de Faixas assinado por um professor diplomado pela CBJJ + Documentação necessária.(Sujeito à aprovação).
Fonte TATAME

Soldados dos Emirados no Europeu de JJ

O objetivo é adquirir experiência de competição
Mesmo com as inscrições encerradas para o Europeu de Jiu-Jitsu, o GRACIEMAG.com segue ligado na repercussão dos nomes de destaque que irão estar presentes na competição, marcada para acontecer do dia 30 de janeiro a 1º de fevereiro no Pavilhão do Complexo Desportivo Casal Vistoso, em Lisboa, Portugal.
A novidade é que pela primeira vez na história do Europeu haverá 13 soldados do exército dos Emirados Árabes Unidos presentes na competição, sob o comando do faixa-preta Carlão Santos.
“Estamos levando 13 deles para lutar o Europeu. Eles são da segurança do sheik e das forças armadas especiais dos Emirados Árabes Unidos. Estão todos evoluindo bem, pois são faixas brancas e azuis. Estamos indo mais para pegar experiência, pois é a primeira vez que eles vão lutar fora, porque nosso foco é o Mundial Profissional aqui em Abu Dhabi, no dia 1o de maio”, disse Carlão.
Embora a maioria de seus atletas seja iniciante, o faixa-preta carioca relembra que por serem militares, todos são duros atletas. “Os caras são militares. E aí nós sabemos como é o regime deles né? A disciplina é grande. Esses 13 soldados só estão treinando Jiu-Jitsu. A missão deles agora é essa, 24 horas em função do Jiu-Jitsu, de manhã, de tarde e de noite. Preparação física, posição, treino forte, alimentação... o que precisar de vitaminas para eles, tem. Enfim, eles estão super empolgados”, afirmou Carlão, que contou ainda que os treinos com os soldados começaram desde outubro do ano passado.
Fonte GracieMAG

TREINO DAS 11:00

Ae galera agora o treino das 11:00 ta rolando todos os dias, de segunda a terça amanha (27.01.2009) ja tem, vamos comparecer!!!

domingo, janeiro 25, 2009

Fábio Gurgel dá mega-aula na Finlândia

Fábio Gurgel, general da academia Alliance, dispensa apresentações. Com mais de 70 títulos em campeonatos de Jiu-Jitsu e de formar mais de 50 campeões mundiais na faixa-preta, Gurgel hoje conta com mais de 55 filiais da equipe espalhadas pelo Brasil e exterior. Atualmente, o faixa-preta vem se dedicando a seminários em diversos países ao redor do mundo, como Finlândia, Alemanha, Suécia, Grécia, Itália, Estados Unidos, Venezuela, Peru e Equador.

Após ministrar um seminário em sua recente jornada a Turku, na Finlândia, Fábio deu uma mega-aula para 100 alunos: “após uma semana em Turku, hoje foi o ultimo dia de treinos comandados por mim por aqui, onde juntamos as turmas (avançados e iniciantes) e fizemos um aulão para cem alunos. Estou treinando e preparando a turma para o Europeu e ainda passo uma semana em Helsinque em nossa outra matriz, vamos ver no que vai dar”, conta Fábio, que dará uma passada em uma das 12 filiais da equipe no país.
Fonte TATAME

Um relaxado Telles no Europeu

Líder da Nine Nine esbanja bom humor ao falar da competição
O faixa-preta Eduardo Telles aproveitou a oportunidade e matou dois coelhos com uma cajadada só. Ao saber do Europeu de Jiu-Jitsu pegou a família em peso (o filho Jason, a filha Joana, a mãe, a irmã e seu três sobrinhos) e viajou para França. Telles está em Les Menuires, um ski resort, desde o dia 9 de janeiro. Nos tempos livres, o lutador paulista aproveita a paisagem e o clima favorável para esquiar.
“Fazia um tempão que estávamos planejando essa viagem”, disse Telles em entrevista por email ao GRACIEMAG.com.
Num estilo totalmente descontraído, o lutador paulista da Nine Nine confirmou sua participação no Europeu de Jiu-Jitsu, que vai de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, no Pavilhão do Complexo Desportivo Casal Vistoso, em Lisboa, Portugal.
“Aproveitei para lutar o Europeu, que nunca havia lutado, e comer uns bacalhaus”, disse em tom de brincadeira sobre sua decisão de competir no campeonato. “Pretendo ganhar o peso pesado e também fazer uma forcinha no absoluto é claro. A viagem é longa e não quero desperdiçar”.
A parte física, Telles deixou por conta de outra grande paixão. “Minha preparação está sendo muito snowboard. Jiu-Jitsu já treino há 15 anos e às vezes é bom dar um tempinho para sentir saudades e voltar com tudo”, afirmou o faixa-preta, que em 2008 lutou o GP dos médios do Fury 7.
Quando perguntado sobre sua idade, Telles deu um bem-humorado puxão de orelhas no repórter . “O tempo não existe. Foi o homem que criou. Está me chamando de velho?”.
Fonte GracieMAG

sábado, janeiro 24, 2009

Português retorna ao Europeu

Faixa-preta luta entre os veteranos
Carlos Eduardo de Souza, o Português, confirmou essa semana ao GRACIEMAG.com sua participação no Europeu de Jiu-Jitsu, que vai acontecer do dia 30 de janeiro a 1º de fevereiro, no Pavilhão do Complexo Desportivo Casal Vistoso, em Lisboa, Portugal.
Assim como Marcio Pé de Pano, Português aproveitou o fato do Europeu de Jiu-Jitsu ser um dos primeiros campeonatos de peso do ano para voltar ao ritmo de competições. Ele, que já foi campeão da primeira edição do Europeu, em 2004, e bronze em 2006, entra na edição de 2009 recuperando-se de uma delicada cirurgia nos dois joelhos.
“Esse ano vou lutar de leve na Máster para voltar o ritmo de lutas e vou tentar a sorte no meio dos grandões no absoluto (risos). Estou há quase dois anos sem lutar forte. Em 2007 sofri três cirurgias nos dois joelhos com ruptura parcial em um e ruptura total no outro. Após me recuperar, voltei depois de nove meses”, disse Português, que depois da operação foi para Islândia dar aulas por cinco meses, depois rumou para Espanha, nas ilhas Canárias, onde está passou nove meses.
“Todos que vão lutar querem ser campeões, como eu também (risos). Mas já andei olhando alguns nomes e não vai ser moleza, não.Nem no adulto, nem no máster. Mas quero colocar mais um peso na mala: duas medalhas”, afirmou Português.
Para o lutador, o Campeonato Europeu ajuda muito a divulgar o trabalho dos atletas pela Europa. “Esses títulos no Europeu foram muito bom para divulgar meu trabalho e abrir as portas na aqui Europa, pois logo com a volta ao Brasil surgiram boas propostas de seminários. A organização está de parabéns pelo excelente trabalho. Um grande evento e com ótimo nível de atletas”, finalizou Português.
Fonte GracieMAG

Vella: “Meu foco é o Jiu-Jitsu em 2009"

Depois de passar por uma fase onde estava desacreditado, Gabriel Vella deixou a Gracie São Paulo e partiu para a Alliance, onde conseguiu dar a volta por cima. E 2008, Vella foi destaque em todas as competições que participou, conquistando o Brasileiro de Jiu-JItsu, o Paulista, o vice-campeonato mundial e o Capital Challenge, além do Mundial No Gi. Para 2009 os planos são muitos, começando pela seletiva brasileira do ADCC, que rola nos dias 6 e 7 de fevereiro no Rio de Janeiro. “Estou muito focado no sem quimono e treinando muito duro para a seletiva, mas é claro sem nunca abandonar o pano”.

Apesar da migração natural do Jiu-Jitsu para o MMA, Vella, que teve uma única experiência no MMA, onde acabou derrotado por Jorge Patino Macaco, garante que só lutará se a proposta for muito boa. “Eu não perco mais o meu foco, sou um lutador de Jiu-Jitsu e meus planos para 2009 vão girar em torno disso, com pano ou sem pano, minha prioridade vai ser sempre o Jiu-Jitsu. O MMA eu não descarto, mas realmente é um caso a parte... Para eu largar o pano, preciso realmente ter uma proposta irrecusável”, comentou Vella.

O lutador se demonstrou muito satisfeito com o seu momento atual no Jiu-Jitsu e com o crescimento do esporte como um todo, surgindo eventos de alto nível como o Capital Challenge, evento disputado na Jordânia e que distribuiu 125 mil dólares em premiacão. “Não sei se é o melhor momento da minha carreira, mas o momento é realmente muito bom, a experiência fez com que eu ficasse mais critico e atualmente eu desenvolvo um treino mais especifico. O Campeonato da Jordânia foi um sonho alcançado... os organizadores não chegaram para fazer um só, eles são sérios e estão realmente interessados em investir no esporte”, concluiu.
Fonte TATAME

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Cobrinha dará seminário em NY

Dominando o peso pena em todos os campeonatos que disputou desde 2006, Rubens Charles Cobrinha fechou o ano de 2008 com um aproveitamento perfeito. E já começa o ano a todo vapor.

A Lótus Club NY receberá Cobrinha dia 21 de fevereiro que fará um seminário.

Quem estiver por lá não pode perder, em eleição realizada pelo site americano OnTheMat.com, Cobrinha foi apontado como o melhor atleta do Jiu-Jitsu em 2008.

Para maiores informações:

LOTUS CLUB NY

(718) 777-7377 (after 4pm) OR

bjjlotusnyc@gmail.com

Fonte KeikoSports

O trabalho não para, é a vez de Helsinki


Cheguei hoje em Helsinki e fui recepcionado pela minha turma aqui, lugar onde já me sinto em casa de tantas vezes que por aqui já estiveprimeira aula tinham 50 e são esperados mais 30 no final de semana que vem de outras filiais 8 atletas dessa filial nos representarão em Lisboa.
Ah! o treino aqui é otimo.
Fonte site do General Fabio Gurgel

Rodolfo busca bi absoluto na marrom


Menos de um mês depois de pegar a faixa marrom, o atleta Rodolfo Vieira (GFTeam) conquistava o titulo do absoluto no Mundial de 2008, realizado em Long Beach, nos Estados Unidos. O lutador confessa que viajou meio desacreditado: “O Julio me deu a faixa marrom, não passou nem um mês eu fui lutar o Mundial lá fora, nem eu acreditava em mim, mas fui lá e ganhei, bati todo mundo graças a Deus”, contou empolgado Rodolfo que venceu na final, o campeão brasileiro peso e absoluto, Antônio Peinado (Alliance), o Batista, ao finalizando-o com uma chave de pé.

Após essa brilhante conquista em 2008, o atleta espera manter o mesmo nível para o ano de 2009. Entre os planos de Rodolfo está o ADCC. O lutador vem treinado diariamente sem quimono e pretende continuar sua rotina de treinamentos até o dia da seletiva nacional, que acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro no Rio de Janeiro. “Estou treinando forte para o ADCC, treinando só sem quimono até o dia da luta. O problema vai ser perder peso, porque eu estou com 95kg e tem que cair para 88kg, vai ser brabo”, comentou o faixa-marrom, que para as competições de Jiu-Jitsu deste ano pretende lutar na categoria pesado e disputar todos os absolutos.

Perguntado se, com a criação da GFTeam (Grappling Fight Team), pretende lutar MMA este ano, Rodolfo acredita que primeiro tem que fazer o nome no Jiu-Jitsu: “Mundial eu vou de pesado, vou lutar tudo de pesado e absoluto.. Vou disputar o segundo titulo na marrom ou de preta, se o mestre me der a preta... Todo lutador de Jiu-Jitsu tem isso. Fazer o nome primeiro no Jiu-Jitsu para depois, quando estiver na faixa preta, entrar no Vale-Tudo e comigo não vai ser diferente”, finalizou.

Fonte TATAME

Leonardo Santos

Aos poucos Leonardo Santos vem mostrando nos ringues todo o talento que o consagrou como o número um dos leves nos tatames. Depois de fazer a sua estréia contra Takanori Gomi em 2002 e sair derrotado em luta duríssima, Leo Santos só foi fazer a sua segunda luta em 2006, onde conquistou uma vitória e uma derrota. Em 2007, Leo fez apenas uma luta na MTL, mas em 2008 caiu de cabeça no MMA, fazendo três lutas e conquistando duas finalizações e um belo nocaute. Para 2009, os planos do faixa-preta da Nova União continuam no MMA e após a primeira vitória, no Shooto Brasil 10, Leo concedeu uma entrevista exclusiva que você pode conferir abaixo.

Como você avalia essa sua primeira luta em 2009?

Foi a melhor coisa que eu fiz, porque eu já vinha na sequência de lutas e agora eu vou viajar para dar seminários e e não queria sair daqui sem antes fazer uma luta. Para mim foi ótimo, peguei um muleque duro, bastante guerrreiro e em nenhum momento ele desvalorizou a luta. Ele veio pra cima com toda disposição e consegui controlar na hora certa de botar ele pra baixo e finalizar.

Qual é a sua meta para esse ano?

Eu não fico vendo quantas lutas eu vou fazer… O que aparecer e eu estiver bem treinado eu luto, a minha idéia é lutar lá fora, essa é a minha meta. Estou fazendo essas lutas para pegar experiência, ritmo de luta, mas meu grande foco é lá fora.

No Shooto 9 você surpreendeu com um nocaute e neste evento você finalizou, como havia prometido antes...

A idéia é sempre essa… Eu nunca vou chegar e falar pra você que eu vou nocautear, não é a minha praia, eu estou trocando e me aperfeçoando, o dia que a mão ou o chute entrar bem dado e o cara cair beleza, mas minha idéia é sempre finalizar e na hora que ele me deu a oportunidade eu mostrei isso.

Em 2005, você lutou o ADCC e deu um show a parte. Pretende lutar no evento deste ano?

Se os organizadores lembrarem do meu nome e me convidarem para lutar, vai ser ótimo, porque durante a seletiva eu não vou estar aqui. Eu só volto no final de março, infelizmente eu já tinha esse compromisso no Canadá e a seletiva caiu nesses dias, mas é lógico que eu quero lutar, Abu Dhabi é um evento sempre bom de se lutar, é um evento grande e eu quero estar lá, pois lá estão os melhores e eu acho que eu mereço estar lá pelo que eu fiz pelo Jiu-Jitsu e pelo Submission.

O Jiu-Jitsu é a sua grande paixão e você só migrou para o MMA por causa remuneração, mas agora no fim do ano tiveram dois eventon no Oriente Médio valendo um bom dinheiro. Para disputar um campeonato desse nível você colocaria o quimono novamente?

Isso é o que a gente sempre tentou fazer. Na época que saimos da CBJJ e criamos a CBJJO, a idéia era valorizar o atleta pra não precisarmos sair para o Vale-Tudo e fazer o Jiu-Jitsu crescer, só que o pessoal não entende. Quer continuar lutando campeonato pra ganhar medalha, isso não é justo, a gente dá show, a gente treina, gasta dinheiro. Antigamente, a maioria dos ídolos da época em que a gente lutava, deixou o Jiu-Jitsu e foi para o Vale-Tudo, todos os campeões estão no MMA. Mas, graças a Deus, a nova geração está aproveitando isso, graças aos xeques que estão botando dinheiro. Fico muito feliz e tenho vontade de voltar, mas hoje em dia eu estou muito focado no MMA. Posso um dia, se tiver uma proposta muito boa, voltar a lutar, mas é complicado. Acho muito bom que a galera que está chegando agora tá curtindo isso, pois eu batalhei muito pra isso, eu cheguei a sair da CBJJ para lutar na CBJJO para o pessoal respeitar e banca. Agora que os caras lá fora estão metendo as caras, que o pessoal vai valorizar, infelizmente...
Fonte TATAME